sábado, 30 de junho de 2012

PALPITES DO BRASILEIRÃO - SÉTIMA RODADA

Nesta sétima rodada não teremos o jogo Corinthians x Botafogo (11/07), já que o coringão estará jogando a final da Taça Libertadores, contra o Boca Juniors na próxima quarta-feira. Vamos para os nossos palpites desta rodada.

SÁBADO

CRUZEIRO X SÃO PAULO - Parece que a Raposa encontrou o seu melhor jogo e por isto já lidera o campeonato. O Tricolor paulista ainda não achou a melhor formação e demitiu esta semana o seu técnico. Mesmo assim aposto num jogo equilibrado. EMPATE

NÁUTICO X FLUMINENSE - O Timbú pernambucano joga em casa, o que pode fazer a diferença, mas o Tricolor Carioca tem muito mais time. Apostono EMPATE

VASCO X PONTE PRETA - A equipe cruzmaltina joga em casa e tem muito mais time, a Macaca é uma equipe bem armada, mas aposto na vitória do VASCO

DOMINGO

PORTUGUESA X SANTOS - A Lusa joga em casa e já ganhou do São Paulo, mas o Santos vem buscando o reecontro com o seu bom futebol depois da eliminação da Libertadores para o seu maior rival. SANTOS

CORITIBA X SPORT - O Coxa Branca só pensa na Copa do Brasil, mas tem uma equipe mais bem arrumada que o Leão pernambucano e joga em casa. CORITIBA

BAHIA X INTERNACIONAL - O Tricolor baiano joga em casa e conta com a força da sua apixonada torcida, mas o Colorado tem a força do seu elenco, mas o fator campo vai fazer a diferença neste confronto. BAHIA

FLAMENGO X ATLÉTICO-GO - Apesar da crise, o Rubronegro carioca joga no Rio e tem mais time, acho que o Dragão goiano não vai segurar a parada. FLAMENGO

PALMEIRAS X FIGUEIRENSE - O Alviverde paulistano precisa da vitória de qualquer maneira para sair da zona da degola e o Figueira também precisa somar pontos para não começar a namorar a zona perigosa. Aposto no PALMEIRAS

GRÊMIO X ATLÉTICO-MG - O Tricolor gaúcho joga no Olímpico onde é muito forte, mas o Galo vem numa crescente. Aposto no EMPATE  

sexta-feira, 29 de junho de 2012

HOJE TEM BOTEQUIM BANCÁRIO

Hoje tem Botequim Bancário no Sindicato dos BancáRios que fica na Av. Presidente Vargas, 502/21 andar. Será o FORRÓ DOS NAMORADOS que terá um show com a Banda Axerê, com muita animação. O evento é organizado pela secretária de cultura dos bancários e com apresentação do nosso amigo Marcos Hemellin. Vale a pena conferir!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

É CHAPA 2 NAS ELEIÇÕES DO SEPE


Nos dias 26, 27 e 28 de junho haverá eleição para eleger os novos dirigentes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe). Quatro chapas disputam o pleito, entre as quais a Chapa 2 "Oposição: por um Sepe de Vitórias", da Central Única dos Trabalhadores (CUT) composta por militantes petistas. Além do PT, o grupo tem o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

A Chapa 2 "Oposição: por um SEPE de Vitórias" é formada por professores e funcionários da capital e do interior que sempre se destacaram na luta em defesa da educação pública no Rio de Janeiro. Ao se unirem para participar da disputa, eles esperam recolocar o entidade na liderança das lutas históricas dos trabalhadores de educação.

A Chapa 2 tem chances de vitória, por isso pedem o apoio de todos os companheiros do Partido dos Trabalhadores nessa reta final de campanha. Aqueles que puderem colaborar com o grupo, favor entrar em contato com Osvaldo (21) 8856-0013, Túlio (21) 8892-9699 e Guilhermina (22) 9966-9436.

Fonte: www.viniciusassumpcao.com.br

quarta-feira, 27 de junho de 2012

RIO TERÁ SUA COMISSÃO DA VERDADE


A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro vota nesta quarta-feira, dia 27/6, em segunda votação, o projeto de lei 889/2011, de iniciativa do deputado estadual Gilberto Palmares, que institui no âmbito do estado do Rio a Comissão da Verdade. O projeto já havia sido aprovado pelo plenário da Alerj, mas recebeu 10 emendas do deputado Flavio Bolsonaro e, como estabelece o Regimento Interno da Assembleia, voltou às comissões para novos pareceres. Uma vez aprovado, o projeto vai à sanção do governador.

De acordo com o projeto, a Comissão terá prazo de funcionamento de dois anos e será composta por sete membros, representantes da sociedade civil. Sua finalidade é acompanhar e subsidiar a Comissão Nacional da Verdade nos exames e esclarecimentos das graves violações de direitos humanos praticadas no período de 1946 a 1988, no âmbito do estado do Rio de Janeiro.

A Comissão poderá receber testemunhos, informações, dados e documentos que lhe forem encaminhados voluntariamente; convocar, para entrevistas ou testemunho, pessoas que possam guardar qualquer relação com os fatos e circunstâncias examinados; requisitar informações, dados e documentos de órgãos e entidades do Poder Público, mesmo que sigilosos; determinar a realização de perícias e diligências para coleta ou recuperação de informações, documentos e dados; promover audiências públicas, entre outras funções.

Fonte: WWW.VINICIUSASSUMPCAO.COM.BR

terça-feira, 26 de junho de 2012

ATÉ O GOLPE NO PARAGUAI É FALSIFICADO

Na verdade o destituição do presidente do Paraguai, nada mais é que um golpe "falsificado de democrático" e que ataca a democracia no continente e tenta impedir que as forças democráticas e de esquerda avancem na distribuição de renda no continente. A frase do amigo Marcelo Mesquita - Gaba, representa bem tudio isto: "ATÉ O GOLPE NO PARAGUAI É FALSIFICADO"


A CUT - Central Única dos Trabalhadores - repudiou o golpe  e vai até ao Paraguai ajudar a resistir e lutar para que o mandanto do presidente Fernando Lugo seja devolvido ao povo paraguaio. Veja abaixo a nota da CUT:

Diante da iminência de um golpe de Estado no Paraguai, a Central Única dos Trabalhadores do Brasil – CUT vem a público manifestar seu repúdio a mais uma tentativa dos setores oligárquicos da ultradireita contra a democracia e a soberana vontade do povo paraguaio expressa nas urnas.

Na opinião da CUT, as conquistas democráticas obtidas nas eleições de 2008, que levaram Fernando Lugo à Presidência, devem ser respeitadas. É inadmissível que uma elite saudosa do passado ditatorial, que vive às custas do Estado sem pagar impostos e à base da superexploração dos trabalhadores, patrocine uma agressão que tem por única finalidade a manutenção de suas benesses com a supressão de direitos do povo.

Os recentes acontecimentos no Paraguai demonstram que a luta pela consolidação da democracia em nosso continente deve, cada vez mais, fazer parte da agenda sindical, o que implica em maior diálogo social e aponta para a melhoria das condições de vida e trabalho.

Por esta razão é que os setores reacionários, retrógrados, corruptos e antissindicais, que continuam vivos e à espreita na América Latina, nas Câmaras, nos gabinetes e na imprensa, apostam no retrocesso, pois querem fazer a roda da história girar para trás.
Filmes com este trágico roteiro já assistimos e vivenciamos na história dos nossos países. Só a luta popular e social poderá garantir o respeito ao processo democrático.

Toda solidariedade ao povo paraguaio e às suas organizações sociais.

Artur Henrique da Silva Santos – presidente da CUT
João Antonio Felício – secretário de Relações Internacionais da CUT

segunda-feira, 25 de junho de 2012

OSWALDO DE OLIVEIRA E A SUA TEIMOSIA

Ontem o Botafogo voltou a irritar a sua torcida com uma partida mediócre, onde ninguém jogou nada. Mas tem alguns "atletas" que precisaam urgentemente serem substituídos. O tal do John Lennon, alguém ganhou algo com esta transação e não foi o Botafogo, qualquer juniores é melhor que ele. O Fábio Ferreira é uma piada, os corintianos amigos, dizem que não compreendem como ele joga numa equipe como o Botafogo e a bastante tempo. Precisamos urgente de um meia, que seria o camisa 10 da equipe, o cara que chama a responsabilidade e mais um atacante para jogar ao lado do Loco Abreu, assim ele voltará a fazer os gols que sempre fez.

Mas o Oswaldo de Oliveira é muito teimoso e vem errado seguidamente na escalação e nas substituições durante os jogos. Este esquema que ele montou (4-2-3-1) não serve nem para os meias e nem para o Loco Abreu, será que ele não viu que os seus meias não jogam nada com este esquema e que o ataque também, afinal ele faz o adversário adiantar a marcação e assim prejudicando os meias que gostam de carregar a bola e o atacante fica totalmente isolado. Na sua entrevista, ele além de culpar a torcida, deixa claro que vai barrar o Loco Abreu e colocar o Elkeson como atacante, é muita teimosia. O Oswaldo de Oliveira precisa testar o Loco Abreu com mais um atacante, mas isto ele não vai fazer, afinal a sua teimosia não vai deixar. 

Ontem no jogo contra o fraco time da Ponte Preta, ele perdeu uma substituição quando trocou o Lucas Zen pelo Jádson, trocou um cabeça de área por outro. Depois ele teve a chance de mudar o esquema, mas ele optou por tirar o Loco Abreu e colocar o Elkeson na frente, isolado no meio dos zaqueiros ( na hora eu falei para o Raul que ele iria fazer isto e errar). Ali ele deveria colocar o Elkeson pelo lados no ataque e tirar o Jonh Lennon, deslocando o Lucas Zen para a lateral. Assim mudaria o esquema tático para um tradicional 4-4-2, que iria funcionar melhor neste jogo. Mas a sua teimosia é grande e isto vai levar o Botafogo para o fundo e o pior, é que a diretoria só vai perceber isto quando será tarde demais para pensar em título.

Uma pena que a cada ano o Botafogo vem maltratando a sua apaixonada torcida. O meu amigo Gaba falou corretamente após o jogo, "a torcida abandonou este time de derrotados, abandonar o Botafogo nunca!"

domingo, 24 de junho de 2012

PT RIO FEZ SUA CONVENÇÃO

O Partido dos Trabalhadores do município do Rio de Janeiro realizou ontem - sábado 23 - no auditório do Sindicato dos BancáRios, a sua convenção municipal, onde confirmou a aliança com o PMDB, apoiando a reeleição do atual prefeito, Eduardo Paes e indicando para vice o atual vereador do partido, Adilson Pires.

Além da confirmação da aliança, o PT escolheu a sua chapa de vereadores e o nosso nome foi aprovado como pré-candidato a vereador na cidade. Em breve após começar o prazo eleitoral - dia 06 de julho - iremos divulgar nossas propostas aqui no blog.

sábado, 23 de junho de 2012

PALPITES DO BRASILEIRÃO - SEXTA RODADA

Vamos aos nossos palpites da sexta rodada.

SÁBADO

VASCO X CRUZEIRO - O time cruzmaltino joga em casa e isto deve fazer a diferença. A Raposa ainda vem arrumando sua equipe. - VASCO

PORTUGUESA X SÃO PAULO - Clássico paulista no Canindé, a Lusa joga na sua casa mas não será pareo para o Tricolor paulista. - SÃO PAULO

ATLÉTICO-MG X NÁUTICO - O Gala joga em casa e tem mais time. ATLÉTICO-MG

DOMINGO

CORINTHIANS X PALMEIRAS - Clássico esvaziado, o Timão só pensa na Libertadores e o Alviverde só pensa na Copa do Brasil. Assim fica difícil achar um favorito - EMPATE

GRÊMIO X FLAMENGO - O Tricolor gaúcho vem com tudo e busca entrar no G4, jogando em casa é o favorito contra o Rubronegro carioca - GRÊMIO

FIGUEIRENSE X BAHIA - O Figueira joga em casa onde é muito forte, mas o Tricolor baiano é perigoso, os dois estão no meio da tabela e será um jogo equilibrado - EMPATE

BOTAFOGO X PONTE PRETA - O Alvinegro joga em casa e tem mais time, mas a macaca é muito perigosa. Mais aposto no BOTAFOGO

SANTOS X CORITIBA - O Peixe vem destroçado com a eliminação, mas o Coxa só pensa na Copa do Brasil, onde é finalista - SANTOS

SPORT X INTERNACIONAL - O Rubronegro penanbucano joga em casa onde é poderoso, mas o Colorado é um bom time. Aposto no INTERNACIONAL

ATLÉTICO-GO X FLUMINENSE - O Dragão goiano joga em casa, mas o Tricolor carioca tem muito mais time e vem empolgado com a última vitória sobre a Lusa. FLUMINENSE

sexta-feira, 22 de junho de 2012

BANCÁRIOS FAZEM PESQUISA NACIONAL

Os sindicatos de bancários de todo o país, estão realizando uma pesquisa para saber as prioridades para a pauta da próxima campanha salarial, que já começou a ser organizada. Os bancários já realizaram os congressos estaduais e nacional dos bancários do Bancos do Brasil e da Caixa Econômica Federal/CEF e agora teremos a Conferência Nacional da categoria onde a pauta de reivindicações será decidida.

Você bancário, clique na frase abaixo e participe da Consulta Nacional:


quinta-feira, 21 de junho de 2012

A PASSEATA QUE EU VI


Diversos representantes de entidades sociais de todo o mundo realizaram uma grande e bela passeata, exigindo um mundo diferente, mais justo e fraterno, com desenvolvimento sustentável e onde o ser humano seja o centro. Mas infelizmente parte da imprensa (TV Globo) tentou passar uma outra visão, mas a nossa voz jamais se calará por justiça social. 

Veja abaixo o texto do Carlos Vasconcellos que é editor do Jornal BancáRio. Esta a nossa passeata que construímos e vivemos.
Foto de Nando Neves

A passeata que eu vi

"Os governantes e engravatados não têm resposta para o drama do Planeta. Mas, a sustentabilidade é possível. Está nos gritos das ruas, dos povos, dos índios, dos pobres, dos sem-terra, do ribeirinho, dos excluídos e dos discriminados. Da mulher que amamenta e da criança de colo. Do estudante inquieto, do trabalhador oprimido e do bancário explorado. Dessa gente insistente que nunca desiste.

Na Av. Rio Branco, a chuva cai fina no asfalto quente, como a dizer que o Planeta geme e chora. Hoje, a avenida engarrafada deu lugar ao mar de gente. É o grito calado das florestas. Do rio que sangra, da baía cinzenta, do panda gigante e da onça assustada. Da ave aflita e da primavera atrasada.

O Rio hoje é o coração do mundo que pulsa forte e quer futuro. Que sonha e reage.  Aqui não tem dinheiro. Mas tem dignidade e consagração à vida."
(Carlos Vasconcellos – editor do Jornal Bancário)

Fonte: www.bancariosrio.org.br

terça-feira, 19 de junho de 2012

PREFEITO SANCIONOU A LEI DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sancionou lei, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, dia 13, que institui a Política Pública de Fomento à Economia Solidária no Município do Rio. De autoria do Poder Executivo e decretada pela Câmara Municipal, a nova lei se integra às estratégias gerais de desenvolvimento sustentável e aos investimentos sociais.

Além de promover e incentivar empreendimentos econômicos solidários, a nova lei visa a criação de novos grupos para se integrarem a redes associativas e cooperativistas de produção, comercialização e consumo de bens e serviços.

Para zelar pela implementação e cumprimento dessa lei, fica instituído o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário (Condesol), com representantes de empreendimentos econômicos solidários, entidades de apoio e do Poder Público de forma paritária, sem remuneração.

sábado, 16 de junho de 2012

PALPITES DO BRASILEIRÃO - QUINTA RODADA

Voltamos acertar 50% dos resultados na quarta rodada e vamos para os nossos palpites deste final de semana.

