quarta-feira, 11 de junho de 2014

SÉRIE BANDEIRAS DA COPA: RÚSSIA

ATUAL BANDEIRA DA RÚSSIA
Serão 32 países ( México, Uruguai, França, Argentina, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia, Inglaterra, Estados Unidos, Argélia, Alemanha, Austrália, Gana, Holanda, Japão, Camarões, Itália, Brasil, Costa do Marfim, Suíça, Portugal, Espanha, Honduras, Chile, Croácia, Colômbia, Irã, Bósnia, Equador, Costa Rica, Bélgica e Rússia), que vão disputar a Copa do Mundo aqui no Brasil a partir do dia 12 de junho, próxima quinta-feira.
Já retratamos um pouco das histórias das bandeiras do Brasil, Argentina, Inglaterra, Chile, Camarões, México, Uruguai, Itália, Costa do Marfim, França, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia, Estados Unidos, Argélia, Alemanha, Honduras, Austrália, Gana, Croácia, Holanda, Japão, Suíça, Irã, Colômbia, Bélgica, Costa Rica, Bósnia e Portugal). Agora iremos retratar um pouquinho da história da bandeira da RÚSSIA é a trigéssima bandeira da Série BANDEIRAS DA COPA. Ainda faltam: Espanha, Equador.
BANDEIRA DE 1918 A 1920

A Bandeira Russa, segundo uma lenda popular, surgiu da necessidade da futura marinha russa ter a sua bandeira e isto surgiu numa visita que o Czar, Pedro o Grande, realizou em 1699 no Países Baixos. A primeira teve como exemplo, a bandeira da Holanda. Na verdade esta história não é real, já que um livro alemão de bandeiras datado de 1695 descrevia uma bandeira similar a esta como a bandeira do czar Moscovita, e a primeira embarcação da marinha russa, o Oriol, quando foi lançado ao mar, em 1667 já tinha esta bandeira hasteada.
BANDEIRA DE 1921 A 1953
Estas três cores provêm do escudo Moscovo, na qual aparece São Jorge com uma armadura branca, montado num cavalo branco, levando um escudo e capa azuis, sobre fundo vermelho, ainda que noutra versão, estas cores são das vestes de Virgem Maria, padroeira da Rússia. Só em 7 de Maio de 1883 foi autorizado o seu uso em terra, tendo-se então convertido esta na bandeira nacional da Rússia.
BANDEIRA DE 1954 A 1991
Após a revolução russa de 1917, os bolcheviques adoptaram uma bandeira vermelha com o acrónimo acrílico de РСФСР (República Socialista Federativa Soviética Russa), na esquina superior esquerda, mas em 1954, a primeira bandeira foi trocada por uma bandeira semelhante à da União Soviética com a pequena diferença de ter uma listra azul vertical no lado direito do pano.
BANDEIRA DE 1991 A 1993
Durante a guerra civil antes da fundação do estado soviético, os tsaristas usaram a bandeira tricolor como símbolo da reação, relacionando o renascimento da nação com a ressureição de Cristo. Em 1991 a bandeira original foi adoptada de novo, embora na proporção 1:2 e com um azul de tonalidade levemente mais clara; em 1993 restaurou-se na sua íntegra a versão de 1883, tanto no tamanho quanto nas cores. A ocasião é comemorada até hoje na Rússia durante o chamado "Dia da Bandeira".
Entre 1997 e 1998, durante os muitos debates realizados a respeito do uso da bandeira, o Partido Comunista da Federação Russa, membros do Partido Democrático da Rússia e o grupo Democracia propuseram a substituição da bandeira tricolor da Federação Russa por versões reformadas da bandeira soviética ou da extinta república soviética da Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!