terça-feira, 30 de junho de 2009

COPA BANCÁRIA 2009, SAI O ÚLTIMO SEMIFINALISTA

Neste sábado na Sede Campestre dos bancários em Jacarepaguá, na parte da manhã, saí o último classificado para as semifinais da Copa Bancária 2009. A disputa será entre os time do Unibanco Uniamigos e o Real União. Já estão classificados os times do Itaú Amigos, Real Operário e Caixa Unidos. Quem será o Campeão?

domingo, 28 de junho de 2009

AS RELAÇÕES ENTRE AERCIO NEVES, A TV GLOBO E O ESTADO DE MINAS

Vejam este vídeo (duração de apenas 8 minutos), que demonstra claramente como os tucanos querem governar o Brasil e como funciona os interesses dos empresários dos meios de comunicação. A matéria fala sobre as relações do governo de Minas Gerais, do Aércio Neves, com a TV Globo e o Jornal Estado de Minas. A liberdade de imprensa para eles é assim, só divulgar o que é de interesse deles e não da população. O Filme produzido para a Current TV e exibido nos EUA e Inglaterra"

CADÊ O MONTENEGRO, O ÚNICO CULPADO

Estava como sempre no Engenhão, vendo o Botafogo ser goleado pelo fraco time do Goiás por 4 X 1, este time precisa urgente de reforços ou iremos amargar a segundona em 2010. O time é fraco, sem defesa, meio campo e ataque, é um bando. Acho sinceramente que o Ney Franco é o menos culpado da atual situação, o banco de reservas é simplesmente, RIDÍCULO!

O maior culpado desapareceu, Carlos Augusto Montenegro, aquele que armou tudo no processo eleitoral, apenas para resolver as suas vaidades e derrotar o MCR e o Bebeto de Freitas. Cadê o Arnaldo, o Paulo Serra e o Eduardo Rosalvo "Tio Dudu", que ajudaram na armação e na vingança do presidente do IBOPE. O Botafogo fica onde?

Esta diretoria vai jogar o Botafogo no buraco, é tragédia anunciada. Já tem gente pulando fora do barco e o Montenegro sumiu. Hoje o Dentista se apoia no Claudio Good e no Andre Silva. A "estratégia" do Montenegro é deixar o Botafogo no fundo do poço e aparecer como salvador da pátria. O Maurício Assumpção (não é meu parente), não tem a menor condição de dirigir um clube com a envergadura do Glorioso Botafogo de FR. Não é nada pessoal com o Dentista.

Carlos Eduardo, Mauro Ney e Rolim, dão hoje as cartas no clube, os mesmo que jogaram o Botafogo na segunda divisão. Coitado do meu Glorioso!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

NOTA DE APOIO DO PT AO MINISTRO CARLOS MINC

O bom combate por um modo de produção sustentável da agricultura brasileira, em que o incremento da nossa produção de alimentos não se faça ao arrepio da preservação de nossos rios, mares e florestas, deu um grande passo com a aliança que esta sendo construída entre o movimento ambientalista e o movimento de agricultores familiares.

Como afirmou em nota de apoio ao ministro Calos Minc, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetraf-CUT), os “agricultores familiares não aceitam ser usados como pretexto para latifundiários e empresas rurais defenderem os interesses em expandir suas fronteiras agropecuárias no Cerrado e na Amazônia.”

Algumas lideranças, anacrônicas e imediatistas, do agronegócio parecem ter decidido enfrentar da forma mais irresponsável suas necessidades de expansão das áreas cultivadas através do abandono das áreas degradadas, ignorando as potencialidades econômicas do patrimônio florestal brasileiro e, pior, dispondo toda sua artilharia contra o código ambiental e o código florestal brasileiro. Esta guerra aberta contra todo nosso patrimônio ambiental não encontra eco nem junto a totalidade dos grandes e médios produtores nem junto aos agricultores familiares. Lideranças representativas do segmento de produção do etanol, por exemplo, já compreendem que seu futuro global depende da implantação de condições de trabalho decente e sua expansão não pode ser feita à custa da destruição do Pantanal, do Cerrado, da Amazônia. Se o fizeram, perderão os produtores, o Brasil e o Planeta.

O Partido dos Trabalhadores convoca, portanto, sua militância para cerrar fileiras junto ao nosso governo, bem representado nessa questão pelo ministro Minc, e junto à Contag, Fetraf e CUT e ao movimento ambientalista, contra os ataques que ele vem recebendo de lideranças retrogradas e inflexíveis dos produtores rurais. Devemos fortalecer aquelas lideranças que apostam no diálogo entre os brasileiros da cidade e do campo, sempre em favor de nossa agricultura e de nosso patrimônio ambiental.

Pelo desenvolvimento sustentável e por um Brasil mais igualitário.

Diretório Nacional
Partido dos Trabalhadores
19 de junho de 2009

quinta-feira, 25 de junho de 2009

LANÇADA A CAMISA COMEMORATIVA DO CAMPEONATO CARIOCA 1989

O Botafogo colocou à venda a camisa comemorativa do campeonato Carioca de 1989, onde o foi CAMPEÃO INVICTO na final contra o Flamengo, gol do Maurício, 1 X 0. Terminamos a longa espera em cima "deles", que sempre foram nossos fregueses. Foi muito gostosa esta vitória. Este sim é o Botafogo ganhador, que honra a sua gloriosa história.

terça-feira, 23 de junho de 2009

SITE DO NILTON SANTOS

Botafoguenses lançaram o site do maior lateral esquerdo do futebol mundial de todos os tempos, NILTON SANTOS. O site foi muito bem construído e fala da história do Nilton Santos, com fotos históricas, fã clube, loja do Nilton Santos e em breve será lançada a "Turma do Niltinho", mais uma atração do site.

Uma justa homenagem ao jogador que ficou conhecido como a ENCICLOPÉDIA DO FUTEBOL.
http://www.niltonsantos.com.br - Para conhecer o site basta apenas clicar no título desta matéria.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

BANCÁRIO É ELEITO PRESIDENTE DA CUT-RIO

Neste final de semana na sede do SINTTEL, em Miguel Pereira, aconteceu o XIII Congresso Estadual da CUT/RJ, onde foi debatido diversos temas e teses sobre a conjuntura nacional, estadual e municipal, além de eleger a nova direção da Central.

Darby Iguayra, bancário do Bradesco e diretor do Sindicato dos Bancários do município do Rio de Janeiro, foi eleito presidente da CUT. Além do Darby, mais 4 bancários foram eleitos, são eles: Marcelo do Banco do Brasil, Rosana do Unibanco, Marlene do Banco Mercantil do Brasil e Marcelo da Caixa Econômica Federal.

O Congresso foi um sucesso e bem participativo. É o reflexo da boa gestão da Neuza como presidente. Parabéns a todos pela organização e agora vamos rumo ao X CONCUT.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

NILTON SANTOS CONHECE A SUA ESTÁTUA

Nilton Santos, o maior lateral de todos os tempos do futebol mundial, conheceu a sua estátua que será colocada no Engenhão, estádio do Botafogo.

Grande homenagem e que só vai valorizar o mais bonito e moderno estádio do Brasil. Ninguém mais que o nosso maior ídolo, merece esta homenagem, admiração da torcida com o Nilton Santos superou gerações. Hoje ele é idolatrado por milhares de jovens que sequer viram ele em campo.

VALEU NILTON SANTOS! VALEU BOTAFOGO!

CONGRESSO DA CUT/RJ NESTE FINAL DE SEMANA

A Central Única dos Trabalhadores - CUT do Rio de Janeiro, realiza o seu Congresso Estadual em Miguel Perreira, na sede do SINTTEL. Este Congresso além de debater as propostas da base do estado para serem levadas ao CONCUT ( Congresso Nacional da CUT) em São Paulo, irá eleger a nova direção.

Estaremos lá!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

PERDIDOS ÀS QUINTAS

Hoje tem futebol do melhor grupo do aterro, o Perdidos às Quintas, que este ano completa 10 anos de muito futebol, amizade e cerveja.

terça-feira, 16 de junho de 2009

PSDB: DESESPERO TOTAL

Com popularidade do governo e do LULA, com a subida a cada pesquisa da Dilma, a oposição entra cada vez mais em desespero. O PSDB e o DEM, não tem mais o que falar contra o LULA e seu governo. É só assistir o rídiculo programa de tv dos tucanos. TOSCO É A PALAVRA CORRETA.

domingo, 14 de junho de 2009

TUDO QUE ESTÁ RUIM, PODE PIORAR

Hoje, dia 14 de junho, o Flamengo tomou um sacode do Coritiba no Couto Pereira. O Cuca mesmo assim resistiu e não caiu.
O Coritiba fez 1 x 0 com gol contra, mas...Tudo que está ruim, pode piorar.
O Coritiba fez 2 x 0 com gol que não foi contra, mas...Tudo que está ruim pode piorar.
Logo no início do segundo tempo, o Coritiba fez 3 x 0, mas...a esperança é a última que morre, se o Sport pode fazer 4 gols em oito minutos, o Flamengo também pode. Tudo que está ruim, pode piorar.
Minutos depois o Coxa Branca - como é chamado o Coritiba - fez 4 x 0, mas...Tudo que está ruim, pode piorar.
Ainda não acabou...o Coritiba fez 5 x 0, agora mesmo se o Flamengo fizesse 4 gols em oito minutos não daria.
Esqueceram que o Sport fez 4 gols rapidinho, mas foi na defesa do próprio Flamengo.
O assassino do Ailton, o que é aquilo? Pisou no Nilmar do Internacional e agora repetiu no atacante do Coritiba. Será que o tribunal vai novamente absorver o "atleta"?
É,ééééééé...TUDO QUE ESTÁ RUIM, PODE PIORAR!

