terça-feira, 29 de maio de 2012

CHAPA 6 GANHA AS ELEIÇÕES DA PREVI-BB

Acabou a apuração das eleições para o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil e a Chapa 6, apoiada por boa parte do movimento sindical, ganhou as eleições. A Chapa 6 tem a frente o companheiro Marcel Barros/SP que agora é o novo diretor de seguridade da PREVI-BB.

A Chapa 6 disputou com outras cinco chapas e ganhou um processo, onde votaram mais de 100 mil bancários ativos e aposentados, por apenas 652 votos e no municipio do Rio a vitória foi por apenas 3 votos..

OPOSIÇÃO QUER DESQUALIFICAR SISTEMA ELEITORAL DA VENEZUELA

O atual presidente da Venezuela, Hugo Chaves, tem mais de 60% das intenções de voto, para as próximas eleições no país, segundo pesquisa recente. Percebendo a derrota, a oposição tenta desqualificar o sistema eleitoral do país por causa dos resultados negativos na pesquisa do seu candidato Henrique Capriles, para as próximas eleições. Na última pesquisa divulgada pela International Consulting Services (ICS) indica Chávez com 62,9% das intenções de voto, enquanto Capriles alcança 25,6%.
    
De acordo com o dirigente e técnico eleitoral do Partido Socialista Unido da Venezuela, Hector Dávila, a direita indica essa estratégia através do questionamento de temas como o acesso massivo aos documentos de identidade e a automatização. Para ele, setores da oposição fazem um esforço para começar a desqualificar e questionar o Conselho e os eventuais resultados, já que tudo indica um favoritismo do presidente Hugo Chávez.

O cientista político Oscar Bravo, expressou que “o sistema eleitoral desta nação está blindado, isso se monstrou nos últimos anos mediante auditorias e visitas de observadores internacionais”.  As eleições presidenciais da Venezuela acontecem no mesmo dia das eleições municipais do Brasil, no próximo dia 7 de outubro.

Fonte: Prensa Latina

segunda-feira, 28 de maio de 2012

SÃO JOSÉ E BRASÍLIA NA FINAL DO NBB

O Brasilia ganhou do Pinheiros/SP e vai a final pela quarta vez consecutiva no Novo Basquete Brasil. O Brasilia que jogou fora de casa venceu por 81 x 66.

Na outra semifinal o São José/SP, jogando em casa, atropelou o Flamengo por 106 x 90. O time paulista chegou, no terceiro quarto, abrir 20 pontos de vantagem e assim garantir a vaga na grande final do NBB, pela primeira vez.

A final será no próximo sábado, em Mogi das Cruzes/SP. O Brasilia é Bicampeão e o São José busca o título inédito.

domingo, 27 de maio de 2012

POSSE DA DIRETORIA DOS BANCÁRIOS RIO

A posse da nova diretoria do Sindicato dos Bancários do município do Rio de Janeiro, será nesta terça-feira (29) a partir das 9 horas, no auditório da própria entidade, que fica na Av. Pres. Vargas, 502 / 21 andar - centro/RJ

sábado, 26 de maio de 2012

RURALISTAS QUEREM GOLPEAR A PEC DO TRABALHO ESCRAVO


Depois de aprovada a PEC do Trabalho Escravo, os ruralistas querem destruir o conceito já consolidado sobre quais condições caracterizam a condição de trabalho análogo à escravidão.  Esta caracterização já existe no artigo 149 do Código Penal. 


A CUT (Central Única dos Trabalhadores) é frontalmente contra a alteração deste artigo, que conjuntamente com os movimento sociais, garantem muita luta e disposição para impedir mais este golpe da bancada ruralista. A aprovação da PEC do Trabalho Escravo, que estava para ser votada a mais de 10 anos, foi um fator muito importante na consolidação de uma sociedade mais humana e justa, mas a pouca divulgação do fato é estranho por parte da mídia oficial e que agora fica em silêncio sobre esta tentativa dos ruralistas. Infelizmente a cada dia fica provado que a imprensa neste país está a serviço do capital especulativo degradante, dos desmatadores e daqueles não não respeitam nenhuma regra para alcançar seus objetivos.

RETA FINAL DA NBB

Estamos na reta final do NBB ( Novo Basquete Brasil ) com jogos emocionantes na suas semifinais. O Flamengo faz uma seminal contra o melhor time da primeira fase, o São José -SP e o confronto está empatado em 2 x 2 e a última partida será hoje ( domingo ) em São José dos Campos.

Emoção mesmo aconteceu na partida da outra semifinal, entre Brasilia e Pinheiros-SP. O confronto estava 2 x 1 para o Brasilia, que jogava em casa, mas no tempo normal o jogo terminou empatado em 81x 81 e foi para a prorrogação e novamente outro empate em 94 x 94 e o jogo só foi decidido nos minutos finais para o time visitante por 109 x 105.

Com certeza foi umas das partidas mais emocionantes da recente história da NBB e agora é esperar o terceiro e decisivo jogo na casa do Pinheiros, onde tudo pode acontecer.

PALPITES DA SEGUNDA RODADA DO BRASILEIRÃO

Vai começar a segunda rodada do Campeonato Brasileiro e não podemos esquecer que alguns times não estão por inteiro na competição, O São Paulo, Coritiba, Grêmio e Palmeiras estão disputando a Copa do Brasil e o Corinthians e Santos estão disputando a Libertadores. Vamos aos Palpites:

Sábado:

Portuguesa x Vasco - Apesar do jogo ser no Canindé o time cruzmaltino é superior ao da Lusa, mesmo com a eliminação recente da Libertadores, acho que o VASCO vai superar o trauma.

Flamengo x Internacional - O Colorado gaúcho vem todo desfalcado e o Rubronegro joga no Rio e tem a estréia do Ibson. Aposto no FLAMENGO

Atlético-GO x Ponte Preta - O fator casa vai fazer diferença neste confronto, sou mais o Dragão goiano. ATLÉTICO-GO

Náutico x Cruzeiro - O Timbú pernanbucano joga em casa e acho que vem melhor preparando para este confronto, a Raposa precisa de reforços. Aposto no NÁUTICO

Domingo:

Santos x Sport - O Peixe joga em casa e vai passar por cima do Leão, mesmo disputando a Libertadores. SANTOS na cabeça.

