Equipe volta a jogar mal e cai para o fraco Bragantino |
Venho acompanhando todas as dificuldades financeiras encontradas pela atual direção do Botafogo. A crise é grande e profunda. O "legado" deixado pelas administrações anteriores do Maurício Assumpção é desastroso e muita coisa vem deixando de ser investida por causa da asfixia financeira. A cada dia, uma nova dívida surge e isto parece não ter fim. Hoje, o Botafogo é o clube mais endividado do Brasil! Não podemos deixar que isto sirva de desculpas para uma tragédia no final do ano. Não subir significa que a crise atual só vai aumentar.
A SUBIDA NÃO SERÁ COM OS PÉS NAS COSTAS
Acredito que houve alguma criatividade para montar a equipe dentro do cenário atual, mas, desde o início do ano, venho afirmando que esta equipe é fraca e terá muitas dificuldades para alcançar o grande objetivo do ano: voltar ao nosso verdadeiro lugar na serie A do Campeonato Brasileiro. Desde o início da temporada, venho contrariando aqueles que acreditavam ser fácil nosso retorno, sendo até acusado de pessimismo. Mas a realidade é dura, nosso time é fraco e muito mal treinado. Já passamos mais da metade do ano e não temos um padrão de jogo ou sequer uma jogada ensaiada e, nesta Serie B, com equipes muito frágeis, não conseguimos impor a força da nossa tradição e da nossa camisa.
Antes de começar a Série B, eu dizia que iriamos disputar uma das quatro vagas com mais oito equipes, América-MG, Bahia, Náutico, Vitória, Ceará, Santa Cruz, Criciúma e Sampaio Corrêa. Chegando a 32% do Campeonato, surgiram o Paysandu e o Macaé e sucumbiram, até o momento, o Santa Cruz, Criciúma e Ceará. É verdade que estamos na liderança e que as outras equipes são muito frágeis, porém elas estão contratando, encorpando e conhecendo nossas fragilidades. Estão vendo que o ¨leão¨ não é tão bravo assim e a disputa será dura até o final.
COBRANÇAS SÃO NECESSÁRIAS PARA AUMENTAR A QUALIDADE
Não estou aqui defendendo a demissão do René Simões imediatamente, mas a direção precisa acompanhar de perto e exigir uma subida de qualidade em campo, ou a mudança será inevitável e poderá ser tarde mais à frente. O Botafogo precisa buscar um atacante de área, um armador e um cabeça de área experiente para reforçar a equipe. Mandar jogadores embora sem a reposição devida é tragédia na certa, inclusive, já vimos isto num passado recente.
Não temos mais ninguém para proteger a zaga. O Giaretta é muito fraco e está perdido na posição. Não temos ninguém, além do Daniel Carvalho, para pensar o jogo e não podemos colocar toda a responsabilidade num garoto de 17 anos para fazer os gols que precisamos.
CRIAR UMA SINERGIA COM A TORCIDA É FUNDAMENTAL
Só uma Sinergia com a torcida poderá manter o Botafogo no topo da tabela |
Um resultado que não seja a vitória no próximo jogo contra o Náutico deixará o ambiente tenso e a complicará a relação do time com a torcida. Será preciso criar um clima de decisão e trazer a torcida para perto. A sinergia com a torcida é fundamental para arrancarmos uma grande vitória contra um adversário direto. A Diretoria precisa anunciar rapidamente uma promoção de R$ 10,00 em todo o estádio e dar direito ao Sócio Torcedor de adquirir mais um ingresso. Vamos usar todos os 25 mil ingressos disponíveis e empurrar o time para uma vitória.
Vamos abrir os olhos ou ficaremos em posição muito difícil na virada do turno. Como já disse o presidente Carlos Eduardo Pereira, não subir poderá significar a falência do clube. Por isto, digo que o prejuízo será muito maior se não subimos agora. É preciso contratar e arriscar inclusive o planejamento, para não passarmos por mais este vexame! Depois, será tarde e não vai adiantar culpar apenas a Direção anterior. Afinal quem tem o orçamento maior que o nosso neste campeonato?
APROXIMAR OUTROS GRANDES ALVINEGROS É FUNDAMENTAL NESTE MOMENTO
Proponho à atual direção compor um grupo de figuras públicas do clube, que estejam fora da direção e queiram de alguma forma ajudar o clube. Precisamos montar um processo de "engenharia financeira" para fortalecer as finanças agora ou a tragédia e as perdas serão muito maiores no futuro. Debatendo nossos desafios coletivamente ficaremos mais próximos dos acertos e do sucesso.
Faço este alerta de forma muito tranquila e propositiva. Estou sempre à disposição para ajudar o clube em qualquer situação, dentro das minhas limitações.
Como sempre, estarei no Nilton Santos no próximo sábado, com ou sem promoção.
Como sempre, estarei no Nilton Santos no próximo sábado, com ou sem promoção.
Vamos subir, Fogo!
Muito bom o texto e fico mais tranquilo quando vejo o nosso presidente se mexendo e você ligadão no Botafogo. Todos juntos o clube será mais forte!
ResponderExcluir