SÁBADO

INTERNACIONAL X BOTAFOGO - O Colorado joga em casa e tem o time mais certinho. O Glorioso ainda não acertou sua equipe. INTERNACIONAL

CRUZEIRO X FIGUEIRENSE - A Raposa ainda não inspira confiança e o Figueira é uma equipe perigosa. Aposto no EMPATE

FLUMINENSE X PORTUGUESA - O Tricolor joga no Rio e tem muito mais time. FLUMINENSE

DOMINGO

FLAMENGO X SANTOS - O Rubronegro joga no Rio e o Peixe só pensa na Libertadores. FLAMENGO

PALMEIRAS X VASCO - O time Cruzmaltino vive um momento muito melhor, mas a necessidade de vitória do Alviverde vai influir no resultado, mesmo com a cabeça na Copa do Brasil. Aposto no PALMEIRAS

SÃO PAULO X ATLÉTICO-MG - O Tricolor paulista joga em casa e tem um bom time, mas a cabeça está na Copa do Brasil. O Galo vem empolgado com a vitória fora de casa na rodada passada. Aposto em outra vitória do ATLÉTICO-MG

BAHIA X SPORT - O Tricolor Baiano joga em casa onde é muito forte, o Rubronegro pernanbucano não apresentou um bom futebol. BAHIA

PONTE PRETA X CORINTHIANS - A Macaca joga em casa e o Coringão com a cabeça na Copa do Brasil. Aposto na PONTE PRETA

CORITIBA X ATLÉTICO-GO - Mesmo pensando no confronto da Copa do Brasil, o Coxa vai passar por cima do Dragão. CORITIBA

NÁUITCO X GRÊMIO - Mesmo jogando em casa acho que o Tricolor gaúcho tem mais time. GRÊMIO

sexta-feira, 15 de junho de 2012

AGENDA PETISTA NA RIO+20

Nos próximos dias o país será palco de grandes debates sobre os rumos das questões ambientais do planeta. Paralelo ao evento acontece o evento “Cúpula dos Povos”, onde o Partido dos Trabalhadores e outros partidos de esquerda montaram uma tenda para debates.

No local, de 15 a 22 de junho, o Partido dos Trabalhadores (PT) por meio de seus representantes discutirá temas como a agricultura, sustentabilidade, erradicação da pobreza e as perspectivas eco políticas, entre outros temas que preocupam o mundo em meio a uma crise econômica mundial.

 
A Conferência das Nações Unidas sobre “Desenvolvimento Sustentável” deverá rever e até mesmo renovar compromissos firmados em outros encontros mundiais, como a Eco 92. Outros tempos, outros compromissos, com esse propósito a rede de entidades formada pelo Foro de São Paulo/FIESP, Fundação Friedrich Ebert/FES, Fundação Maurício Grabois/FMG e Fundação Perseu Abramo/FPA terá uma tenda onde assuntos como a crise do capitalismo e a construção de um modelo de desenvolvimento justo e sustentável, com também a participação dos movimentos sociais e o desenvolvimento inclusivo com democracia e soberania nacional serão discutidos de maneira ampla.

Os desafios que o PT enfrentará nesta conferência serão de criar novos paradigmas em torno dos eixos abordados. As temáticas básicas são a economia verde e a governança para o desenvolvimento sustentável. Dentro destes debates estão pontos críticos que afetam o mundo inteiro, neste momento de crise, como empregos, energia, alimentos, água, oceanos e desastres naturais.

 
Neste contexto os movimentos sociais terão um papel importantíssimo uma vez que já discutiam e defendiam algumas questões como distribuição de renda com melhoria da qualidade de vida e trabalho, respeito às culturas e ao meio ambiente com participação social nas políticas públicas.
O PT também defenderá neste evento a necessidade de um desenvolvimento que amplie a qualidade de vida dos setores populares, que amplie a capacidade produtiva e tecnológica e que preserve os direitos das gerações futuras entre outros temas.



quinta-feira, 14 de junho de 2012

PREFEITO VAI NO SINDICATO DOS BANCÁRIOS

Hoje o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, vai realizar um encontro com sindicalistas da CUT, a partir das 19:30 hs no auditório do Sindicato dos BancáRios, que fica na Av. Presidente Vargas 502, 21 andar, onde debaterão o apoio a sua reeleição e políticas de geração de emprego e renda.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

IGREJA DA PENHA AGORA TEM BONDINHO

Foto do bondinho da Igreja da Penha
Dois bondinhos com cabines panorâmicas e capacidade para transportar até 25 passageiros cada um passarão a ligar o Largo da Penha à Vila Cruzeiro, área ocupada pelas forças de pacificação. O projeto, que integra o Plano Inclinado Padre Laércio Dias de Moura, na Penha, será inaugurado no domingo, beneficiando 34 mil pessoas.

O trajeto gratuito sobre trilhos até a Igreja da Penha será feito em nove minutos, com três novas estações (Largo da Penha, Vila Cruzeiro e escadaria da Igreja da Penha). O projeto dará continuidade ao plano inclinado, em funcionamento desde 2003, que interliga a escadaria à igreja, em 230 metros.

— É um transporte que oferecerá conforto para os moradores da Vila Cruzeiro, que usam serviço de mototáxi, e vão ter outra opção de transporte — explicou o engenheiro Armando Queiroga, presidente da Riourbe, vinculada à Secretaria municipal de Obras, responsável pelo projeto.

terça-feira, 12 de junho de 2012

RIO VIRA CENTRO DOS DEBATES SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A cidade do Rio de Janeiro passa a ser o centro das discussões sobre o modelo de produção e consumo que adotaremos nos próximos anos. A partir desta segunda (11), a Central Única dos Trabalhadores e milhares de outros representantes dos movimentos sociais ocuparão a cidade para pressionar chefes de Estado a adotarem medidas práticas para garantir uma forma de desenvolvimento sustentável na Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Tenda da CUT
Durante toda a Cúpula dos Povos (leia mais abaixo), o trabalhador também poderá visitar a tenda Florestan Fernandes/CUT, no aterro do Flamengo, onde acontecerão debates e exposições relacionados ao mundo sindical.

Nossa agenda

Como destaque da agenda estão as atividades que realizaremos em nosso estande no dia 19 de junho e para a Marcha dos Movimentos Sociais, na tarde do dia 20.

Porque participar

A Central Única dos Trabalhadores acredita que um modelo de desenvolvimento sustentável só é legítimo se ouvir e levar em conta o que os trabalhadores têm a dizer.

O que a CUT defende

a) estabelecer uma meta para duplicar o número de empregos verdes e decentes até 2020, fazendo com que metade dos empregos do mundo sejam verdes. Considerando, que para ser verde, o trabalho precisa, além de respeitar o meio ambiente, ser decente: não pode ser degradante, como trabalho escravo, por exemplo, não pode promover desigualdade entre gêneros e raças, deve estar centrado na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores;

b) um sistema de proteção social com garantias de acesso universal em todo mundo à saúde pública e de qualidade, à previdência. É necessário reconhecer o papel sustentável que os sistemas de proteção social desempenham na redução da vulnerabilidade das pessoas;

c) a taxação sobre transações financeiras: para que os países mais pobres possam implementar as mudanças e para financiar o processo de requalificação de trabalhadores que deixarão atividades agressivas ao meio ambiente. Trocaremos parte dos lucros de quem ganha sem gerar empregos por recursos que financiarão um modelo sustentável de desenvolvimento.

E, claro, com metas claras e punições para quem não cumprir os acordos.

Os três momentos

As discussões sobre o desenvolvimento sustentável dividem-se em três momentos.

II Assembleia Sindical, entre 11 e 13 de junho
Acontece no Hotel Windsor Guanabara (Avenida Presidente Vargas, 392 – Rio de Janeiro), sob organização da CSI (Central Sindical Internacional) e da Fundação Sustainlabour. Serão 360 entidades sindicais de todo o mundo reunidas para discutir propostas divididas em cinco eixos: acesso sustentável a alimentos, energia e água; empregos verdes e transição justa: Oportunidades e desafios para mulheres e jovens;mudanças Climáticas e a ação sindical; gestão sustentável de produtos químicos e negociação coletiva para o desenvolvimento sustentável.

Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, entre 13 e 22 de junho, na Riocentro

Será o espaço em que a CUT e os movimentos sociais pressionarão para que as propostas da sociedade civil estejam presentes no acordo final da conferência e terá dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. As negociações oficiais preparatórias ocorrem entre 11 e 15 de junho e as negociações entre chefes de Estado entre os dias 20 e 22.

Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental – Contra a Mercantilização da Vida e em Defesa dos Bens Comuns, entre 15 e 23 de junho

Acontece no aterro do Flamengo e tem como objetivo articular a sociedade civil para apontar propostas que serão entregues à ONU. A CUT é a única central sindical presente no grupo de articulação.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

BANCÁRIO É REELEITO PRESIDENTE DA CUT-RJ

O companheiro Darby Igayara foi reeleito presidente da Central Única dos Trabalhadores no estado do Rio de Janeiro, com a companheira Neuza Luzia como vice-presidente. O Congresso aconteceu no Hotel Rio's Presidente no centro da cidade do Rio de Janeiro (Praça Tiradentes), nos dias 01 a 03/junho.

O Congresso também elegeu a delegação do Rio para o 11º Concut. O último dia do congresso também debateu o texto base estadual proposto pela atual direção da CUT-RJ e a intervenção da central na Rio+20 e nas atividades paralelas, que contou com a participação dos secretários estadual e nacional de Meio Ambiente da CUT, Edison Munhoz e Carmen Foro, respectivamente.

A nova direção da CUT-RJ para o triênio 2012-2015, tem a seguinte formação:

Executiva
Presidência: Darby Igayara (bancário)
Vice Presidência: Neuza Luzia (servidora da UFRJ)
Secretaria Geral: Aurélio de Medeiros (químico)
Secretaria de Finanças: José Garcia Lima (trabalhador de tecnologia da informação)
Secretaria de Organização e Política Sindical: Indalécio Wanderley (metalúrgico)
Secretaria de Formação: Maria do Céu (professora)
Secretaria de Comunicação: Edison Munhoz (petroleiro)
Secretaria da Mulher Trabalhadora: Virgínia Berriel (trabalhadora em telecomunicações)
Secretaria do Meio Ambiente: Iraciny da Veiga (bancária)
Secretaria de Relações de Trabalho: Marcello Azevedo (bancário)
Secretaria de Saúde: Vitor Carvalho (petroleiro)
Secretaria de Combate ao Racismo: Antonio Barbosa (trabalhador do setor elétrico)
Secretaria de Políticas Sociais: Geraldo Nunes (servidor público federal)
Secretaria de Juventude: Thiara Nascimento (trabalhadora da alimentação)

Plena
Luiz Antonio da Silva - Buka (estivador)
André Marinho (professor)
Jadir Baptista (metalúrgico)
Marcelo Rodrigues (bancário)
Luis Claudio (metalúrgico)
Yeda (trabalhadora em telecomunicações)
Drummond (portuário)
Alessandra (trabalhadora da alimentação)
Tulio (professor)
Oswaldo (professor)
Uedson Barreto – China (rodoviário)
Sergio Amorim (bancário)
Luis Carlos de Lima (petroleiro)
Raimundo Nonato (metalúrgico)
Sandra (servidora pública municipal)
Juarez Antunes (operário da construção civil)
Luisa Dantas (trabalhadora da saúde)
Sergio Abade (petroleiro)
Marlene (bancária)
Renata (bancária)
Rodrigo (servidor da UFRJ)
Vera Lucia (servidora pública federal)

Conselho Fiscal
Francisco Izidoro (trabalhador em telecomunicações)
Nildes (portuária)
José Francisco (servidor público federal)
Jacozinho (trabalhador de saneamento público)
Yeda (bancária)
Marilio Paixão (trabalhador de saneamento público)

domingo, 10 de junho de 2012

NOSSA PÁGINA NA INTERNET

Não deixe de visitar e divulgar o nosso site na internet que está muito bonito e comunicativo. Temos notícias divididas por categorias ( últimas notícias, esporte, sindical, política e comunidade ), temos seções de vídeos e fotos, além informações pessoais, uma seção sobre fotos da cidade do Rio de Janeiro e a possibilidade de cadastramento para receber o nosso boletim eletrônico.

sábado, 9 de junho de 2012

PALPITES DO BRASILEIRÃO - QUARTA RODADA

Na primeira rodada tive 50% de acertos, na segunda 50% e terceira 40%, vamos tentar melhorar nesta rodada e aumentar nossa média, que ficou em 46,66% de acertos. Quem quiser mandar os seus palpites iremos publicar é só mandar via comentários. Vamos aos palpites da quarta rodada.

 SÁBADO

FLAMENGO X CORITIBA - O Rubronegro joga no Rio e isto dá uma boa vantagem, mas o Coritiba tem um bom time, mas a sua cabeça é só a semifinal da Copa do Brasil contra o São Paulo. Aposto no FLAMENGO

PALMEIRAS X ATLÉTICO-MG - O alviverde joga com apoio da sua torcida, mas o Galo mineiro estréia o R49 - Ronaldinho Gaúcho, mas aposto no PALMEIRAS


DOMINGO

PORTUGUESA X ATLÉTICO-GO - A Lusa precisa de qualquer maneira da vitória e joga no Canindé, mas o Dragão goiano tem um time certinho. Aposto no EMPATE

FLUMINENSE X INTERNACIONAL - O Tricolor joga em casa e deve ter o Deco de volta, mas o Colorado tem um ótimo time e aposto num confronto muito equilibrado. EMPATE

GRÊMIO X CORINTHIANS - O Tricolor pensa na Copa do Brasil e o Timão na Libertadores, por isto acho que o fator campo fará diferença. Aposto no GRÊMIO

BAHIA X VASCO - O Tricolor baiano quando joga em casa é muito forte, mas o time cruzmaltino, quer manter a liderança. Aposto no EMPATE

SÃO PAULO X SANTOS - O tricolor pensa na Copa do Brasil e o Peixe na Libertadores, acho que o São Paulo vem mais forte para este confronto e joga no Morumbi. SÃO PAULO

CRUZEIRO X SPORT - Depois da virada no jogo contra o Botafogo, a Raposa vem cheia de moral para enfrentar o Leão pernambucano.Joga em casa, é favorito. CRUZEIRO

FIGUEIRENSE X PONTE PRETA - O Figueira é mais time e joga em casa, a Macaca vai tentar sair com um empate deste jogo. FIGUEIRENSE

NÁUTICO X BOTAFOGO - Jogo difícil para o Glorioso que tem mais time, mas o Timbu pernambucano quando joga em casa é forte.EMPATE

sexta-feira, 8 de junho de 2012

SÓ SEIS VEREADORES NÃO QUEREM A REELEIÇÃO

Faltam exatamente apenas quatro meses para a as eleições municipais e começa esquentar os bastidores da política. Neste pleito os eleitores irão eleger seus vereadores e prefeitos em todos os municípios do Brasil. Aqui na cidade do Rio de Janeiro o prefeito Eduardo Paes (PMDB) é o candidato a reeleição e terá como adversários principais, até o momento - o Rodrigo Maia (DEM), Otávio Leite (PSDB) e o Marcelo Freixo (PSOL).

O mais interessante, é que dos atuais 51 vereadores, 43  já confirmaram a tentativa de reeleição, 2 ainda estão indecisos e 6 (seis) decidiram não tentar a reeleição. Mas este mandato vem se caraterizando pela incapacidade da casa de apresentar grandes projetos que possam causar impacto na melhoria da qualidade de vida da população carioca. Quando você pergunta quem se lembra de um projeto que a câmara apresentou que beneficiou a população como um todo, ninguém sabe. Conforme estudo da ONG Transparência Brasil, 49 dos 51 vereadores tem mais de 50% dos textos propostos de baixa relevância.

A Câmara é marcada nesta legislatura por diversos escândalos e sua baixa produtividade, sabemos que tem uma minoria que luta com ética para melhorar a casa, mas infelizmente é insuficiente. Dos 51 vereadores, 13 foram citados em processos na justiça ou no tribunais de contas. Dos eleitos, 10 não completaram os seus mandatos, são eles: Alfredo Sirkis, Stepan Nercessian e Lilian Sá (eleitos Deputados Federais), Marcio Pacheco, Lucinha, Clarissa Garotinho, Aspásia Camargo (eleitos Deputados Estaduais), Cristiano Girão, e Luiz André Deco (presos), Jerominho, foi preso na legislatura passada e não pode concorrer, lançou a sua filha, Caminha Jerominho, que foi eleita e teve o mandato cassado, mas o TRE devolveu e vai tentar a reeleição e Nadinho de Rio das Pedras (assassinado). 

