A ponte estaiada já iluminada
|
A Prefeitura do Rio inaugurou na última terça-feira (24/12), a ponte estaiada na Barra da Tijuca, que foi batizada "Ponte Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales". A ponte é um pedaço importante da TransCarioca, que será entregue em 2014 e já tem 85% das suas obras concluídas. Ela faz a ligação das lagoas de Jacarepaguá e da Tijuca, na Av. Ayrton Senna.
O Prefeito Eduardo Paes falou sobre a
importância da ponte para integração da cidade: "Isso é muito mais do que apenas uma ponte, uma vez que faz com que o Rio
seja uma cidade mais integrada. O principal problema das pessoas que moram mais
longe é justamente a questão da mobilidade, da integração entre bairros".
A maioria dos recursos vieram do Governo Federal, que aportou R$ 1,1 bilhão e a Prefeitura R$ 600 mil. Esta obra demonstra o acerto da Prefeitura do Rio de firmar parceiria com o governo Dilma, isto só faz bem para a cidade.
A ponte conta com quatro faixas de trânsito, sendo duas exclusivas para o BRT TransCarioca, todas no sentido Linha Amarela para Av. das Américas, com isto, acaba o sinal que segurava o trânsito naquela região, no cruzamento entre as avenidas Ayrton Senna e Abelardo Bueno. A ponte possui 56 cabos que sustentam o vão central e cada um de seus mastros medem 48 metros de altura. É uma grande obra e que ficou muito bonita.
A Prefeitura ainda trabalha numa segunda ponte estaiada que irá compor a TransCarioca, que fica sobre a Baía de Guanabara, ligando o Fundão a Ilha do Governador. Esta será exclusiva para o BRT. Quando inaugurada, a TransCarioca irá reduzir em 60% o tempo gasto entre a Barra e o Galeão e ainda integrando com outros modais de transporte, como trem, metrô e ciclovias. Estima-se que 320 mil
pessoas passem a usar o BRT Transcarioca diariamente.
Fonte: Prefeitura do Rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação!