quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CAIU A FICHA


Você já deve ter escutado a frase "agora caiu a ficha". Olhe a figura acima e você verá a origem desse antigo bordão. Caramba, já passei horas no orelhão e as fichas caindo e quando acabava as fichas, era um abraço e não tinha nenhum aviso. Lembro das pessoas penduradas e você querendo falar, era o fim do mundo...
 
Fonte: Rebobine

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

RAIO X DO BRASILEIRÃO

O título parece que já tem dono, é o Cruzeiro (65) que após a rodada passada, colocou 12 pontos sobre o segundo colocado, o Botafogo e agora faltando apenas 7 rodadas para o final. Nas demais disputas (Copa Libertadores e Rebaixamento) tudo indefinido.
 
Vagas para a Copa Libertadores: Botafogo (53), Grêmio (53) e Atlético/PR (52), compõem o chamado G4, que pode virar G3, se o São Paulo for campeão da Copa Sul Americana. Mas pode virar G6, se um brasileiro não ganhar a Sul Americana, se o campeão da Copa do Brasil for algum membro do G4 - hoje Grêmio ou Atlético/PR e o Atlético/MG estiver entre os 6 primeiros colocados. Ainda lutam para chegar nesta briga o Goiás (49), Vitória (47) e Santos (44). Acho que São Paulo (43), Internacional (42), Flamengo (41), Coritiba (40), já não chegam para brigar pela vaga na Libertadores e também não vão brigar para cair.
 
A luta contra o Rebaixamento: Portuguesa (39), Bahia (37) e Fluminense (36) precisam ficar de olhos bem abertos nesta reta final. Vejo a Portuguesa pontuando e vejo o Bahia e o Fluminense caindo de produção. A Ponte Preta (33), que eu já considerava morta, Vasco (33) e Criciúma (32) lutam desesperadamente para fugir da zona da degola. O Náutico (17), já era.
 
Vejam os próximos três confrontos de cada um na Luta pela Libertadores e contra o Rebaixamento.
 
TÍTULO E LIBERTADORES:
 
CRUZEIRO (65): Santos (F), Grêmio (C), Vitória (F)
BOTAFOGO (53): Goiás (F), Internacional (F), Portuguesa (C)
GRÊMIO (53): Bahia (C), Cruzeiro (F), Vasco (C)
ATLÉTICO/PR (52): Internacional (C), São Paulo (C), Criciúma (F)
GOIÁS (49): Botafogo (C), Flamengo (F), Ponte Preta (C)
VITÓRIA (47): Corinthians (C), Ponte Preta (F), Cruzeiro (C)
SANTOS (44): Cruzeiro (C), Vasco (F), Bahia (C)
 
REBAIXAMENTO:
 
PORTUGUESA (39): São Paulo (F), Coritiba (C), Botafogo (F)
BAHIA (37): Grêmio (F), Atlético MG (C), Santos (F)
FLUMINENSE (36): Flamengo (N), Corinthians (F), Náutico (C)
PONTE PRETA (33): Criciúma (F), Vitória (C), Goiás (F)
VASCO (33): Coritiba (C), Santos (C), Grêmio (F)
CRICIÚMA: Ponte Preta (C), Náutico (F), Atlético/PR (C)
 
Meus palpites depois da 34ª rodada, são:
 
1 - Cruzeiro - 69 Pontos (Acho que na 35ª rodada, o Cruzeiro conquista a taça)
2 - Grêmio - 59 Pontos
3 - Botafogo - 57 Pontos
4 - Atlético/PR - 57 Pontos
5 - Goiás - 54 Pontos
6 - Santos - 50 Pontos
7 - Vitória - 50 Pontos
* Não estou incluindo o Atlético/MG na classificação, já que o clube mineiro conquistou sua vaga para a Libertadores, como atual campeão da competição.
 
14- Portuguesa - 42 Pontos
15 - Fluminense - 40 Pontos
16 - Bahia - 40 Pontos
17 - Vasco - 39 Pontos
18 - Criciúma - 37 Pontos
19 - Ponte Preta - 36 Pontos
* Não estou incluindo o Náutico (17) que já foi para a segunda divisão em 2014.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

OS POLOS DO RIO

A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário - SEDES, coordena o Programa Polos do Rio, que tem como objetivo principal, organizar os pequenos, micros e médios empresários para debaterem as suas demandas e assim encontrar soluções que sejam boas para a cidade, melhorando o ambiente de negócios, gerando mais empregos e renda. O Programa Polos do Rio procura trabalhar as vocações locais, estimulando à atividade econômica e consolidação de espaços atraentes de convivência para os cariocas e turistas.
 
O Programa Polos do Rio foi criado pelo prefeito Eduardo Paes, através do Decreto 31.473/09 e conta hoje, com 25 polos que podem ser Gastronômicos, Comerciais, Turístico, Lazer ou multi setoriais e estão espalhados por todo o município do Rio de Janeiro. Podemos citar alguns deles como: Polo Gastronômico do Lido, Polo de Plantas Ornamentais de Ilha de Guaratiba, Polo Gastronômico da Tijuca, Polo Comercial de Campo Grande e o Polo mais novo do Programa, que é o Centro Rio, que abrange a região do SAARA.
 
O Programa tem parceiros importantes e que hoje compõem a governança, são eles: SEBRAE/RJ, SINDRIO, BANCO DO BRASIL, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO RIO DE JANEIRO e CAIXA. Vejam no endereço abaixo todos as informações sobre o Programa Polos do Rio.
 

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PRAZO DE VALIDADE DOS ALIMENTOS


Muita gente tem a preocupação com a validade dos alimentos e como são definidos estes prazos. Pensando nisto, fiz uma pesquisa na internet e descobrimos uma boa entrevista no Blog do Curioso, com a Renata Celeghini, doutora e pesquisadora do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA) da Unicamp, para saber mais sobre o assunto.
 
Os testes são feitos em condições controladas de temperatura e umidade. Quando são analisados alimentos que duram mais, o ambiente é alterado para que as mudanças aconteçam mais rápido. O processo é chamado de avaliação de estabilidade acelerada. “Em um teste com azeite, por exemplo, as amostras receberam luz direta por 12 horas diárias durante seis meses. Depois, calculamos a quanto tempo isso equivale”, diz Renata.
 
As amostras são checadas em intervalos regulares para detectar alterações microbiológicas, de cor ou de textura. Pelo menos três embalagens são abertas por vez para o caso de defeitos de fabricação. Depois, o material é descartado e as amostras restantes continuam no ambiente até completar os testes.
 
Os testes microbiológicos são os maiores determinantes da vida do produto. Mesmo se o produto continuar com aspecto idêntico ao original, o número de micro-organismos é o que o torna impróprio para o consumo. Os limites para cada classe de alimentos obedecem aos padrões microbiológicos estabelecidos pela ANVISA.
 
Qual é a diferença entre comer um alimento um dia antes e um dia depois do prazo de validade?
Provavelmente nenhuma. Existe uma margem de tolerância em cada prazo de validade para evitar possíveis erros. Se a data de vencimento de um produto é um ano após a fabricação, pode ser que ele só estrague um ou dois meses depois do que o rótulo diz. Mas essa margem varia de fabricante para fabricante, então o recomendável é não consumir nada que já esteja vencido.
 
Algum alimento pode estragar antes do prazo de validade?
Qualquer um, dependendo das condições de armazenamento. Normalmente, é feito um estudo para determinar esse prazo. Se as condições a que se submete o alimento forem muito diferentes das usadas para fazer os testes, pode ser que ele estrague antes do previsto. Alguns fatores que contribuem para isto são exposição à luz e altas temperaturas.
 
Que riscos as pessoas correm comendo comida depois do prazo de validade? Mas quanto tempo depois?
Depois de determinado tempo, a comida passa a ser foco de proliferação de micro-organismos de todo tipo, até os patogênicos. Ingerindo esse material, o consumidor pode ter uma intoxicação alimentar ou até problemas mais sérios, como botulismo. Alguns desses tipos de infecção podem levar à morte.
 
Os mais velhos dizem que, antigamente, não existia prazo de validade e ninguém passava mal por causa disso. A qualidade dos alimentos mudou?
Mesmo hoje, é difícil identificar intoxicações alimentares, já que as pessoas não relacionam imediatamente um mal-estar a um alimento que pode ter sido consumido em más condições. O que mudou é que hoje damos mais atenção a este tipo de problema. Não significa que não acontecesse antigamente.
 