São Paulo x Bahia - O tricolor paulista tem mais time e joga em casa contra o tricolor baiano. A aposto no SÃO PAULO

Atlético-MG x Corinthians - O Galo mineiro joga em casa contra o Coringão que está com a cabeça voltada para a Libertadores. Aposto no ATLÉTICO-MG

Coritiba x Botafogo - O time catarinense joga em casa, mas o Botafogo em empolgado com a vitória na última rodada. Aposto no EMPATE

Fluminense x Figueirense - O tricolor carioca tem muito mais time, mas terá que superar a traumática desclassificação na Libertadores para o Boca Juniors. Aposto no EMPATE

Grêmio x Palmeiras - É o mesmo jogo da semifinais da Copa do Brasil e neste jogo o fator casa vai fazer a diferença. Aposto no GRÊMIO

sexta-feira, 25 de maio de 2012

TURMA DA MÔNICA ENTRA NO #VETADILMA

Chico Bento entrou para os assuntos mais comentados do Twitter depois que o cartunista Mauricio de Sousa postou 2 artes com o personagem protestando contra o novo Código Florestal. Vários sites de notícias comentaram o protesto. Com isso, o nome do personagem foi até parar em 5º lugar entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

BANCÁRIOS PARALISAM ATIVIDADES CONTRA DEMISSÕES NO ITAÚ

Cartaz do Sindicato dos Bancários Rio
Bancários de todo o Brasil paralisaram na última quarta-feira, dia 23, agências do Itaú em resposta à política de demissões do banco, que gasta milhões de reais na campanha de marketing “Vamos jogar bola”. Para denunciar a dura realidade vivida pelos funcionários, a Contraf-CUT, sindicatos e federações criaram a campanha “O Itaú pisa na bola” e realizaram paralisações de agências do banco no Dia Nacional de Lutas. A atividade foi uma resposta da categoria à política de demissões da empresa. No Rio, unidades da Av. Rio Branco, centro financeiro da cidade, não funcionaram.

A diretora do Sindicato Maria Aparecida da Cruz, a Cida, que é membro da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do banco, destacou a importância desta mobilização nacional.
Charge feita pelo Mariano

“Esta mobilização é muito importante para tentarmos reverter o processo de reestruturação e de demissões do Itaú. Este ano, vamos intensificar ainda mais a luta em defesa do emprego”, ressalta. A sindicalista disse ainda que o Sindicato vai procurar o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o governador Sérgio Cabral para denunciar a política de esvaziamento da empresa na cidade. “O banco é um dos patrocinadores da Copa do Mundo, gasta uma fortuna com publicidade, mas, na prática, demite e assedia trabalhadores e presta um desserviço à cidade promovendo mais desemprego e miséria”, critica.
Política de terror
Os bancários denunciaram ainda as condições precárias de saúde, de segurança e de trabalho e o aumento das terceirizações no, banco. Segundo Cida Cruz, há também uma verdadeira política de terrorismo psicológico promovida pelos superintendes do banco que inclui assédio moral, humilhação e todo o tipo de pressão em função das metas inatingíveis impostas pela empresa aos funcionários.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

HOJE TEM LIBERTADORES

O hoje - quarta (23) - os cariocas Fluminense e Vasco entram em campo para seguir na Libertadores e garantir uma vaga nas semifinais. O Tricolor tem uma tarefa mais fácil que o clube da colina, vai jogar no Rio - Engenhão - com sua torcida ao lado, mas o confronto será contra o Boca Juniors, que mesmo não tendo um time como em anos anteriores, mas é um clube tradicional e se fizer um gol, o tricolor terá que fazer três. Quem passar acho que vai enfrentar a Universidad de Chile que enfrenta o Libertad em casa, no primeiro jogo deu empate em 1 x 1.
A Taça oferecida ao campeão

Na outra parte da tabela o Vasco vai a São Paulo enfrentar o Corinthians e precisando da vitória ou empate com gols - o primeiro confronto foi 0 x 0 em São Januário. Um gol do time cruz maltino vai obrigar o coringão a fazer dois, na minha opinião esta é a saída para o Vasco neste confronto, fazer gol fora de casa, mas a parada será indigesta. Quem passar vai enfrentar o Santos, que na minha opinião vai passar pelo Velez Sarsfield dentro da Vila Belmiro. Mas o Velez - que ganhou o primeiro jogo por 1 x 0 - é bastante perigoso e tem um bom time. Osso duro de roer, mas o peixe vai passar.

OBS: Estes cruzamentos só mudam se o Velez Sardfield passar, o regulamento diz que os times do mesmo pais terão que se enfrentar antes da final. Então poderemos ter um Fluminense x Corinthians ou Vasco e um Boca x Velez. Mas a certeza é que hoje teremos muitas emoções.

terça-feira, 22 de maio de 2012

PELO BANIMENTO DO AMIANTO


A CUT, Força Sindical e a CTB emitiram uma nota a favor do banimento do amianto no país e em apoio ao cientista Hermano Albuquerque de Castro. Na nota as centrais sindicais criticam a ação do Instituto Brasileiro de Crisotila que vem buscando inibir avanços em pesquisas sobre os riscos do amianto.


Veja a nota abaixo:

As Centrais sindicais abaixo-assinados, consciente dos riscos à saúde que a exposição ao AMIANTO representa aos trabalhadores e trabalhadoras e também à população, em razão da extração, processamento, comercialização, uso e descarte no meio ambiente de produtos que têm como base este mineral cancerígeno e, considerando:

  • Que sua letalidade tem sido comprovada por diversos estudos científicos realizados nas últimas décadas e que a pressão social de diversos atores  já resultou no seu banimento em mais de 52 países;
  • Que há várias lutas em curso em vários países pelo banimento, inclusive no Brasil, e que estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, além de alguns municípios já baniram o amianto;
  • Que a Lei Federal nº 9055, de 1º de julho de 1995 sobre a mineração, industrialização, transporte e comercialização do amianto e dos produtos que o contém, está sendo questionada pela Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho – ANPT e pela Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho – ANAMATRA, através de ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal;
  • Que o parecer da Comissão Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal recomenda o banimento do amianto em todas as suas formas;
  • Que se encontra tramitando no Senado Federal Projeto de Lei 4066/11 que visa proibir a extração, transporte, armazenamento, industrialização e uso da substância;
  • Que a exemplar condenação ocorrida recentemente pela justiça de Turim na Itália, dos proprietários do Grupo Eternit a 16 anos de prisão, pagamento de indenizações por reparação civil à cerca de 3.000 trabalhadores e trabalhadoras e suas famílias, além de indenizações por contaminação ambiental na região onde estava instalada a empresa Eternit é mais um importante reconhecimento da letalidade e dos riscos desta fibra, e que os interesses econômicos não podem se sobrepor à proteção da saúde da população e dos trabalhadores;

Repudiamos a ação do Instituto Brasileiro de Crisotila, entidade que representa os interesses das empresas que defendem o uso controlado do amianto crisotila e que, por este motivo, vem tentando através de interpelação judicial intimidar e inibir os avanços de pesquisas científicas esclarecedoras sobre os riscos do amianto.

Também, manifesta o seu mais amplo e irrestrito apoio e solidariedade ao cientista e pesquisador, Dr. Hermano Albuquerque de Castro, ENSP/FIOCRUZ, que tem se destacado nacional e internacionalmente pela seriedade com que tem conduzido os seus estudos sobre temas relacionados à saúde do trabalhador, em particular sobre as repercussões do amianto à saúde e rechaçam as investidas do Instituto Crisotila para descaracterizar o artigo publicado por este pesquisador com base em dados públicos sobre mortalidade que evidenciam a relação direta entre a exposição à fibra do amianto e a incidência e morte por câncer.

Não se pode permitir o uso descabido da instância judicial como uma tentativa de fazer calar àqueles que vêm se dedicando, mediante pesquisas sérias, a esclarecer a grave situação da realidade da saúde do trabalhador em nosso país, inclusive pela exposição às fibras do amianto, como é o caso do Dr. Hermano Albuquerque de Castro.

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES – CUT
FORÇA SINDICAL – FS
CENTRAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL - CTB

segunda-feira, 21 de maio de 2012

A TV GLOBO DEMONSTRA SEU AUTORITARISMO COM O HERRERA

A atitude do Herrera de não participar da brincadeira que a TV Globo faz em seu programa dominical, que costuma fazer uma brincadeira na qual o jogador que marca três gols tem direito a pedir uma música para que sirva de trilha sonora enquanto os tentos são mostrados na TV. Normalmente um jogador quando faz "apenas" dois gols fica lamentando por não ter atingido o objetivo e assim participar da brincadeira.
Hererra sendo entrevistado pela TV Globo
O Herrera fez três gols - todos no segundo tempo - na vitória do Botafogo por 4 x 2 sobre o São Paulo e o repórter da Globo - Marcelo Courrege - foi todo feliz para entrevistar o argentino e logo dizendo: Qual a musica que vai escolher? o Hererra disse: "Música para quê?", "Não, eu não peço música, não". E o repórter insistiu: "Nem em castelhano? "Não, nenhuma", respondeu, em seu direito, o jogador.
 
 
Mas parece que o repórter, Marco Aurélio Souza, encarnou bem o espírito autoritário da família Marinho e agrediu o jogador no seu twitter "golaço do Fantástico. Tratou com normalidade e humor o babaca do Herrera". Isto prova como a TV Globo trata todas as questões que não a agradam, isto é na política ou no nosso cotidiano. Um absurdo, o Herrera tem o direito como qualquer cidadão de não querer participar da brincadeira da Globo.

Mais tarde o repórter tirou do ar a postagem, mas logo depois voltou a demonstrar sua arrogância: "Liberdade. O jogador tem o direito de não pedir música. Liberdade. No meu twitter, escrevo o que bem entender", postou.

Falamos da atitude do repórter Marco Aurélio Souza, que tem contrato de trabalho com a TV Globo e fez uma declaração infeliz sobre o seu trabalho, portanto a emissora é responsável pelas suas atitudes e como a TV Globo não faz qualquer declaração ou toma qualquer atitude sobre o assunto é porque concorda com as atitudes de seu funcionário. LAMENTÁVEL! Mas nada de novo vindo da família Marinho.

PETROLEIROS EXIGEM NEGOCIAÇÃO DA PLR

Os funcionários da Petrobrás estão exigindo da Petrobrás uma proposta de regramento da Participação dos Lucros e Resultados que atenda as principais reivindicações da categoria e até o momento a empresa vem ignorando o chamado da FUP ( Federação Única dos Petroleiros ) para sentar na mesa de negociação e  resolver o impasse. A entidade sindical quer debater a quitação da PLR 2011 e as futuras. A proposta de regramento das PLRs futuras que foi apresentada pela Petrobrás no início do ano não contempla as principal reivindicações dos petroleiros e ainda piora o atual modelo de distribuição que tem sido acordado com os trabalhadores.

A Categoria teme que a queda da lucratividade da empresa dificulte a negociação. Para acabar com o imobilismo da Petrobrás petroleiros de todo o país protestaram na última quinta-feira (17/05) e atrasaram o expediente na sua entrada.  Na Reman (AM), Regap (MG), Reduc (Duque de Caxias), Repar (PR),  Replan (Campinas), Recap (Mauá), Refap (RS), houve atrasos de até duas horas, com grande participação dos trabalhadores. A mobilização também foi realizada nas áreas de E&P e nos principais terminais da Transpetro, onde em várias bases,  protestaram contra a demissão arbitrária da técnica química do Tecab. Na Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas e Linhares, no ES, os petroleiros também aderiram à mobilização.

sábado, 19 de maio de 2012

COMEÇA O CAMPEONATO BRASILEIRO

Hoje - sábado (19) - começa o mais disputado campeonato de futebol do mundo, o Campeonato Brasileiro e como sempre é difícil apontar um favorito. São Paulo é o estado com mais participantes, seis no total. Rio e São Paulo juntos tem metade dos vinte participantes. Veja abaixo as equipes por estado.