sábado, 13 de junho de 2009

BOTAFOGO JOGA BEM E VENCE O SANTOS

O Botafogo voltou a jogar bem, só que desta vez conseguiu no final do jogo fazer os gols, o que não aconteceu contra o Fluminense. Precisamos urgente de mais uns dois atacantes para reproduzir em gols as oportunidades. Mas valeu pela vontade do time. FORÇA FOGÃO! BOTAFOGO 2 X 0 SANTOS

PRECISANDO DE UM TROCADINHO?

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 23 milhões. Acho que resolve alguns de seus problemas.

FORÇA FOGÃO!

Hoje tem mais um desafio do nosso querido Botafogo FR, no estádio mais bonito e moderno do Brasil, para desespero e inveja as demais torcidas dos timinhos no Rio. Hoje vamos ganhar do Peixe.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

quinta-feira, 11 de junho de 2009

LULA É O CARA!

O Copom (Comitê de Política Monetária) reduziu a taxa básica de juros para 9,25%, o menor da história, o Brasil nunca trabalhou com uma Taxa Selic abaixo de 10%. Esse Governo do Presidente Lula é porreta mesmo!

No Governo Fernando Henrique Cardoso tivemos a taxa de juros (Selic) de quase 40%, remunerando o sistema financeiro de forma a inviabilizar o setor produtivo. No governo Lula o setor produtivo, aquele que gera emprego e renda, nunca recebeu tantos incentivos. Os tucanos e as elites estão desesperados e sem saidas para fazer oposição ao melhor governo da história do Brasil, aqueles mesmos que diziam que consumo e renda nas mãos dos trabalhadores eram inflacionários.

LULA É O CARA!

COPA 2010 - ARGENTINA CORRE PERIGO

Depois da derrota de ontem para o Equador por 2 X 0, a Argentina comandada por Moradona, corre sérios riscos de ficar fora da Copa do Mundo 2010. Faltando 4 rodadas para terminar as eliminatórias sul americanas, o Brasil (depois da vitória de 2 X 1 sobre o Paraguai) lidera com 27 pontos, seguido do Chile (ganhou da Bolívia por 4 X 0)com 26 pontos e do Paraguai com 24. Argentina aparece em quarto com 22 pontos e seguido de perto pelo Equador com 20 e Uruguai com 18. Colômbia e Venezuela tem 17 pontos e já eliminadas a Bolívia com 12 e o Peru com apenas 7 pontos ganhos.

Os quatros primeiros colocados se classificam para a Copa e o quinto colocado vai disputar a vaga contra o quarto colocado da Concacaf.

Na próxima rodada teremos Argentina X Brasil em Buenos Aires. Podemos afundar os nossos hermanos...Grande oportunidade que não podemos perder. Rivalidade só no futebol, tenho o maior respeito pelo povo argentino. o Chile enfrenta a surpreendente Venezuela, que ainda briga pela vaga. O Eliminado Peru joga contra o Uruguai. O Paraguai enfrenta em casa a Bolívia e a Colômbia joga contra o Equador, este jogo pode complicar de vez a vida dos argentinos.

Teremos muitas emoções...

terça-feira, 9 de junho de 2009

ENEM 2009

O tema da redação do Enem desse ano foi Aquecimento Global, e como acontece todo ano, não faltaram preciosidades, mas EM 2009 exageraram. A qualidade do nosso ensino precisa melhorar em muito, as preciosidades abaixo comprovam. Acho o ENEN uma iniciativa muito boa, mas não poderia deixar de colocar estas preciosidades no nosso Blog.

Respire fundo e tente não... Ha! Ha! Ha!


1) “o problema da Amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta.” (percussão e estalos. Vai ficar animado o negócio)

2) “A amazônia é explorada de forma piedosa.” (boa)

3) “Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar o planeta.”(tamo junto nessa, companheiro. Mais juntos, impossível)

4) “A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu.” (e na velocidade 5!)