Qual o alimento mais perigoso para consumir fora da validade? E o menos perigoso?
Levando em conta a proliferação de micro-organismos, o mais conhecido é o ovo, que pode estar contaminado com bactérias Salmonella quando consumido cru, como na maionese. O óleo de cozinha, por não ter umidade, não preocupa quanto a micro-organismos e só tem prazo de validade por causa da decomposição de algumas de suas substâncias. Mesmo assim, esses processos químicos podem gerar componentes tóxicos após a data determinada.
 
Se estiverem refrigerados, os alimentos ganham uma sobrevida?
Em alguns casos, sim. Se o produto for congelado, dura mais, porém é difícil saber quanto tempo, já que isto não é indicado no rótulo. Existe o risco de deixar o alimento no congelador e ele estragar mesmo assim, por isso a prática não é recomendável.
 
Por que água mineral tem prazo de validade? Água estraga?
Existe um ditado que diz: “água parada é água estragada”. Se você pegar água da torneira, deixar em um recipiente de um dia para o outro e depois fizer uma análise microbiológica, ela vai estar cheia de micro-organismos. Por mais que a embalagem de plástico seja estéril, contém oxigênio e água. Isso já é o suficiente para a reprodução de seres vivos.

sábado, 26 de outubro de 2013

PALPITES DO BRASILEIRÃO 31ª RODADA

Faltam apenas oito rodadas para o fim de mais uma edição do Campeonato Brasileiro. Na disputa pelo título, o Cruzeiro já colocou a mão na taça, mesmo com a sua caída de produção, o Grêmio, Atlético/PR e Botafogo, não demonstram forças para chegar. Na briga pelas vagas na Copa Libertadores de 2014, Cruzeiro, já garantiu uma vaga e as outras três brigam, Grêmio (53), Atlético/PR (51), Botafogo (50), Goiás (46), Vitória (44), Santos (43) e Internacional (42). Na briga para continuar na primeira divisão no ano que vem, a disputa é grande. O Náutico (17) já foi e a Ponte Preta (30) só um milagre. Criciúma (32), Vasco (33), Bahia (36), Fluminense (36), Coritiba (37) e Portuguesa (38), disputam, quem vai "fugir" das outras duas vagas. Corinthians, Flamengo e São Paulo, todos com 40 pontos, estão só olhando, é um olho no padre e outro na missa. Vamos aos nossos palpites, depois de acertar apenas dois resultados na rodada passada.

SÁBADO - 26/10

Botafogo X Atlético-MG - BOTAFOGO
Cruzeiro X Criciúma - CRUZEIRO
 
 
DOMINGO - 27/10
 
Corinthians X Santos - CORINTHIANS

Bahia X Atlético-PR - BAHIA

Internacional X São Paulo - EMPATE

Ponte Preta X Vasco - EMPATE

Portuguesa X Flamengo - FLAMENGO
Fluminense X Vitória - FLUMINENSE

Náutico X Goiás - GOIÁS

Coritiba X Grêmio - EMPATE

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

TV GLOBO ESCONDE PREMIAÇÃO DO BOLSA FAMÍLIA

O Programa Bolsa Família ganhou um importante prêmio internacional comparável a ganhar uma Copa do Mundo na erradicação da pobreza e este prêmio só é concedido de três em três anos, pela Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA), que tem atuação em mais de 150 países.
 
A premiação foi destaque em vários telejornais de outras redes de televisão, menos nos telejornais da TV Globo. Incrível, como podem esconder uma premiação tão importante. Na edição de terça-feira (15), não mostrou a principal notícia sobre mais um êxito de uma política pública que combate um dos problemas históricos do Brasil, a pobreza. O expurgo da notícia pelo principal telejornal do país não chega a ser surpresa para quem acompanha a linha editorial das organizações Globo. Em sintonia com setores da oposição tucana que desdenha do programa social, o jornal O Globo já publicou diversos artigos e editoriais contrários ao Bolsa Família.
 
A Globo vem perdendo totalmente a vergonha de assumir sua posição oposicionista ao Governo Federal, vejam mais uma: O telejornal da Globo não divulgou a pesquisa do Instituto Vox Populi, afinal ela não foi muito favorável aos candidatos da oposição. Até nos problemas de segurança pública que o estado de São Paulo passa, a emissora tentar absolver o governador do PSDB, Geraldo Alckmin.
 