SP - São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Portuguesa e Ponte Preta
RJ - Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco
MG - Cruzeiro e Atlético
RS - Internacional e Grêmio
PE - Sport e Náutico
PR - Coritiba
BA - Bahia
SC - Figueirense
GO - Atlético

Veja a primeira rodada e do lado em vermelho os nossos palpites:

Sábado (19)

Palmeiras x Portuguesa ( empate )
Sport x Flamengo ( empate )
Figueirense x Náutico ( Figueirense )

Domingo (20)

Botafogo x São Paulo ( empate )
Corinthians x Fluminense ( empate )
Internacional x Coritiba ( Internacional )
Ponte Preta x Atlético MG ( empate )
Vasco x Grêmio ( Grêmio )
Cruzeiro x Atlético GO ( empate )
Bahia x Santos ( Bahia )

sexta-feira, 18 de maio de 2012

ATO PELO FIM DO IMPOSTO SINDICAL

Com a presença do presidente da CUT Nacional, Artur Henrique, o Sindicato dos BancáRios realizou no Largo dos Bancários (Rua Miguel Couto com Av. Rio Branco) o ato público - terça 15 - coletando votos pelo fim do Imposto Sindical (aquele dia de trabalho em março descontado obrigatóriamente de todos os trabalhadores) e a recepção foi muito boa.
“Apesar da chuva, a participação popular foi muito boa”, afirma Almir Aguiar, presidente do Sindicato dos Bancários do Rio. Ele disse ainda que “sindicato forte, com atuação na categoria, não tem medo de discutir novas formas de sustentação financeira”.

O presidente da CUT-RJ, Darby Igayara, lembra que a proposta da CUT ganha cada vez mais apoio da sociedade. “O imposto sindical só interessa aos sindicatos pelegos e patronais que não têm nenhuma representatividade junto às suas bases”, disse.
A CUT defende a substituição do imposto sindical por uma contribuição negocial, aprovada em assembleia pelos trabalhadores. Os cutistas defendem ainda a ratificação da Convenção 87 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata de liberdade e autonomia sindicais e proteção do direito sindical.
Hoje existem mais de 17 mil sindicatos registrados no Ministério do Trabalho e o número aumenta a cada dia, atrás das cifras do Imposto Sindical, são sindicatos apenas "cartoriais" que não tem nenhum compromisso com a organização e a defesa dos trabalhadores. Podemos afirmar que deste total menos de 20% cumpre com a sua verdadeira função de representação.

Entre no site do Sindicato dos BancáRios ( www.bancariosrio.org.br ) e vote no plebiscito pelo fim do Imposto Sindical.


quinta-feira, 17 de maio de 2012

NA TV CUT: REDUZIR A JORNADA, SEM REDUZIR SALÁRIOS

Veja na TV CUT a declaração do dirigente cutista João Felício como é possível reduzir a jornada de trabalho sem reduzir os salários dos trabalhadores.

 

Fonte: www.cut.org.br

quarta-feira, 16 de maio de 2012

APOIO A CHAPA 6 DA PREVI BB

 
Os associados da Previ vão às urnas entre 18 e 29 de maio para eleger parte da diretoria executiva e dos conselhos deliberativo, fiscal e consultivos do Plano 1 e do Previ Futuro. Seis chapas disputam a eleição.

A Contraf-CUT e o Sindicato dos BancáRios apoiam a Chapa 6 - Unidade na Previ, encabeçada por Marcel Barros, secretário-geral da Contraf-CUT de abril de 2009 a abril de 2012 e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB entre 2004 a 2009. Desde 2009, Marcel é também Auditor Sindical no BB por indicação da Contraf-CUT.
"A Chapa 6 representa a unidade nacional da categoria é formada pelo movimento sindical junto com outros dirigentes de outras entidades do funcionalismo do Banco do Brasil. O companheiro Marcel Barros, candidato a diretor de Seguridade, foi fundamental na nossa estratégia de consolidação da unidade nacional" afirma o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro.

Previ Futuro pela primeira vez na gestão
Com a Chapa 6, os associados do Previ Futuro terão pela primeira vez um representante na gestão da fundação. Rafael Zanon, funcionário pós-98, é candidato titular ao Conselho Deliberativo pela Chapa 6 - Unidade na Previ.


Conheça a Chapa 6 - Unidade na Previ
Marcel Barros
Diretoria de Seguridade


Foi secretário-geral da Contraf-CUT e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB. Nessas funções, participou na última década de todas as negociações que resultaram em conquistas para os associados na Previ e na Cassi, como a utilização dos recursos do Fundo Paridade e do superávit da Previ para melhorar benefícios e suspender as contribuições. Formado em História. Foi conselheiro deliberativo da Cassi de 2008 a 2010 e desde 2009 é Auditor Sindical no BB indicado pela Contraf-CUT.


Conselho Deliberativo
Titulares

Rafael Zanon
Da ativa, em Brasília, é funcionário 'pós-98', conselheiro consultivo do Previ Futuro até maio de 2012. Formado em História pela Universidade de Brasília, está concluindo pós-graduação em gestão previdenciária. É secretário de Assuntos Jurídicos e membro do Conselho Editorial do Sindicato dos Bancários de Brasília, onde já atuou como secretário de Formação, cargo que também ocupou na Fetec-CN. É da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB. Está no banco desde 2000. Foi membro do Conselho de Usuários da Cassi-DF.

Haroldo do Rosário Vieira
Da ativa, em Brasília. É presidente da Federação Nacional das AABBs (Fenabb) e conselheiro fiscal da Cooperforte. Engenheiro civil, pós-graduado em Gestão Financeira e Controladoria pela FGV, tem curso de Governança Corporativa pela Fundação Dom Cabral e MBA Altos Executivos pela USP. Exerceu cargos de administrador em superintendência do BB. Foi presidente da AABB Belém, do Cesabb Pará, vice-presidente financeiro da Fenabb e tutor educacional na Faculdade de Administração a Distância da AIEC.

Suplentes

José Ulisses de Oliveira
Da ativa, é presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí e integrante do Comando Nacional dos Bancários. Fundou a Cooperativa Educacional dos Funcionários do Bando do Brasil (Ceabrapi) e a Cooperativa de Crédito dos Bancários do Piauí (Cooperban). Foi diretor estadual no Piauí da Associação Nacional dos Funcionários do BB (Anabb) e membro do Conselho de Usuários da Cassi-PI.

José Souza de Jesus
Da ativa, de Aracaju, é presidente do Sindicato de Sergipe e diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe, é suplente no Conselho Deliberativo da Previ. Integrante do Comando Nacional dos Bancários, foi da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil. Atuou no Conselho Municipal de Saúde de Aracaju. Tomou posse no BB em 1979.

Conselho Fiscal
Titular

Odali Dias Cardoso
Aposentado, é presidente da AABB Rio. Graduado em Economia e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas (MBA em Administração Pública, Marketing e cursos de Auditoria Interna e Mercado de Capitais), foi conselheiro deliberativo da Previ de 2006 a 2010 e conselheiro consultivo do Plano 1. Foi presidente das AABBs da Tijuca e de Nova Iguaçu e da Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil (AAFBB). Maranhense, ingressou no BB em 1971, na cidade de Breves (PA).

