Pela primeira vez na história, os Metalúrgicos do Brasil inteiro estaram juntos com os Bancários na indicação do nome para presidente da CUT Nacional. O processo de definição do futuro presidente nacional da CUT vai se definindo através das plenárias e reuniões nacionais dos ramos profissionais organizados na Central. Os metalúrgicos tiraram apoio a candidatura do companheiro Vagner Freitas, ex-presidente da CONTRAF/CUT e diretor do Sindicato dos Bancários.
A direção da CNM/CUT e os presidentes dos sindicatos filiados presentes à reunião (13 e 14 de dezembro/2011) debateram e tiraram a seguinte deliberação:
A direção nacional da CNM/CUT:
- Considerando a importância da organização através dos ramos de atividade e que também é competência desses ramos debater e participar dos rumos da Central Única dos Trabalhadores;
- Considerando que dentre os ramos organizados na CUT, os trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro além de uma história notável de lutas, possuem a legítima e consensual aspiração de presidir a Central Única dos Trabalhadores;
- Considerando que o congresso nacional da CUT a ser realizado em 2012 pode e deve encaminhar à presidência da central um nome oriundo do ramo financeiro em decorrência dessa histórica contribuição na construção da Central.
Nós dirigentes sindicais do ramo metalúrgico recomendamos que cabe aos trabalhadores e às trabalhadoras do ramo financeiro a indicação de um nome ao cargo de presidente da CUT para a próxima direção a ser eleita no congresso de 2012.
A nossa ação sindical se dá em virtude de projetos coletivos e na defesa intransigente dos direitos imediatos e históricos da classe trabalhadora, nesse sentido a CNM/CUT recomenda à todos os sindicatos metalúrgicos filiados que respeitem a decisão do ramo financeiro que indicou o nome do companheiro Vagner Freitas como candidato à presidência da Central Única dos Trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação!