Não tenho a menor dúvida que os interesses das Organizações Globo estão por trás do anunciado racha do clube dos 13. Não é a toa que o presidente, Fábio Koff, chamou o presidente do Corinthians, André Sanchez, de "advogado da Globo e moleque".
A Globo nos últimos anos aumentou a dependência dos clubes com a TV. Antes os clubes usavam o contrato de transmissão dos jogos, para conseguir empréstimos nas instituições bancárias, o contrato era uma espécie de garantia. Eu inclusive, fui com o ex-presidente do Botafogo FR, Bebeto de Freitas, em bancos para conseguir estes adiantamentos. Dois anos para cá, a TV Globo passou a fazer o papel dos bancos e realizar estes adiantamentos direto do seu caixa, aumentando a dependência dos clube com as Organizações Globo.
Mas isto não para aí, a Globo passou a investir diretamente em algumas contratações como foi o caso recente do Ronaldinho Gaúcho. O Ronaldo do Corinthians foi a mesma estratégia, apenas a Globo escondeu sua ajuda, para não criar desgastes com a torcida rubro-negra. Na eleição passada para a presidência do Clube dos 13, a Globo tinha o seu candidato, Kleber Leite, que disputou com Fábio Koff e perdeu. O que faz uma TV que transmite o Campeonato Brasileiro, se meter na eleição de uma organização que vende este mesmo direitos? Ai tem coisa e grande!
Fica a pergunta no ar: Porque alguns clubes mudaram de posição da eleição dos clube dos 13 para este episódio do contrato das TVs? Os quatro grandes do Rio romperam e a Federação de Futebol do Rio gostou, claro! Recebeu dinheiro da Globo e ainda emprestou R$ 5 milhões ao Flamengo. Infelizmente o poder econômico manda no futebol de hoje, são milhões e até bilhões nas transações e retorno tem que ser rápido.
Há rumores que a TV Globo está adiantando parcelas do futuro contrato, para "ganhar" os clubes para o seu lado. É notório que a Record tem uma proposta muito superior ao da Globo, para transmitir o Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2014 na TV aberta. Na TV fechada a ESPN entrou pesado no jogo contra o canal da Globo, SPORTV.
O CADE tem que ficar de olho bem abertos nesta transação de venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Tenho informações que muita água vai rolar por debaixo desta ponte.
Sobre o Botafogo, não entendi como o clube aceitou a divisão do "bolo" nos direitos de transmissão da Copa do Brasil, tenho informações que o glorioso ficou junto com o Fluminense, num quarto grupo. Com Santos, Atlético-MG e mais alguns clubes com menor torcida e expressão nacional, num grupo superior. O Botafogo tem que olhar o que está em jogo em todo este processo, para não ser mais uma vez garfado e humilhado na divisão dos seus direitos de TV.
Isto é briga de cachorro grande!