Por isto é super importante o eleitor olhar bem na hora de escolher o seu candidato. Procure ver com quem ele anda, qual o seu histórico e quem está ajudando em sua campanha. Hoje o transporte da cidade é caótico, principalmente para os moradores da Zona Oeste e nada é feito para mudar, afinal a grande maioria nas eleições recebe financiamento dos empresários de transporte, para nada ser mudado durante a legislatura e assim o cidadão fica a ver "navios".

quinta-feira, 7 de junho de 2012

SOBRE GILMAR MENDES

“Se Gilmar chegar ao Supremo, estão “correndo sério risco a proteção dos direitos no Brasil, o combate à corrupção e a própria normalidade constitucional”.
(Dalmo Dallari, na ocasião de sua indicação feita por FHC)

Charge do Bira

quarta-feira, 6 de junho de 2012

HOJE TEM A FESTA DE POSSE DOS BANCÁRIOS

Hoje a noite no salão nobre do América FC, na Tijuca tem a posse da nova diretoria eleita do Sindicato dos Bancários, que tem muito a comemorar depois de uma vitória arrasadora com mais de 86% sobre a chapa de oposição. A Chapa 1 - CUT, ganhou em todos os setores da categoria e que demonstrou que o caminho vem sendo trilhado com correção.

terça-feira, 5 de junho de 2012

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Hoje - dia 05/06 - é o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, este dia foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, na Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Este dia é celebrado em todo o mundo para chamar a atenção de toda a humanidade sobre a importância da preservação do meio em que vivemos.
Precisamos ir mais além do que lembrar da importância de preservar o meio ambiente em um só dia. Precisamos criar uma consciência ecológica em uma nova geração, que é preciso ter o desenvolvimento com sustentabilidade, afinal dependemos do planeta para sobrevivermos.
A cidade do Rio de Janeiro é uma metrópole com uma grande área verde e que precisa ser mantida para gerar empregos e renda com o turismo ambiental. Precisamos criar uma consciência ecológica nas nossas crianças, precisamos incluir na grade escolar das escolas do ensino fundamental, sejam públicas ou privadas, a matéria sobre a educação ambiental.
Só para pensar: Já pensaram quantos empregos seriam gerados se a Baia de Guanabara fosse limpa? Isto é a maior prova que preservação pode andar ao lado do desenvolvimento.

PALPITES DOS BRASILEIRÃO TERCEIRA RODADA

Até agora acertamos 50% nos nossos palpites, tanto na primeira como na segunda rodada. Vejam os nossos palpites para a terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

QUARTA

SPORT X PALMEIRAS - O fator campo pode equilibrar o confronto, mas o Alviverde tem muito mais time, mas está voltado para a Copa do Brasil. EMPATE

ATLÉTICO-GO X GRÊMIO - O Dragão goiano é perigo e tem uma boa equipe. O tricolor gaúcho está com a cabeça voltada para o confronto da Copa do Brasil. ATLÉTICO-GO

VASCO X NÁUTICO - Fator casa e com uma equipe muito mais forte, o Vasco deve fazer o dever da casa a ganhar do Timbú. VASCO

ATLÉTICO-MG X BAHIA - Pode ser a estréia de Ronaldinho Gaúcho no Galo mineiro, mas o tricolor baiano pode estragar a festa, mas o fator campo deve pesar. ATLÉTICO-MG

CORITIBA X PORTUGUESA - O Coxa Branca joga em casa e com um time muito mais arrumadinho, continua na disputa da Copa do Brasil, mesmo assim a Lusa não deve fazer frente. CORITIBA

SANTOS X FLUMINENSE - O Peixe joga sem Neymar e só pensa no confronto contra o Corinthians pela Libertadores, aposto no FLUMINENSE, mesmo jogando fora de casa.

INTERNACIONAL X SÃO PAULO - O Colorado está com a cabeça voltada a penas para o Brasileirão e joga em casa. Já o Tricolor paulista só pensa na Copa do Brasil. INTERNACIONAL

PONTE PRETA X FLAMENGO - A Macaca joga em casa onde é muito forte e o Rubronegro carioca vem abalado com a crise com o Ronaldinho Gaúcho. Aposto na PONTE PRETA

QUINTA

BOTAFOGO X CRUZEIRO - O Alvinegro carioca tem mais time, a Raposa ainda monta o seu time e jogando em casa, sou mais BOTAFOGO

CORINTHIANS X FIGUEIRENSE - O Coringão só pensa no Santos pela Libertadores e o Figueira tem um bom time. EMPATE

segunda-feira, 4 de junho de 2012

BRASIL CARINHOSO VAI TIRAR DOIS MILHÕES DA EXTREMA POBREZA

O Programa Brasil Carinhoso vai garantir uma renda mínima de R$ 70,00 por cada pessoa das famílias que tenham o Bolsa Família e tenham crianças com até 6 anos de idade. A presidenta Dilma Rousseff garantiu que dois milhões de famílias sairão da extrema pobreza com o programa complementar.
 
“Uma família com um casal e três filhos que tenha uma criança com menos de seis anos de idade recebia, até agora, R$ 166,00. A partir do dia 18 de junho, essa família pode receber até R$ 350,00, por quê? Porque são três filhos e um casal – cinco pessoas – cinco vezes sete: R$ 350,00”. afimou Dilma. 

Segundo a presidenta, o Brasil Carinhoso também está ampliando a prevenção e o tratamento de doenças que afetam nossas crianças. A partir de hoje, começam a serem distribuídos, de forma gratuita, remédios para o tratamento da asma na rede Aqui tem Farmácia Popular. A ação tem foco nas crianças, já que, de acordo com o Ministério da Saúde, a asma é a segunda principal causa de internação de crianças de até 5 anos no Sistema Único de Saúde.

“A falta de ferro e de vitamina A é muito preocupante porque pode causar anemia e aumentar o risco de infecções, prejudicando o desenvolvimento por toda a vida”.

O Brasil Carinhoso, de acordo com a presidenta, também vai aumentar o número de vagas e melhorar a qualidade das creches. O governo federal vai repassar paras as prefeituras, de forma imediata, recursos para custear novas vagas abertas em creches públicas ou conveniadas. Também haverá incentivo para matrículas de crianças do Bolsa Família nas creches de todo o país.

sábado, 2 de junho de 2012

BRASÍLIA É CAMPEÃO DO NBB

O Novo Basquete Brasil - NBB - já tem um campeão, é o Brasília que ganhou (78 x 62) do São José/SP (vice campeão), nesta manhã de sábado (02). O Brasília é Tricampeão do basquete nacional.

INAUGURADO NOVO ESPAÇO DOS BANCÁRIOS RIO

O Presidente dos Bancários, Almir Aguiar e outros bancários cortam a fita
No dia da posse da nova diretoria eleita do Sindicato dos BancáRios (dia 29/05), depois de um belo debate sobre a reforma política, com a presença do presidente nacional da CUT , Arthur Henrique e a ex-governadora do Pará, Ana Julia, foi inaugurado mais um espaço para a categoria bancária, o 16º andar da sede da entidade. O local terá um Centro de Memória da categoria bancária e da luta dos trabalhadores, o Centro Cultural dos Bancários, uma sala de reuniões além da presidência e a vice-presidência.

O presidente Almir Aguiar lembrou que as novidades são uma continuidade da remodelação e modernização da sede da entidade iniciada pelo então presidente Vinícius Assumpção, em 2004.

“Este é um momento muito importante para a categoria, que ganha novos espaços culturais e de resgate de sua história. Nos orgulhamos de nosso passado e esta trajetória jamais poderá ser esquecida. Vamos oferecer também mais conforto para os aposentados, que dedicaram toda uma vida ao trabalho e merecem um espaço bonito e com mais dignidade. Estas obras são uma continuidade das reformas de nossa sede feita em 2004, quando a entidade era presidida pelo Vinícius”, disse.

“No Espaço Cultural, os bancários poderão não somente apreciar obras de arte, mas também expor seus trabalhos de pintura, escultura, fotografia e poesia”, ressalta o diretor do Sindicato Geraldo Ferraz, que acompanhou toda a reforma do andar . Os bancários já podem visitar a exposição com fotos antigas que contam um pouco da trajetória da categoria.


sexta-feira, 1 de junho de 2012

HOJE TEM POSSE DA PREVI-BB E CASSI

Hoje é um dia super importante para todos os bancários do Banco do Brasil, ativos e aposentados, afinal os novos diretorres eleitos da CASSI e da PREVI tomam posse. Hoje de manhã a companheira Miriam Fochi e demais integrantes da chapa vencedora tomam posse na CASSI - Caixa de Assistência dos funcionários do Banco do Brasil, no auditório do prédio sede 3 do Banco em Brasília.
A Chapa que a companheira Miriam liderava (Chapa 1 - Cuidando da Cassi, apoiada pela Contraf/CUT e pela maioria das entidades sindicais bancárias em todo o Brasil), contra 25,2% da Chapa 5 - Uma nova Cassi e 22,9% da Chapa 3 - Responsabilidade e Experiência.
PREVI-BB
A tarde (17h) na AABB-Lagoa a Chapa 6, que teve a frente o companheiro Marcel Barros toma posse. Marcel será o novo diretor de seguridade do maior fundo de pensão do Brasil. A Chapa 6 foi apoiada pela Contraf/CUT e também pela maioria das entidades sindicais bancárias em todo o Brasil e venceu as eleições com 22,5% dos votos apurados. a Chapa 1 ficou em segundo com 21,9%, Chapa 2 com 15.380, Chapa 5.787. Votaram mais de 110 mil bancários.

COMEÇA O CONGRESSO ESTADUAL DA CUT/RJ

Hoje - sexta/01/05 - será a abertura do 14º  Congresso Estadual da CUT/RJ, que acontecerá no Hotel Rio's Presidente na Praça Tiradentes, centro. O ex-ministro e dirigente nacional do Partido dos Trabalhadores, José Dirceu fará a palestra de abertura e falará sobre a conjuntura política. Nesta edição, o CECUT homenageia o saudoso jornalista e fotógrafo sindical Jorge Nunes, falecido no ano passado.

Também estarão em debate temas como mobilidade urbana, economia e trabalho no estado e Rio+20. O 14º Congresso Estadual da CUT também elegerá a próxima direção da CUT-RJ e a delegação do estado para o CONCUT (Congresso Nacional da CUT).
Confira a programação completa:

1º de junho (sexta)


18h30 – Abertura
Darby Igayara
Neuza Luzia
Aurélio Medeiros

19h30 – Análise de conjuntura
José Dirceu

21h – Mesa política
Indalécio Wanderley
Roberto Ponciano
Glória Ramos
Partidos e Centrais

2 de junho (sábado)
9h – Regimento Interno
Aurélio Medeiros
Marcello Azevedo
Virginia Berriel

9h30 – Apresentação do Texto Base da CUT Nacional e contribuições das correntes políticas
Aurélio Medeiros
Marcello Azevedo
Virginia Berriel

11h30 – Rio+20
Carmem Foro
Edison Munhoz

12h30 – Almoço

14h – Apresentação do Texto Base da CUT-RJ e dos temas principais do 14º CECUT
Texto Base - Neuza Luzia e José Garcia Lima
Economia e Trabalho no Rio de Janeiro – Dieese
Mobilidade Urbana - Rômulo Orrico

16h – Debate sobre os temas

20h – Jantar

3 de junho (domingo)
9h – Emendas e contribuições ao Texto Base
Darby Igayara
Neuza Luzia
Assessoria da CUT-RJ

11h – Eleição da direção da CUT-RJ (mandato 2012/2015) e da delegação para o CONCUT

12h – Encerramento.