5) “Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta.” (pra deixar bem claro o tamanho da destruição)

6) “O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação.” (pleonasmo é a lei)

7) “Espero que o desmatamento seja instinto.” (selvagem)

8) “A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo.” (o verdadeiro milagre da vida)

9) “A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta.” (também fiquei emocionado com essa)

10) “Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis.” (todo mundo na vida tem que ter um filho, escrever um livro, e realizar uma árvore renovável)

11) “Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas.” (esqueceu que também ficam sem o home theater e os dvd’s da coleção do Chaves)

12) “Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna.” (amém)

13) “Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza.” (e as renováveis?)

14) “A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica.” (deve ser culpa da morte ecológica)

15) “A amazônia tem valor ambiental ilastimável.” (ignorem, por favor)

16) “Explorar sem atingir árvores sedentárias.” (peguem só as que estiverem fazendo caminhadas e flexões)

17) “Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia.” (o quê?)

18) “Paremos e reflitemos.” (beleza)

19) “A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas.” (onde está o Guarda Belo nessas horas?)

20) “Retirada claudestina de árvores.” (????)

21) “Temos que criar leis legais contra isso.” (bacana)

22) “A camada de ozonel.” (Chris O’Zonnell?)

23) “a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor.” (a solução é colocar lá o pessoal da Zorra Total pra cortar árvores)

24) “A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas, sem coração.” (para fabricar o papel que ele fica escrevendo asneiras)

25) “A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável.” (campeão da categoria “maior enchedor de lingüiça”)

26) “Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação.” (NÃO!)

27) “Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises.” (gênio da matemática)

28) “A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes.” (red bull neles - dizem as árvores)

29) “O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório.” (ótima)

30) “O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando.” (subindo!)

31) “Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc.” (deve ser a globalização)

32) “Convivemos com a merchendagem e a politicagem.” (gzus)

33) “Na cama dos deputados foram votadas muitas leis.” (imaginem as que foram votadas no banheiro deles)

34) “Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia.” (oh god)

35) “O que vamos deixar para nossos antecedentes?” (dicionários)

segunda-feira, 8 de junho de 2009

ATO EM DEFESA DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL FOI UM SUCESSO

Aconteceu hoje - dia 09 de junho - nas escadarias da ALERJ, o ato em Defesa da Legislação Ambiental e contra o Desmatamento. Foi bastante representativo, com a presença de diversas organizações ambientais, Sindicato dos Bancários Rio, CUT/RJ e CUT Nacional entre outras. Mas a principal participação foi do Ministro do Meio Ambiente, Carlos MINC, que em seu discurso bateu naqueles que querem destruir a Legislação Ambiental e manter os grandes latifúndios no Brasil.

Temos certeza, que os ataques que o Ministro Carlos Minc vem sofrendo por parte dos ruralistas no Congresso Nacional é a maior prova que ganhamos as eleições em 2003 e 2006 com o LULA, mas não ganhamos o poder deste país, que continua nas mãos dos grandes latifundiários, dos grandes empresários da comunicação e dos banqueiros. Nesta "queda de braço", de um lado está quem quer um novo modelo de sociedade, com reforma agrária, incentivo aos pequenos agricultores, desenvolvimento sustentável e do outro lado estão aqueles que proporcionaram com a sua ganância durante décadas, uma das maiores concentrações de renda do mundo, os grandes latifúndios, aqueles que desmatam e destroem o planeta para as futuras gerações, na busca do lucro a qualquer preço. É o chamado capitalismo selvagem.

Portanto, um ataque ao Ministro Carlos Minc, é um ataque a todos que querem um novo modelo de sociedade, justa, fraterna, igualitária e com igualdade de oportunidade.

TRAGÉDIA ANUNCIADA NO BOTAFOGO

Como sempre, fui ontem ao jogo no Maracanã assitir o Botafogo ser derrotado por 1 X 0no final do jogo, pelo mediocre time do Fluminense e sai do estádio muito preocupado com a situação e com a qualidade do time do Botafogo neste brasileiro. Todos estão vendo que o elenco é fraco e que precisa urgente de reforços.

Faltam laterais, o Alessandro é uma piada, não acerta um cruzamento e erra milhares de passes durante uma partida e o Thiaguinho é bom para compor elenco. No meio falta mais um jogador que pense e possa dividir a responsabilidade com o Lúcio Flávio na criação das jogadas. O Fahel é outro jogador para compor elenco. Na frente precisamos urgente de mais um atacante para fazer sombra a dupla Victor Simões e Reinaldo, o Tony é uma piada.

Resumindo, precisamos urgente de contratar meio time (5 bons jogadores), para evitar a tragédia anunciada. Com este time, vamos amargar um brasileiro de sofrimentos e uma segunda divisão em 2010, que seria um retrocesso no crescimento do clube.