Suplente

Diusa Alves de Almeida
É gerente-geral da Agência Sudoeste, em Goiânia. Bancária do Banco do Brasil há 23 anos, é graduada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), pós-graduada em Economia Agroindustrial pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e cursa MBA em Gestão Financeira e Controladoria no Instituto de Pós-Graduação de Goiás (IPOG-GO). É vice-presidente financeiro da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) Goiânia e educadora do BB. Foi analista da Superintendência de Goiás e gerente-geral em agências de Goiânia.

Conselho Consultivo - Plano de Benefícios 1
Titular

Waldenor Moreira Borges
Aposentado, é presidente da Associação dos Funcionários Aposentados do BB de São Paulo (AFABB-SP) e conselheiro deliberativo suplente da Previ. Graduado em Administração de Empresas, com extensão em Contabilidade e Finanças, pós-graduado com MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Universidade Gama Filho. Foi vice-presidente e presidente da AABB-SP e presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal da entidade. Foi conselheiro regional do Conselho Estadual das Associações Atléticas Banco do Brasil de São Paulo (Cesabb-SP) e na Apabb presidiu o Conselho Fiscal.

Suplente

Luiz Alarcão
Aposentado, é vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Funcionários Aposentados do Paraná (AFABB-PR) e do Conselho Fiscal da Cassi. Foi gerente de Administração e superintendente regional do Banco do Brasil. Graduado em Economia, Administração e Gestão de Negócios Imobiliários e pós-graduado em Recursos Humanos. Foi presidente da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Cascavel e Toledo. É técnico em Contabilidade.

Conselho Consultivo - Previ Futuro

Titular

Deborah Negrão de Campos
Da ativa, é diretora do Sindicato de Campinas e Região. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Psicologia pela Universidade São Francisco, integra o Conselho de Usuários da Cassi, o Conselho do INSS e o Conselho Municipal de Saúde de Campinas.

Suplente

Vênica Ângelos de Melo
Da ativa, ingressou no BB em 2007, lotada na Ajure, é formada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretora do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região. Foi diretora do Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP) em 2005 e 2006 e é voluntária na Divisão de Assistência Judiciária (DAJ) da mesma universidade desde 2010.


Conheça as propostas da Chapa 6 - Unidade na Previ
Para o Plano 1
Aumentar o teto de benefícios para 100%, de forma a
garantir ao associado um benefício equivalente às suas últimas remunerações da ativa.

Elevar o valor das pensões, para tranquilidade de nossos familiares.

Reduzir o valor da Parcela Previ, como forma de aumentar os benefícios.

Criar novo benefício baseado na PLR, a partir de contribuições do banco sobre a participação nos lucros e resultados.

Manter as contribuições suspensas, mantendo no regulamento do Plano 1 a obrigatoriedade de contribuição por parte do banco.

Incorporar o BET como benefício permanente, utilizando futuros excedentes para garantir esse direito.

Antecipar reajuste dos aposentados para janeiro, de maneira a não descasar o valor dos benefícios de quem se aposentou antes de 1997.

Cobrar do banco que pague o BET sobre a verba P220.

Reduzir as despesas administrativas, para sobrar mais recursos no saldo de conta de cada participante para novos benefícios.

Responsabilizar o banco pelo pagamento do BET para o Grupo 67. O banco enganou os associados e descumpriu um acordo assinado com várias entidades representativas.

Pela preservação automática do salário de participação, a menos que o participante opte por retornar ao nível anterior.

Teto de benefícios. Propomos a criação de um teto de benefícios na Previ correspondente ao salário de um diretor do banco, que é o nível máximo de carreira de preenchimento exclusivo de funcionários do BB.


Para o Previ Futuro
Pelo resgate das contribuições patronais. Se o saldo de conta é individual, não há razão para deixar esses recursos no plano quando o associado sair do banco.

Criar novo benefício baseado na PLR, a partir de contribuições do banco sobre a participação nos lucros e resultados, para aumentar o saldo de conta do participante.

Diversificar investimentos, aumentando as aplicações em ativos que proporcionem maior retorno, como imóveis e ações de empresas sólidas, obedecendo os melhores padrões de segurança e prudência.

Reduzir as despesas administrativas. Já foram reduzidas de 5% para 4% em 2010. Queremos novas reduções para sobrar mais recursos no saldo de conta de cada participante.

Reduzir a taxa de risco do Previ Futuro, para que sejam creditados valores maiores no saldo de conta de cada associado, de maneira a melhorar seu complemento de aposentadoria. Propomos utilizar recursos existentes nos fundos previdenciais do Previ Futuro, mantendo o valor real dos benefícios de risco.

Criar serviços de orientação financeira e assessoria previdenciária aos participantes sobre perfis de investimento.

Ampliar os empréstimos simples e financiamentos imobiliários, garantindo sempre as melhores taxas.

Utilizar o FGTS para amortizar prestações. Lutaremos para mudar a legislação, de maneira que os mutuários da Previ tenham os mesmos direitos que os demais trabalhadores.

Previ para todos os funcionários do BB. Defendemos que os funcionários dos bancos incorporados (Nossa Caixa, Besc e BEP) se associem ao Previ Futuro, transferindo as suas reservas dos planos de benefícios em que estejam filiados.


Mais poder para os associados

Pelo fim do voto de minerva no Conselho Deliberativo, de forma a equilibrar o poder entre associados e patrocinadora.

Retorno da Diretoria de Participações aos associados, como definido pelo estatuto negociado em 1997. Em 2002, o interventor nomeado pelo Governo FHC tirou a Diretoria de Participações dos associados e a atribuiu ao banco, que continua até hoje.

Volta da consulta ao Corpo Social. O interventor nomeado por FHC também tirou esse direito dos associados, como previa o estatuto de 97. Queremos que os associados retomem o direito de dar a palavra final sobre os temas mais relevantes da Previ.

Fim da Resolução CGPC 26. Lutaremos de todas as formas para acabar com essa norma, que permite a retirada de recursos do superávit pelo banco.

Contra interferências externas na Previ. Eleita, a Chapa 6 atuará sempre em conjunto com sindicatos e entidades do funcionalismo para impedir qualquer ingerência que não de interesse dos associados.


Aproximar cada vez mais a Previ dos associados

Ampliar a assessoria previdenciária, estendendo-a também aos associados do Previ Futuro.