Não paro de dizer, que isto na verdade é preconceito de classe, eles não admitem que um operário governou e mudou a história do Brasil. Na cabeça das elites, trabalhador foi feito para ser mandado e não para mandar, ainda mais no "país deles". Isto é a inversão da lógica que eles e o capital sempre cultivaram na nossa sociedade.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

UM TIME SEM ALMA

Sempre foi assim. Num jogo decisivo e importante, vale mais a raça, a vontade de vencer do que a técnica do melhor time e ontem isto voltou acontecer no Maracanã, o time do Botafogo é melhor no papel, mas de nada adiantou. O que assistimos foi uma equipe sem alma, sem vontade de vencer e de alcançar grandes objetivos. Sei do esforço que a diretoria vem fazendo para manter as obrigações, com a equipe, mas fica a impressão que falta um pulso mais forte na direção do futebol do clube, não vejo alguém com autoridade no futebol do Botafogo para cobrar deste elenco respeito as tradições alvinegras. Ontem eles humilharam a torcida, mais uma vez e depois perguntam o porque da falta de apoio. 
 
Hoje, o Botafogo tem no seu elenco, alguns jogadores que querem apenas receber o salário e mais nada. Posso tranquilamente apontar um como exemplo, o lateral esquerdo Júlio César, ele vem já alguns jogos, andando em campo ou podemos dizer "trotando" e ontem não foi diferente, é uma falta de respeito com quem vai aos estádios para assistir, no mínimo, um time com vontade de vencer. Praticamente ninguém jogou nada e o garoto Gilberto (que é bom lateral), deixou uma avenida pelo seu lado, mas percebemos a sua vontade de acertar, enquanto seu companheiro de lateral, apenas assistia ao jogo. Qual foi a bola que ele foi para cima do Leonardo Moura? Vou responder: Nenhuma.
 
Não quero aqui fazer nenhuma perseguição, mas algo está de errado no "Reino da Dinamarca", não quero esconder as deficiências do nosso treinador que arma um bom time, mas não consegue mudar a forma de jogar da equipe durante uma partida, não entendo o porque não deixar o Bruno Mendes pegar ritmo de jogo, ele com certeza é o melhor atacante que temos hoje.
 
Agora é olhar para frente, esfriar a cabeça, para não cometer nenhum erro de percurso e alcançar a vaga da Libertadores ou o ano irá pelo ralo, mesmo com a conquista do Campeonato Carioca. O Time tem que vencer o Atlético/MG sábado e passar uma borracha nesta noite. Que os erros sirvam para sacudir o time. O Bolívar fala em hombridade, mas este time tem isto? Achei em certo momento do campeonato que sim, mas hoje tenho minhas dúvidas.

UMA NOVA REGIÃO PORTUÁRIA

Túnel da Saúde
A Prefeitura do Rio, inaugurou no último domingo (20/10) a Via do Binário do Porto, que será alternativa ao fechamento da Perimetral, que será demolida no dia 17 de novembro e seu fechamento será no proximo dia 02. A nova via no Porto tem 3,5 km de extensão e três faixas em cada sentido. Quando toda obra estiver pronta, haverá um aumento de 27% da capacidade do fluxo de trafego na Região Portuária.
Via do Binário
 
Nesta primeira etapa, será entregue a ligação do Viaduto do Gasômetro à Avenida Rio Branco, no percurso que inclui as ruas Equador, Avenida Professor Arlindo Rodrigues, Túnel da Saúde (parte da nova Avenida Oscar Niemeyer), Avenida Venezuela e Avenida Rio Branco. No outro sentido, o acesso à Via Binário do Porto pela Avenida Rodrigues Alves começa na Rua Silvino Montenegro, Avenida Oscar Niemeyer, Túnel da Saúde, Avenida Professor Arlindo Rodrigues , Via B1, Via C3 e alças de acesso ao Viaduto do Gasômetro.
 
Acho que esta obra vai causar alguns transtorno no cotidiano de quem vem para o centro da cidade, mas ela é fundamental para a região portuária que ficou abandonada durante anos e que agora se incorpora as transformações que a cidade vem passando. Além devolver e recuperar uma área histórica para a cidade, a revitalização mudará a lógica, que o carioca não gosta de morar perto do centro da cidade.
 