Vamos acordar!

domingo, 7 de junho de 2009

TORCIDA DO BOTAFOGO É A MAIS ÉTICA

Na pesquisa publicada hoje (dia 07/06) no O Globo, algumas perguntas sobre o tema "ÉTICA". Veja abaixo as perguntas e as respostas:

"O MUNDO É DOS ESPERTOS" Quem mais concordou com a frase foram os Vascaínos com 47%, depois empatados em 40% os Flamenguistas e Tricolores, os Botafoguense só 33% concordaram.

"EU ME PREOCUPO PRIMEIRO COMIGO DEPOIS COM OS OUTROS" Flamenguistas e Vascaínos foram o que mais concordaram com 40% cada, os Tricolores com 35% e os Botafoguenses com 34%.

"AS PESSOAS DEVERIAM AJUDAR MAIS A RESOLVER OS PROBLEMAS SOCIAIS" Os Botafoguenses foram que mais responderam com 93%, os Tricolores e Vascaínos 84% concordaram e os Flamenguistas 83%.

Realmente eu não poderia torcer para outro clube!

PESQUISA COMPROVA CRESCIMENTO DA TORCIDA DO BOTAFOGO

Uma pesquisa de opinião comandada pelo Ibope e a agência Binder, feita ano passado na região metropolitana do Rio com 3,6 mil etrevistados, demonstrou o crescimento da torcida do Fogão nos últimos anos. A nossa torcida praticamente empatou em percentual de torcedores com o Fluminense - Botafogo com 12% contra 13% daquele time. Pesquisas anteriores mostravam uma distância maior, entre dois e três pontos percentuais, em nosso estado; outras pesquisas atestam que em nível nacional estamos à frente do Fluminense.

Um número muito interessante. é que o clube com maior percentual de pessoas na sua torcida entra as classes com menor poder aquisitivo (E e D) é o Botafogo, com 24% de seus torcedores pertencentes àquelas classes sociais. Ganhamos até do Flamengo, que tem 20% de seus torcedores ali; e goleamos os tricolores nesse quesito (7%).

O Botafogo tem quase metade de seus torcedores (44%) localizados nas classes médias (classes sociais C 1 e C 2).

Trinta e dois por cento de nossos torcedores são das classes mais favorecidas (A e B); nesse sentido, o Botafogo é o clube, junto com o Flamengo, mais equilibrado entre as classes (sem grandes alterações percentuais); Fluminense mal tem torcida entre os menos favorecidos e o Vasco, desmentindo um perfil mais popular, tem mais de 60% de seus torcedores entre a classe média e alta - 36% da torcida vascaína são da classe AB (os mais ricos), só perdendo para os tricolores, que têm absurdos 46%.

Em relação à faixa etária, estamos em terceiro lugar naquela mais jovem (12 a 24 anos) e que mostra a renovação de torcedores, com 20% de nossa torcida localizadas ali; Fluminense tem 19%; Vasco e Flamengo estão empatados com 27%. O Fluminense tem a torcida mais "envelhecida" do Rio (55 a 64), com 25% de seus torcedores. Os demais estão praticamente empatados: Botafogo 18%, Flamengo 16% e Vasco 17%.

A faixa dos 24 anos até 54 anos é a que congrega a maioria dos torcedores em todos os times. O Botafogo tem 63% de seus torcedores ali (Fluminense 57%; Flamengo 58%; Vasco 56%).

Os pesquisadores também fizeram perguntas no campo ético e os botafoguenses comprovaram ser os campeões nesse quesito. Os vascaínos, ao contrário, são os mais "malandros" - 47% concordaram, por exemplo, que "o mundo é dos espertos".

Dessa forma, a torcida do Botafogo tem um perfil equilibrado em quase todos os quesitos. O que se tratando de pesquisa de opinião é uma excelente característica.

Fonte: movimentocarlitorocha.blogspot.com e Jornal O Globo

HOJE TEM MARACANÃ COM O FOGÃO

Hoje vamos deixar a crise para o tricolor das Laranjeiras, vamos passar por cima deles e estarei lá como sempre apoiando o nosso Glorioso.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

OUTRA VERSÃO SOBRE O CONFRONTO ENTRE VASCAÍNOS E CORINTHIANOS

Confira na íntegra o relato da jornalista Leonor Macedo sobre a sucessão de ocorrências entre torcidas de Corinthians e Vasco, que resultou na morte de um torcedor, durante a partida das duas equipes pela Copa do Brasil. Este texto abaixo reflete exclusivamente a posição da autora e está sendo reproduzido com a autorização da mesma.

