Depois que a FIFA, entidade máxima do futebol mundial, passou a reconhecer os títulos das equipes vencedoras dos confrontos da Copa Intercontinental, que proporcionava, através do patrocínio de uma montadora de carros, que os vencedores da Copa Libertadores e da UEFA se enfrentasse, em jogo único. Chegou o momento do Botafogo se preparar e defender o reconhecimento de seus títulos internacionais, conquistados pela geração de Garrincha, Nilton Santos e tantos outros craques.
Alguns anos defendo esta possibilidade, tanto que agora vou reproduzir a matéria que aqui mesmo publiquei sobre este questionamento. Na minha visão o Botafogo é tri-campeão mundial de clubes, quando venceu por três vezes a Pequena Copa do Mundo Interclubes.
O BOTAFOGO É TRI-CAMPEÃO MUNDIAL
A Equipe de Botafogo F.R é o maior vencedor da história da competição. A lendária equipe Alvinegra de Manga, Leônidas, Carlos Roberto, Gérson, Zequinha, Rogério, Roberto, Jairzinho e Paulo César venceu três edições da Copa do Mundo de Clubes: 1967/1968 e 1970, derrotando as principais potências da Europa, como o Barcelona em 1967, o Benfica de Eusébio, Coluna e Simões em 1968 e o Spartak Trnava da Tchecoslováquia em 1970.
Além de na semi-final de 1967 ter eliminado o Peñarol de Spencer (O Maior artilheiro da história da Libertadores com mais de 50 gols), um ano antes o Peñarol sagrava-se Campeão da Libertadores da América, Campeão da Copa Intercontinental (Mundial de Clubes) e da Recopa Mundial. O Benfica de Portugal, eleita a melhor equipe da Europa nos anos 60 e principalmente no ano de 1968, venceu 2 ligas da Europa e foi eleito em 1968 ano que perdeu o título para o Botafogo, como a melhor equipe da Europa, tendo Eusébio recebido a Bola de Ouro prêmio concedido pela revista francesa France Footbol ao melhor jogador da Europa e também ao melhor marcador (artilheiro) da Europa.
Vejam abaixo a reprodução da matéria sobre a Pequena Copa do Mundo de 1967, no site wikipedia.
Desse torneio participaram os maiores clubes do século XX, sobretudo os campeões europes e sulamericanos como: O Real Madrid, Barcelona, Peñarol, Benfica, Sporting, Porto, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio, vasco e Independiente.
À época, a FIFA não organizava torneios intercontinentais, tratando quase exclusivamente de Seleções. Dessa forma, o Torneio Internacional de Caracas (ou Pequena Copa do Mundo), assim como a Taça Intercontinental, não contam com reconhecimento oficial e tampouco pontuação no ranking histórico da FIFA.
OS JOGOS
O Torneio foi disputado em modo triangular (todos contra todos), sagrando-se o Botafogo campeão invicto, Barcelona vice-campeão e Peñarol terceiro e último colocado.
BARCELONA 1 x 0 PEÑAROL
Data: 26 / 01 / 1967
Local: Estádio Olímpico, Caracas
Árbitro: Ivan Barrios
Gol: Seminario, aos 34’ do 1° tempo
Barcelona: Sadurní, Benítez e Olivella; Eladio, Borrás e Muller; Rife, Endériz, Zaldúa, Fusté e Seminario (Pereda)
Peñarol: Taibo, Lezcano e Díaz; Méndez, Gonçalves e González; Abbadie (Bertochi), Cortés, Silva (Cabrera), Spencer e Joya
Obs: Muller e Spencer foram expulsos
PEÑAROL 0 x 0 BOTAFOGO
Data: 28 / 01 / 1967
Local: Estádio Olímpico (Caracas)
Árbitro: Angel Ortega
Peñarol: Taibo, Méndez, Lezcano, Díaz e González; Gonçalves e Cortez (Bertucci); Abbadie, Silva (Cabrera), Spencer e Joya (Barreto). Técnico: ?
Botafogo: Manga, Joel, Zé Carlos, Leônidas e Chiquinho Pastor; Afonsinho (Nei Conceição) e Gérson; Edinho (Sicupira), Roberto, Aírton Beleza (Rogério) e Paulo Cézar. Técnico: Admildo Chirol
Obs: Paulo Cézar teve um gol anulado aos 16’ do 1° tempo
BOTAFOGO 3 x 2 BARCELONA
Data: 31 / 01 / 1967
Local: Estádio Olímpico (Caracas)
Público: 25.000
Árbitro: Rodolfo Isaia
Gols: Aírton Beleza, aos 14’ (1° tempo); Gérson, aos 35’ e Paulo Cézar, aos 40’, Silva (2), aos 41’ e 44’ (este de pênalti)
Botafogo: Manga, Joel, Zé Carlos, Leônidas e Chiquinho Pastor; Afonsinho e Gérson; Edinho (Rogério), Roberto, Aírton Beleza (Sicupira) e Paulo Cézar. Técnico: Admildo Chirol
Barcelona: Reina, Benítez, Eladio, Müller e Olivella; Borrás e Fusté; Rife, Zaldúa (Pereda), Silva e Seminario (Zavalla). Técnico: Roque Olsen
VEJAM MAIS SOBRE A PEQUENA COPA DO MUNDO DE CLUBES (TROFÉU TRIANGULAR DE CARACAS)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Trof%C3%A9u_Triangular_de_Caracas
O Troféu Triangular de Caracas, Torneio de Caracas ou ainda Triangular de Caracas são nomes genéricos de 10 torneios disputados entre 1958 e 1981 entre clubes e seleções, principalmente de países de origem espanhola ou portuguesa. Este Torneio é considerado como parte da Pequena Taça do Mundo.
À época, a FIFA não organizava torneios intercontinentais, tratando quase exclusivamente de Seleções. Dessa forma, o Torneio Internacional de Caracas (ou Pequena Copa do Mundo), assim como a Taça Intercontinental, não contam com reconhecimento oficial e tampouco pontuação no ranking histórico da FIFA.
Já participaram nesses torneios grandes clubes como: Real Madrid, Barcelona, Peñarol, Benfica, Sporting, Porto, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio, Vasco eIndepentiente. E seleções como: Seleção Argentina, Seleção Soviética e Seleção Colombiana.
O grande campeão é o Botafogo, com 3 títulos.