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

HOJE TEM COPA DO BRASIL

Começa hoje a definição dos semifinalistas da Copa do Brasil. Vejam abaixo os confrontos e os nossos palpites.
 X  - Jogam hoje e no primeiro jogo o placar foi 1 x 1, agora o Furacão joga em casa e um empate em 0 x 0 classifica. Para o Colorado, a classificação só vem com a vitória ou empate em 2 gols ou mais. Empate em 1 x 1, a decisão vai para os pênaltis. Aposto no fator casa ATLÉTICO/PR
 
 X  - Jogam hoje e no primeiro jogo, o placar foi 0 x 0. Agora o Tricolor joga em casa e se classifica com uma vitória simples. O Timão tem que vencer ou empatar com gols. Um 0 x 0 leva a decisão para os pênaltis. Aposto no CORINTHIANS
 

 X  - Jogam amanhã (quinta). No primeiro jogo a equipe Esmeraldina vencer por 2 x 1 e agora joga pelo empate. O Time da colina precisa vencer sem tomar gols, caso contrário a classificação só vem de forma direta se for por 2 gols de diferença. Uma vitória do Vasco por 2 x 1, leva a disputa para os pênaltis. Aposto no fator casa. VASCO
 
 X  - Jogam hoje e no primeiro jogo o placar foi 1 x 1. Como é classíco regional, não tem esta de gol fora de casa, valer para o desempate. Em caso de empate, vamos para os pênaltis. Aposto na maior qualidade do time do BOTAFOGO

AS VAGAS PARA A COPA DO MUNDO

As vagas vão tendo donos e agora restam poucas oportunidades para conseguir uma tão sonhada vaga na Copa do Mundo, no Brasil, em 2014. Já conseguiram as suas vagas, 21 seleções (bandeirinhas abaixo) e restam agora apenas 11 vagas ( 5 da África, 4 Europa e 2 da repescagem mundial). Vejam as classificadas e as vagas que restam.


AMÉRICA DO SUL
 
São 5 vagas diretas. Classificam-se para a Copa os quatro primeiros do grupo único sul-americano e uma vaga será na repescagem entre o quinto sul americano e o melhor colocado da última fase na Oceania. O Brasil fica com uma vaga por ser o país sede.


Classifcados: BRASIL (País sede), ARGENTINA, COLÔMBIA, CHILE e EQUADOR.
Repescagem Mundial: O URUGUAI vai disputar a repescagem contra a NOVA ZELÂNDIA.


EUROPA
 
São 13 vagas. As 9 primeira vagas européias ficam com os primeiros colocados de cada um dos nove grupos. As 4 últimas vagas da Europa saem de confrontos diretos de ida e volta definidos por sorteio entre os oito melhores segundos colocados dos grupos.
 

 

Classificados: BÉLGICA, ITÁLIA, ALEMANHA, HOLANDA, SUÍÇA, RÚSSIA, BÓSNIA HERZEGÓVINA, INGLATERRA e ESPANHA.

Repescagem: Jogos nos dias 15 e 19 de novemvro

CROÁCIA X ISLÂNDIA
PORTUGAL X SUÉCIA
FRANÇA X UCRÂNIA
ROMÊNIA X GRÉCIA
 

AMÉRICA DO NORTE E CENTRAL
 
São 3 Vagas. Classificam-se para a Copa os três primeiros do grupo único quarta e última fase. O quarto colocado disputa a repescagem contra o vencedor da disputa dos 2 terceiros colocados.



 
Classificados: ESTADOS UNIDOS, COSTA RICA e HONDURAS.
Repescagem Mundial: O MÉXICO vai disputar a repescagem com a JORDÂNIA


ÁFRICA
 
São 5 vagas. As vagas africanas são definidas em confrontos diretos de ida e volta entre os melhores colocados dos dez grupos da primeira fase. estes confrontos ainda vão acontecer. Vejam os 10 classificados para a disputa final: ETIÓPIA, TUNÍSIA, COSTA DO MARFIM, GANA, BURKINA FASSO, NIGÉRIA, EGITO, ARGÉLIA, CAMARÕES e SENEGAL

 
ÁSIA
 
São 4 vagas. Classificam-se para a Copa os dois primeiros de cada grupo da fase final asiática. Os dois terceiros disputam uma vaga na repescagem, contra o quinto sul americano.
 
      
 
Classificados: JAPÃO, IRÃ, COREIA DO SUL e AUSTRÁLIA (que disputa as eliminatórias asiáticas).
Repescagem Mundial: A JORDÂNIA vai disputar a repescagem contra o MÉXICO 


OCEANIA
 
Uma vaga ou nenhuma. O melhor colocado na última fase passa para a repescagem mundial.

Repescagem Mundial: A NOVA ZELÂNDIA vai enfrentar o URUGUAI