O papel de cada um

Quando o William (jogador do Corinthians) foi incendiado por faíscas de sinalizadores e papéis picados, resultado de uma equação bem simples e capaz de ser prevista até por uma criança ainda bem pequenina, boa parte da imprensa sorriu. Achou curioso - para não dizer engraçado - que diante de um Pacaembu lotado, o capitão do time campeão paulista de 2009 pegasse fogo ao lado do Ministro dos Esportes Orlando Silva, do Secretário de Esportes da Cidade de São Paulo Walter Feldman e do presidente do Corinthians Andrés Sanchez. E, mais uma vez, limitou-se a resumir o fato somente em manchete e noticiou-o em duas linhas como se fosse um acidente casual.

Ao atear fogo no ônibus da torcida do Vasco, os torcedores corinthianos conseguiram uma atenção pouco maior por parte dos jornalistas. Digo pouco porque, apesar de ter sido massacrada com notícias sobre o fato em todos os veículos de comunicação, nenhum jornalista buscou, novamente, saber o que aconteceu na noite de ontem.

Li um promotor discursar sobre uma possível emboscada de corinthianos, associados aos Gaviões da Fiel e pertencentes ao movimento da Rua São Jorge, preparados para pegarem a torcida do Vasco na Ponte das Bandeiras. Ouvi a polícia dizer que nos quatro carros que acompanhavam o ônibus das pessoas da Rua São Jorge havia barras de ferro e uma espingarda de calibre 12. Vi a Ana Maria Braga gritar com um papagaio falante ao seu lado que "aquilo não era torcedor, mas um bando de marginal e vagabundo".

E precisei de três ou quatro telefonemas para tentar ouvir quem nunca é ouvido. Alguém que, infelizmente, é sempre um de nós.

Quando o Mandioca me procurou na arquibancada no intervalo do jogo e me disse que havia ocorrido um confronto entre torcedores da Rua São Jorge e torcedores do Vasco, eu busquei com os olhos algum amigo integrante do movimento. Achei e perguntei se ele tinha alguma informação.

- Estou esperando alguém me dar notícias, mas há bastante gente ferida porque o negócio foi feio. Parece que houve um tiroteio.

Vi as lideranças das torcidas conversando próximas ao alambrado até o intervalo do segundo tempo. Senti um clima tenso, pesado, frio, preocupado e preocupante. Mais do que já estava naquela noite gelada de outono, de uma semifinal vencida por 0 a 0 em uma partida mal disputada.

Ao sair, esmagada por uma multidão desorganizada, peguei uma carona com um amigo. Ligamos o rádio e ouvimos que havia um ônibus da torcida do Vasco incendiado do lado de fora do Pacaembu em represália à morte de um torcedor corinthiano na Marginal Tietê.

Cheguei a minha casa e as primeiras informações já estavam na internet: emboscada, briga, tiro, espancamento, fogo, ônibus, nada. Liguei para dois ou três amigos que provavelmente estariam no ônibus de corinthianos da Marginal, já que eles são lideranças do Movimento Rua São Jorge e costumam sair do Corinthians em dia de jogo até o Pacaembu. Nada mais coerente. Nenhum atendia ao telefone. Dormi mal e preocupada.

Quando acordei, as notícias eram as mesmas. Exatamente nada apurado. Liguei o MSN e encontrei um amigo que havia visto ontem no estádio:

- Está sabendo de alguma informação?

- Sim. Saí do jogo e fui ao PS de Santana, para onde foram levados os torcedores feridos. O torcedor morto não foi reconhecido. Foi encontrado pelado, só de cueca, na Praça Campo de Bagatelle, sem nenhum documento e desfigurado.

- E o que aconteceu?

- Quinze ônibus do Vasco cruzaram com um do Corinthians na Marginal Tietê.

Difícil acreditar que torcedores de um ônibus do Corinthians fizessem emboscada para 15 ônibus com torcedores do Vasco. Nem toda a falta de bom senso do mundo atropelaria essa matemática.

Depois falei de novo com o Mandioca, que tinha conversado com o Sid, que tinha falado com o Gabriel, todos tentando encontrar alguma informação do que aconteceu, de algum amigo ferido, morto.

O Gabriel não tinha conseguido entrar no estádio porque um dos meninos que estava com o ingresso dele também estava no ônibus da Rua São Jorge, indo para o Pacaembu. Às 21h50, horário em que começaria o jogo, ele ligou para esse amigo:

- Pô, são 21h50. Cadê você com meu ingresso? O jogo está começando.

- A polícia parou a gente para uma revista aqui na frente do Clube Esperia. Acho que já já eu to aí. Peraí, mano, p***********! Peraí que os caras da Força Jovem estão correndo para cima da gente.