Criar novos serviços de orientação ao associado, a exemplo do serviço de orientação financeira.

Criar a Ouvidoria na Previ, para que o participante tenha um canal para recorrer e fazer demandas às diversas instâncias da Previ.


Como votar na eleição da Previ

Os associados da ativa votarão pelos terminais do Sisbb. Os aposentados poderão votar pelo telefone 0800-729-0808 ou pelo site www.previ.com.br, para os quais usarão a senha de seis dígitos utilizada para acessar o Autoatendimento da Previ.


Fonte: Contraf-CUT

segunda-feira, 14 de maio de 2012

O BOTAFOGO PRECISA DE REFORMULAÇÃO

O Fluminense ganhou com méritos o campeonato e a derrota mostrou que este elenco do Botafogo precisa de uma reformulação geral.

O alvinegro precisa de um zaqueiro, o Fábio Ferreira é uma piada, um lateral direito, um meia armador (Elkeson sem condições e o Maicosuel não faz esta função) e outro atacante para jogar ao lado do Loco Abreu. Caso contrário a torcida vai sofrer no brasileirão.

Paabéns também para o Bahia, Ceará, Cametá (PA), Internacional, Santa Cruz, Coritiba, Avaí, Campinense, CRB, Atlético-MG e Goiás. Agora que venha o brasileirão.

domingo, 13 de maio de 2012

A LUTA CONTRA O RACISMO CONTINUA

No dia 13 de maio se comemora a abolição da escravatura no Brasil, na verdade foi só um começo de uma longa estrada contra o preconceito racial no nosso país. Os negros ainda são muito discriminados, principalmente no mercado de trabalho, onde tem salários e cargos inferiores, isto quando conseguem ter acesso ao emprego formal. A base muita luta os negros estão conseguindo espaço importantes na nossa sociedade, mas ainda muito precisamos avançar para termos a igualdade de oportunidades, afinal um Brasil justo e fraterno para todos e todas.

HOJE TEM DECISÃO PELOS ESTADUAIS

Hoje tem diversas partidas pelo Brasil decidido os campeonatos estaduais, já que no próximo Final de semana começa o Campeonato Brasileiro. No Rio, o Fluminense tem uma grande vantagem sobre o Botafogo, assim como o Santos em São Paulo contra o Guarani, os dois tem uma vantagem de poder perder por até 3 gols e mesmo assim levar a decisão para os penaltis. O tricolor ganhou por 4 x 1 e o alvinegro santista aplicou 3 x 0. Na Bahia, no Bá-Vi quem tem a vantagem é o Bahia, que joga pelo empate e em casa. Em Minas Gerais, o Atlético-MG joga pelo empate contra o América-MG. No Rio Grande do Sul a decisão não terá um Gre-Nal, já que o Caxias ganhou o primeiro turno e irá enfrentar o Internacional, que ganhou o segundo. Em Santa Catarina, apesar do Figueirense ter ganho os dois turnos, foi obrigado a disputar uma final e perdeu o primeiro jogo por 3 x 0 para o rival Avaí. No Paraná houve empate em 2 x 2 na primeira partida entre o Coritiba x Atlético-PR. Em Pernanbuco a decisão será entre o Sport ( que joga em casa e por um empate ) e o Santa Cruz. No Ceará, a decisão será entre o Ceará ( Joga pelo empate ) e o seu maior rival o Fortaleza. No Pará, a decisão não terá o Paysandú, O campeonato será decidido entre o Cametá ( que ganhou o primeiro jogo por 2 x 1 ) e o Remo. SAIU O PRIMEIRO CAMPEÃO ESTADUAL Ontem - sábado - o CRB empatou em 0 x 0 com o ASA e sagrou-se o primeiro campeão estadual de 2012. O CRB tinha ganho o primeiro jogo da final por 2 x 1. Agora é esperar as fortes emoções.

sábado, 12 de maio de 2012

CHAPA 1 DA FUNCEF VENCE AS ELEIÇÕES

A CHapa 1 que concorreu nas eleições para conselheiros da FUNCEF ( Fundo de Pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal ) veneu com quase 12.936 ( 37,5% ) de um total de 34.425 votantes entre ativos e aposentados. No município do Rio de Janeiro a Chapa 1 ganhou entre os ativos e também aposentados. Com isto o Luiz Fermino - PR, passa a ocupar uma vaga no Conselho Deliberativo do fundo de pensão e seu suplente será o companheiro Marco Antônio Moita - RJ. No Conselho Fiscal assume a Regina Pereira e na suplência Francisco Leite. A chapa 1 concorreu contra mais quatro chapas e foi apoiada por boa parte do movimento sindical, o Sindicato dos Bancários do Rio deu total apoio a chapa Vencedora.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

IMPRENSA ESCONDE ESCÂNDALO DA REVISTA VEJA

O programa Domingo Espetacular da Rede Record exibiu no último domingo (06) uma reportagem mostrando a influência do bicheiro e contraventor Carlinhos Cachoeira com a Revista Veja. Conforme a Record, o contraventor teria passado informações que resultaram em pelo menos 5 capas da revista.

Mas o grande escândalo é o silêncio dos grandes grupos da mídia brasileira, como a Globo, Folha e Estadão, que não falam nadinha sobre o assunto. Esta é a imprensa "pura" e "isenta" que defende a liberdade do setor. Liberdade para os grandes grupos apenas defenderem os seus interesses. Mas a cada dia a matéria vira notícia nas redes sociais e fica mais difícil de esconder o assunto e proteger a Revista Veja do Grupo Abril.



quinta-feira, 10 de maio de 2012

CAIXA ECONÔNICA QUER ABRIR AOS SÁBADOS

A Caixa Econômica Federal pretende abrir neste sábado (12) mais de 500 unidades em todo o Brasil, mesmo contrariando a legislação trabalhista e os sindicato de bancários de todo o país. A Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro) já se manisfestou contrária a esta atitude do banco. "Esta é uma decisão ilegal e inadmissível. Não vamos ficar quietos", afirma Plínio Pavão, diretor da Contraf-CUT. A entidade orienta a todos os sindicatos a denunciar a medida junto às Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE) e demais órgãos competentes.

A CEF alega que, com a política de redução dos juros, a abertura nesse dia seria mais uma oportunidade para a sociedade conhecer a nova política de crédito da instituição e receber orientações sobre aplicações financeiras.

