A Cidade do Rio recebendo a sua certificação de Comércio Justo |
Depois de uma longa caminhada e passando por diversas fases, a cidade do Rio de Janeiro é a primeira capital das Américas certificada em Comércio Justo e Solidário. Outras cidades pelo mundo já possuem este certificado, como Barcelona e Londres.
Para alcançar esse "status", a prefeitura do Rio de Janeiro, através da sua Secretaria de desenvolvimento Econômico Solidário-SEDES, teve que promover uma série de ações de incentivo as relações comerciais e de consumo com foco na valorização do pequeno produtor.
Reunião do Fórum Municipal da Economia Solidária |
Ações como o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas e o Circuito Carioca de Economia Solidária-RioEcoSol, ajudaram a cidade conseguir a sua certificação, entre outras ações inclusivas. Hoje já são mais de 200 pontos de vendas e consumo com produtos certificados. Esses produtos e produtores são preocupados com o meio ambiente, respeito as relações de trabalho e comerciais. Podemos dizer que são "produtos politicamente" corretos.
Este tipo de ação, só ajuda a cidade ser mais humana e "legal" para se viver. Fico orgulhoso de ter comandado a SEDES no período em que tudo foi desenvolvido e colocado em prática. De público quero agradecer de ter tido a oportunidade de trabalhar com uma equipe tão competente e zelosa com as coisas públicas.
A diretora RioEcoSol, Ana Asti e os Sub-Secretários, Eugênio Soares e Katia Perobelli |
Se não fosse a liderança da Ana Asti e de todos que de alguma forma ajudaram em todo este processo, isto não seria possível. Meus subsecretários da época, Eugênio Soares e Katia Perobelli, também foram fundamentais nesta conquista. Quero também parabenizar o antigo secretário, Marcelo Costa e sua equipe, que também tiveram um papel importante neste processo.
O atual secretário, Franklin Coelho, recebeu a certificação do diretor da Fairtrade BRasil (FLO), Naji Harb, no Rio Media Center, na sexta-feira, dia 12 de agosto.
Foi um verdadeiro trabalho em equipe, no início pouca gente acreditava ser possível. Agora é aumentar os pontos de vendas na cidade com produtos certificados em Comércio Justo e consolidar a cidade do Rio de Janeiro, como a capital mundial de Comércio Justo e Solidário.
O QUE É COMÉRCIO JUSTO - Fair Trade
Trata-se de um movimento social e uma modalidade de comércio internacional que busca o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas, promovendo o encontro de produtores responsáveis com consumidores éticos.
PRINCÍPIOS DO COMÉRCIO JUSTO
- A preocupação e o respeito pelas pessoas e pelo ambiente, colocando as pessoas acima do comerciante;
- A criação de meios e oportunidades para os produtores melhorarem as suas condições de vida e de trabalho, incluindo o pagamento de um preço justo (um preço que cubra os custos de um rendimento aceitável, da proteção ambiental e da segurança econômica);
- Abertura e transparência quanto à estrutura das organizações e todos os aspectos da sua atividade, e informação mútua, entre todos os intervenientes na cadeia comercial, sobre os seus produtos e métodos de comercialização;
- Envolvimento dos produtores, voluntários e empregados nas tomadas de decisão que os afetam;
- A proteção dos direitos humanos, nomeadamente os das mulheres, das crianças e dos povos indígenas;
- A consciencialização para a situação das mulheres e dos homens, enquanto produtores e comerciantes, e a promoção da igualdade de oportunidades;
- A promoção da sustentabilidade através do estabelecimento de relações comerciais estáveis de longo prazo;
- A educação e a participação em campanhas de sensibilização;
- A produção tão completa quanto possível dos produtos comercializados no país de origem
Sensacional Vinícius!! Parabéns pelo empenho e consequente certificação.
ResponderExcluir