E desligou o telefone. O Gabriel não entendeu bem o que tinha acontecido e continuou na porta do estádio, na esperança de conseguir o seu ingresso e entrar para ver o jogo. Um tempo depois, apareceram de táxi algumas pessoas que estavam na briga para contar o que tinha acontecido. Pareciam zumbis, inchados, cortados, com os agasalhos encharcados de sangue.

- Quem conseguiu escapar está aqui. Quem não conseguiu, está preso ou foi parar no hospital - disse um deles para o Gabriel.

Depois li na internet o promotor declarando que a emboscada já estava armada há muito tempo. Que na quarta-feira de manhã ele já tinha recebido uma denúncia e que a torcida do Vasco tinha proposto deixar os ônibus nas sedes da TUP e da Mancha Verde, organizadas do Palmeiras e que são co-irmãs da Força Jovem, como eles gostam de dizer. Mas que a promotoria e a polícia não tinham aceitado porque, no trajeto a pé ao Pacaembu, haveria enfrentamento entre torcedores.

Ficou decidido que ao chegar a Guarulhos os ônibus da torcida do Vasco receberiam escolta policial até o Pacaembu, fazendo o caminho pela Marginal Tietê. Mesmo caminho que fazem os torcedores corinthianos lá da Zona Leste e que a polícia do estado saberia se tivesse alguma comunicação até mesmo por um walkie-talkie.

Foi neste trajeto que tudo aconteceu. E só quem estava lá saberia me dizer o que tinha rolado. Até que consegui falar com um dos amigos lideranças do movimento, hospitalizado.

- Como você está?

- Sem dente, cabeça cheia de ponto, com dor até para respirar. Talvez tenha que operar a mão e o braço.

- E o que aconteceu?

O que aconteceu foi que a Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) parou o ônibus dos torcedores do Corinthians para uma revista. E parou quatro carros de corinthianos que estavam junto. O ônibus dos torcedores corinthianos não tinha nenhuma escolta policial porque, segundo a promotoria, eles não são torcedores organizados com CNPJ. Mas são. Torcedores dos Gaviões da Fiel que se reúnem longe da sede. Só que em um Estado de Direito, onde existe uma constituição que alega que é dever desse Estado zelar pela segurança de seus cidadãos, qualquer pessoa física deveria ter garantida a sua integridade física. Não precisaria pertencer a nenhuma associação, agremiação, clube, empresa, fundação, OSCIP, ONG para conseguir chegar viva ao estádio de futebol. A qualquer lugar.

Com a proteção policial negada e sob ameaça de bater e apanhar, provavelmente a mesma que o promotor havia recebido na manhã de quarta, esse grupo de corinthianos resolveu fazer a própria segurança. Gentileza gera gentileza, estupidez gera estupidez.

Ao ver a Rocam parada em frente ao Clube Esperia, dando uma batida policial no grupo de corinthianos, outros 20 policiais da Rocam que trabalhavam na escolta da torcida do Vasco e que não foram avisados que por aquele caminho fatalmente as torcidas se encontrariam, resolveram parar os ônibus do Vasco a fim de evitar esse confronto. Mas pararam muito perto. Aos poucos, eles foram descendo, 800 deles.

Incontroláveis como toda massa enfurecida por uma rivalidade bestial, porém histórica, os vascaínos partiram para cima dos corinthianos. Carregando barras de ferro, armas, paus, rojões e outros objetos que serviram de arma e que não foram tomados pelos policiais da escolta em uma revista que não aconteceu. E massacraram os corinthianos. E mataram um deles atirando o corpo em uma praça que foi palco da comemoração do Campeonato Paulista de 2009, no mesmo dia que o William pegou fogo.

Eu que estava no estádio, soube disso no dia seguinte, mas não saberia se não tivesse ligado para meia dúzia de amigos e só esperasse a notícia que me dão. O que sei é que, naquela noite - e falo agora como se tivesse passado muito tempo porque será daquelas noites que carregarei para sempre - os 800 torcedores do Vasco que brigaram antes do jogo chegaram atrasados na partida, mas chegaram. Conseguiram entrar no estádio, assistir a partida do seu time que, mesmo perdendo, lutou até o final pela classificação. Mas o Clayton, que morreu nu e desfigurado em uma praça da Zona Norte de São Paulo, não vai conseguir chegar nunca mais.

Essa é a versão que não é publicada nos jornais, que não aparece na televisão, que não se ouve no rádio, mas que mesmo assim existe. Que é fruto de uma equação tão banal quanto àquela que fez o William pegar fogo na alegria de se comemorar um título. E que, nem por isso, é evitada.

Quem sofre a violência dentro e fora dos estádios sabe quais são os motivos que o levam a ela. Sabe que qualquer violência é fruto de algo muito maior: de uma nação deseducada, desorganizada e cada vez mais desumana; de um Estado omisso, corruptível, impune, burocrático; de uma polícia despreparada, mal paga, preconceituosa; de uma imprensa burra, preguiçosa e reacionária; de um futebol paternalista, aproveitador, interesseiro e explorador.