Apesar de o movimento sindical apoiar a queda dos juros, a abertura de agências da Caixa num sábado não se justifica. "Se o banco entende que os empregados atuais não são suficientes para dar conta das demandas criadas pela redução das taxas de juros, deve contratar novos trabalhadores, e não aumentar a sobrecarga de trabalho, piorando o atendimento aos clientes", defende o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro.

Fonte: www.contrafcut.org.br

quarta-feira, 9 de maio de 2012

BANCOS CONTRATAM COM SALÁRIOS MENORES

Os bancos criaram 23.599 novos postos de trabalho no país em 2011, o que corresponde a uma expansão de 4,88% no emprego bancário na comparação com o ano anterior, aponta pesquisa divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Disparidade

A pesquisa mostra, porém, que aumentou a disparidade entre os salários de admitidos e desligados no setor. Segundo o estudo, o bancário admitido em 2011 recebeu salário, em média, 40,87% inferior ao dos trabalhadores desligados. No ano anterior, essa diferença tinha ficado em 37,60%.

Em 2011, a remuneração média dos admitidos foi de R$ 2.430,57 e a dos desligados, de R$ 4.110,26. O relatório destaca que a rotatividade nos bancos permite que haja expansão do emprego sem que isso implique o crescimento da massa de salários.

“A alta rotatividade é uma terrível estratégia dos banqueiros para reduzir custos com a mão de obra e que resulta na demissão de milhares de trabalhadores”, critica Vinícius de Assumpção.
O levantamento assinala ainda que o ritmo das demissões foi mais acelerado em 2011, com aumento de 8,84% em relação ao ano anterior. Entre os 36.371 trabalhadores desligados no período, 50,19% foram demitidos sem justa causa, percentual superior ao verificado nas pesquisas anteriores, quando esse tipo de dispensa era próximo de 42%.
Segundo a pesquisa, os cinco maiores bancos brasileiros tiveram crescimento de apenas 2,88% do quadro de funcionários no ano de 2011. O Banco do Brasil registrou aumento de 4,39%; a Caixa Econômica Federal, de 2,94%; o Bradesco, de 9,91%; e o Santander, de 0,36%. Já o Itaú Unibanco teve redução de 3,97% no quadro de funcionários.

terça-feira, 8 de maio de 2012

MUDANÇA DO TÍTULO DE ELEITOR VAI ATÉ QUARTA

O prazo para a regularização do título de eleitor para as Eleições 2012 está se esgotando. Encerra-se nesta quarta-feira, dia 9 de maio, o prazo para aqueles que desejam se inscrever ou transferir o domicílio do título eleitoral. A Justiça Eleitoral está atendendo das 9h às 19h.
Confira algumas orientações:

Primeiro voto – A data de 9 de maio também marca o prazo dos eleitores que votarão pela primeira vez. A Constituição Federal dispõe que o voto é obrigatório aos maiores de 18 anos (artigo 14,§1º, I) e facultativo aos analfabetos, maiores de 70 anos e maiores de 16 e menores de 18 anos (artigo 14,§1º, II, alíneas “a”, “b” e “c”).

Os jovens que ainda possuem 15 anos de idade, mas completarão 16 anos até o dia da eleição (7 de outubro de 2012), também podem fazer o cadastramento eleitoral e votar nas eleições municipais.

Necessidades especiais – Os eleitores que possuem deficiência física ou mobilidade reduzida também devem estar atentos ao prazo de 9 de maio para requerer a transferência para seção eleitoral especialmente adaptada.

O Tribunal Superior Eleitoral esclarece que tanto para o alistamento eleitoral quanto para a regularização ou solicitação de atendimento especial, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral com um documento de identidade com foto e comprovante de residência.
Eleições 2012 As eleições nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros, que elegerão prefeitos, vices e vereadores, ocorrerão no dia 7 de outubro. Naqueles municípios onde houver necessidade de segundo turno, a nova votação ocorrerá em 28 de outubro.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

TODO APOIO A CHAPA 1 DA FUNCEF

Começa hoje (07) e vai até o dia 11 de maio as eleições para representantes dos participantes e assistidos nos conselhos Deliberativo e Fiscal da Funcef. Cinco chapas se inscreveram, cada uma com um candidato a titular e suplente nas duas instâncias do fundo. O Sindicato dos Bancários do Rio está apoiando a chapa 1 - Movimento pela Funcef, que tem a seguinte composição:

Conselho Deliberativo
Antonio Luiz Fermino (titular)
Marco Antonio de Oliveira Moita (suplente)

Conselho Fiscal
Regina Maria da Costa Brito Pereira (titular)
Francisco Vagner Dantas Leite (suplente)

Compromissos da Chapa 1 - Movimento pela Funcef

– Apenas empregados da Caixa em conselhos e na diretoria da Funcef
– Assessoramento: oferecer aos associados assessoramento ágil na solução de problemas junto a órgãos como a Receita Federal, o INSS, entre outros.
– Atitude proativa em relação às ações judiciais
– Defender CTVA como verba salarial
– Defesa do Fundo para Revisão de Benefícios
– Defesa dos associados do REG/Replan não-saldado
– Educação previdenciária
– Previdência Complementar e da Previdência Social.
– Fim ao voto de Minerva
– Fortalecer mobilização relativa ao contencioso jurídico
– Fortalecimento do Credinâmico
– Fortalecimento dos Comitês de Assessoramento Técnico
– Incorporação do pessoal da Prevhab
– Incorporação do REB pelo Novo Plano
– Informação ao associado
– Melhores benefícios: em debates nas instâncias decisórias da Fundação, sobre destinação de resultados, conferir prioridade à melhoria dos benefícios a todos os participantes de todos os planos.
– Todos na Funcef: propor e apoiar iniciativas que levem de forma clara e persistente aos empregados da Caixa as vantagens de se associarem à Funcef, para que todos se sintam motivados a aderir o quanto antes à Fundação.
– Transparência, segurança e qualidade aos investimentos

Como votar

Estão aptos a votar os funcionários da ativa, os aposentados, pensionistas, autopatrocinados e empregados da Fundação. Todos os empregados, inclusive os licenciados e os que estiverem em férias, votam nas máquinas de autoatendimento, usando a opção 4.1 do SISRH. Já os aposentados, pensionistas, afastados, cedidos e o corpo funcional da Funcef podem votar no site do fundo (www.funcef.com.br) ou pelo telefone 0800 722 0158. Nestes casos, será necessário usar a senha que foi previamente enviada pelo correio.