E sabe justamente o que fazer para combater a violência. Toda a promotoria, comissão de paz, clubes, polícia, torcedores, ministério, imprensa, todo mundo sabe qual é seu papel nessa história. Mas só o que se vê é a repetição dos mesmos erros. E a simplificação das soluções. Porque é muito mais fácil criar uma camisa e um ônibus à prova de fogo do que parar de atear fogo em jogador e matar torcedor, cidadão. Todos nós inflamamos o William. Todos nós matamos o Clayton.

ATO EM DEFESA DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DIA 08 NA ALERJ

A Legislação Ambiental Brasileira ouve o som dos tratores e motoserras dos ruralistas, que tentam na sua ganância por lucros, acabar com o verde e o planeta, e legalizar a grilagem de terras públicas na Amazônia.

A sociedade organizada, não vai permitir mais este ataque ao Meio Ambiente, por parte dos Ruralistas, que pouco se importam com o futuro do planeta e querem derrubar compromissos firmados para conter o aquecimento global. Aproveitam da força que tem no Congresso Nacional e tentam desmantelar totalmente as propostas que visam preservar as nossas florestas. Mais de 94% dos brasileiros disseram não ao desmatamento, os ruralistas querem, entre outras coisas, diminuir o percentual obrigatório de florestas em propriedades rurais e das faixas de preservação permanente que margeiam rios e nascentes.

Não vamos deixar o Ministério do Meio Ambiente isolado nesta luta!

Una-se a este movimento em defesa da vida!

Mobilize seus amigos e amigas para o ato em DEFESA DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E CONTRA O DESMATAMENTO!

LOCAL: Escadaria da ALERJ, PALÁCIO TIRADENTES. RUA PRIMEIRO DE MARÇO, S/N PRAÇA XV – RIO DE JANEIRO

DATA: 08/06/09, SEGUNDA-FEIRA

HORÁRIO: 10 HORAS

Rede de ONGs da Mata Atlântica -Instituto Terra –CONTAG -Sindicato dos Bancários RJ - ANAMMA – Associação Nacional de Órgãos de Meio Ambiente - CUT Nacional e RJ - Defensores da Terra - GAE / Grupo de Ação Ecológica - Fórum em Defesa das Rádios Comunitárias do Estado do Rio de Janeiro –UERJ -Associação Brasileira de Fotógrafos da Natureza - APEFERJ - Associação Profissional de Engenharia Florestal do Estado do Rio de Janeiro - FEBRACOM –Federação de Cooperativas de Catadores do RJ - Grupo Arco – Íris - ONG Sape - ONG Crescente Fértil - Instituto BioAtlântica - Pacto pela -Restauração da Mata Atlântica - Espaço Compartilharte - Rede Nacional do Prove -Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis – Base/RJ - Movimento Fazendo a Diferença - AMES – Associação Municipal de Estudantes Secun daristas / RJ - Associação Ecológica – PROJETO CABEÇA ATIVA – São João de Meriti – Núcleo Ecológico Pedra Preciosa – CODIG – Renovar, Associação de Reciclagem.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

E O BAILE CONTINUA!

Foi divulgada hoje uma pesquisa do Instituto Sensus e o índice de aprovação do presidente Lula subiu em maio.

O índice de popularidade de Lula subiu de 76,2% em março para 81,5% em maio, e a avaliação positiva de seu Governo aumentou de 62,4% para 69,8% no mesmo intervalo de tempo.

As elites e seus representantes na "grande imprensa" estão desesperados, não conseguem derrubar o LULA. Mais eles batem no presidente mais ele cresce. O PSDB e o DEM, tentam de todas as formas inventar notícias negativas, criar CPI'S e muito mais, mas a verdade é que ... O BAILE CONTINUA!

O DESASTRE DA AIR FRANCE

A Air France no Brasil, confirmou o número de brasileiros a bordo da aeronave, que desapareceu no Oceano Atlântico: 58. Segundo ela, 228 pessoas embarcaram - 216 passageiros e 12 tripulantes. Deste total, 58 são brasileiros, 61 franceses, 26 alemães, nove italianos e o restante de outras nacionalidades. Em contrapartida, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sustenta que 52 brasileiros estavam no voo. Segundo a Anac, muitos têm dupla nacionalidade e também há estrangeiros com cidadania brasileira, o que dificulta o trabalho de checagem na lista de passageiros, que está sendo feito com ajuda da Policia Federal.

Nossas condolências aos familiares das vitimas.