Fonte: Feeb-RJ/ES e Contraf-CUT

AVALIAÇÃO POSITIVA DE DILMA BATE RECORDE

Bateu recorde a avaliação pessoal da presidenta Dilma Rousseff, na pesquisa Ibope/CNI a aprovação pessoal subiu de 72% para 77% daqueles que acham o jeito Dilma de governar "ótimo" ou "bom". Este é o maior índice registrado desde a primeira pesquisa realizada em março do ano passado - a primeira da sua gestão.

A sua gestão também teve uma grande avaliação, chegando a 56% daqueles que acham bom ou ótimo o seu governo. Continua sendo a maior avaliação desde quando a pesquisa começou a ser realizada em 1995. A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de março. No levantamento, foram ouvidas 2.002 pessoas em 142 municípios.

domingo, 6 de maio de 2012

CARIOCA E PAULISTA DECIDIDOS

Os estaduais do Rio e São Paulo já estão decididos já no primeiro jogo das finais.

No Rio, o Botafogo até saiu na frente, mas fez a sua pior atuação do ano e acabou goleado pelo Fluminense por 4 x 1 e agora o alvinegro precisa de uma missão impossível, ganhar o próximo jogo por no mínimo 3 gols de diferença.

Em sampa, o Santos sapecou 3 x 0 no Guarani e também praticamente definiu o campeonato, com novo show de Neymar e Ganso.

No meio da semana os clubes se voltam para a Copa do Brasil e a Taça Libertadores.

COMEÇA A DECISÃO DO CARIOCA

Hoje tem decisão e decisão é no Engenhão. A partir das 16 horas, Botafogo (Campeão da Taça Rio) e Fluminense (Campeão da Taça Guanabara) começam a decidir, em duas partidas, o Campeonato Carioca de 2012.

O Botafogo vem embalado e acho que encaixou na hora exata, a equipe começou a jogar com rapidez e coletivamente e se repetir a atuação que teve contra o Vasco, será difícil perder esta disputa. O alvinegro tem um bom elenco, Jefferson, Antonio Carlos, Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel, Andrezinho e Loco Abreu podem fazer a diferença.

O Fluminense tem individualmente o melhor elenco - ou pelo menos, o mais bem pago - mas ainda não inspira confiança em sua torcida. Mas tem jogadores como Deco, Thiago Neves, Wellington Nem e Fred, que podem desequilibrar qualquer partida.

A decisão começa sem favoritos e vamos esperar para ver, afinal clássico é clássico, ainda mais o vovô.

sábado, 5 de maio de 2012

HOJE TEM TORNEIO DO SANTANDER

O Sindicato dos BancáRios vem realizando uma série de torneios de futebol por banco e depois dos Bancos Itaú e Bradesco, hoje será a vez dos funcionários do Banco Santander. O torneio está marcado para começar às 9 horas na sede campestre dos bancários, que fica na Rua Miratia, 121 - Jacarepaguá.

LANÇAMENTO DA CHAPA 2 DO SEPE/RJ

A oposição cutista do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe-RJ) convida a todos para o evento de lançamento da Chapa 2 - Oposição Por um Sepe de Vitórias que será hoje -  sábado (5/5), às 10h, no auditório do Sindicato dos Metroviários do Rio (Av. Rio Branco, 277/4º andar, Cinelândia).

sexta-feira, 4 de maio de 2012

CAMPANHA PELA LEI DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

A cada dia cresce a quantidade de pessoas no Brasil que se unem para trabalhar ou consumir juntos, em solidariedade, na Economia Solidária, em que não há patrão nem empregados. Esta prática é boa para o Brasil, pois não concentra renda, e nem é baseada na competição e no lucro, mas sim na vida, na cooperação e na qualidade de vida para todos.

Infelizmente, a lei brasileira traz muitas dificuldades para quem quer viver da Economia Solidária, ainda mais se comparado às empresas capitalistas, que vivem somente da exploração e do lucro. Isso acontece, principalmente, por que o Estado Brasileiro não reconhece o direito ao trabalho associado e às formas organizativas baseadas na Economia Solidária, dificultando o acesso a financiamento público, assessoria técnica e divulgação na sociedade.

Para fortalecer esta proposta de desenvolvimento justo, sustentável, diverso e solidário, foi criada a Campanha pela Lei da Economia Solidária. O objetivo da Campanha é conseguir criar a primeira lei brasileira que reconheça o direito ao trabalho associado e apoie as iniciativas da economia solidária, dando espaço para as pessoas poderem se organizar em cooperação, com justiça e preservação ambiental.

Participe desta luta!

A campanha é um grande mutirão por um Brasil justo e sustentável!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

COPA DO BRASIL E LIBERTADORES

Na Copa do Brasil o Botafogo empatou em 1 x 1 com o Vitória na Bahia e leva uma pequena vantagem para o jogo da próxima quarta, no Engenhão. Os gols foram de Elkeson (Botafogo) e Neto Baiano (Vitória).

A Ponte Preta jogou em campinas e ganhou por 1 x 0 do São Paulo e agora leva uma vantagem para o segundo jogo no Morumbi. O Atlético-PR ganhou por 1 x 0 do Cruzeiro em Curitiba. O Grêmio praticamente garantiu sua vaga para a próxima fase da Copa do Brasil, foi a Fortaleza e ganhou por 2 x 0 do Fortaleza e agora joga tranquilo no sul.

Pela Taça Libertadores o Vasco ganhou por 2 x 1 do Lanus, no Rio, agora leva uma pequena vantagem no jogo de volta na Argentina. O Corinthians empatou fora em 0 x 0 com o perigoso Emelec e joga agora, em São Paulo, por uma vitória simples. O Boca Jr. ganhou por 2 x 1 do União Espanhola e agora joga pelo empate no Chile.

terça-feira, 1 de maio de 2012

PLR SEM IMPOSTO DE RENDA

O governo federal sinalizou no Dia do Trabalhador, que aceita debater a proposta da CUT da isenção do imposto de renda da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) que os trabalhadores recebem.

O Gilberto Carvalho, secretario geral da Presidência da República, disse que o governo estuda uma tabela progressiva de desconto, como a isenção ir até quem ganha R$ 5 mil de PLR e os demais teriam uma tributação progressiva.

Isto já é um avanço, mas não é o ideal, os trabalhadores querem é a isenção independente do valor recebido, afinal já pagamos impostos demais.