quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

O ESTADO É DE EXCEÇÃO!

O que é o Estado de Exceção? É uma situação temporária de restrição de direitos e concentração de poderes que, durante sua vigência, aproxima um Estado sob regime democrático do autoritarismo. Isto estamos vivendo do Brasil em vários momentos, principalmente os movimentos de esquerda, que são atacados brutalmente e seus direitos violados. Vejam abaixo o relato onde jovens foram atacados pela brigada militar. 
No início da noite do último dia 24, após o julgamento do ex-presidente Lula, 28 jovens, entre eles militantes do Levante Popular da Juventude, MST, MPA e do Mídia Ninja, foram detidos no 3ª Departamento de Polícia de Porto Alegre, onde estão sendo assessorados até o momento por advogados parceiros. Abordados ainda na rua, os militantes foram conduzidos para a casa de um dos militantes do Levante, que foi completamente revirada pela polícia sem que fosse apresentada qualquer tipo de justificativa para tal. Ainda antes de serem detidos no 3º DPPA, os militantes foram conduzidos ao Departamento da Criança e do Adolescente (DECA) devido a presença de um menor de idade entre eles.
O processo foi conduzido de forma arbitrária pela Brigada Policial de Porto Alegre. Policiais sem identificação revistaram os pertences dos militantes sem a presença destes. Além disso, a polícia permitiu que a RBS, filiada da Rede Globo, filmasse com exclusividade os militantes dentro da viatura e dentro do 3º DPPA, assim que chegaram ao local, antes mesmo do acompanhamento por parte dos advogados de defesa.
A criminalização da esquerda e da luta é um braço fundamental do golpe a democracia no nosso país. Diante da retirada de direitos historicamente conquistados e do desmonte do estado brasileiro, querem implantar em cada um(a) de nós o medo de se manifestar. Reprimir os nossos sonhos, a nossa capacidade de se indignar e principalmente, querem que a juventude não compreenda que só o povo organizado tem o poder de transformar a realidade.
Vivemos tempos difíceis, mas de muita resistência. Nos últimos dias, milhares de brasileiros foram às ruas defender o estado democrático e o direito de Lula ser candidato a presidência. Em Porto Alegre, 100 mil pessoas tomaram a Esquina Democrática da cidade. O povo empunhou as suas bandeiras e a sua decisiva vontade de decidir os rumos do seu próprio país. A luta está só começando.
Exigimos a soltura imediata dos militantes detidos. Lutar não é crime!

DCE-JR – UNIFESSPA
DCE – UFPA
DCE UNI-RN
DCE UEPB
DCE UFRPE
COLETIVO CUCA TE PEGA – UFRPE
DCE UFC
DCE UFS
DCE PUC-Minas
UEE-MG
Juventude da Articulação de Esquerda MG
Kizomba MG
UJS MG
FENED
DCE UBM
DCE UFBA
Coletivo Ousar
DCE UFSCar
Movimento Mudança Pará
DCE UNIR
DCE UEMG
DA Guignard – UEMG
DA Frutal – UEMG
DA Divinópolis – UEMG
DA Barbacena – UEMG
DA Diamantina – UEMG
DA ESMU – UEMG
DA Poços de Caldas – UEMG
DA FAAP – UEMG
DA Carangola – UEMG
DA Ubá – UEMG
DCE UNEB
UEB – União dos Estudantes da Bahia
CAED – Centro Acadêmico dos Estudantes de Direito – Unisinos
Diretorio Academico Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (DA FAFICH) UFMG
Diretorio Academico Faculdade de Educação (DA FAE) UFMG
Diretório Acadêmico Faculdade de Ciências Econômicas (DA FACE) UFMG
Diretório Acadêmico da Faculdade de Letras (DA FALE) UFMG
Diretório Acadêmico da Faculdade de Farmácia (DA FAFAR) UFMG
Centro Acadêmico de Ciências do Estado (CACE) UFMG
Centro Acadêmico de História (CAHIS) UFMG
DAEA
Correnteza UFMG
Centro Acadêmico de Serviço social (CASS) UFPB
CA de Letras UEPB Campus I
FITRATTELP
SINTTEL – PI
CA de Ciências Contábeis UEPB Câmpus I
CAGE – Centro Acadêmico de Geografia-UFPA/CAMPUS DE ALTAMIRA
Coletivo Miolo de Pote – Barro-CE
AESP- PB
UJS – PB
DCE – UnB
Diretório Acadêmico de Física – UEFS
Diretório Acadêmico de Economia – UEFS
CACOS- Centro acadêmico de Comunicação Social – UFCG
CACAU – Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo – UFCG
Coletivo de Comunicação COMUNICAIS
Juventude Socialista Brasileira – Paraíba
Associação de Grêmios Estudantis do IFPB
Grêmio do IFPB de JP
SINSPUMU – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – Uiraúna-PB
Centro de Defesa da Mulher “Márcia Barbosa de Sousa” – Cajazeiras-PB
Coletivo de Relações de Gênero do SINTEP – Cajazeiras-PB
Partido dos Trabalhadores (PT) de Cajazeiras-PB
CA de Geografia da UFCG, campus Cajazeiras
DCE – IFPB
Centro acadêmico de Ciências sociais – UFCG de Sumé-PB
PJR – PB
Associação de Gestão Colaborativa do Coletivo de Cultura Cultucar
Associação dos Empreendedores de Economia Solidária e Artesãos – Cajazeiras-PB
Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Cajazeiras-PB
CA de Sistemas de Informação do IFCE, Campus Crato
DCE- Unimontes
Centro Acadêmico de Ciências Sociais Florestan Fernandes(CACSFF)-UFPB
Mandato do Vereador Rivelino Martins – PSB de Cajazeiras-PB

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

RESUMO DO CAMPEONATO CARIOCA

O Campeonato Carioca vai chegando ao final do seu primeiro turno, a Taça Guanabara, sem muitas surpresas, mas com  algumas decepções. 

Dos quatro grandes do futebol do Rio, o que tem demonstrado maior fragilidade, neste início de temporada, é o Fluminense. Só conseguiu sua primeira vitória na rodada passada, contra o frágil Madureira, por 2x1.

O Botafogo vem ainda num processo de remontagem da equipe depois das perdas importantes do Victor Luiz, Bruno Silva e Roger, além do treinador, Jair Ventura, com a chegada de novos reforços e outros que ainda estão a caminho. 

O Flamengo é o que parece melhor estruturado, com um time que ganhou o reforço de uma nova geração que pode ajudar o clube nesta temporada, onde irá dividir as atenções entre Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro. No estadual aparece com o favorito, até pelos recentes resultados, mas no futebol, nem sempre ganha o favorito.

O Vasco também tem suas limitações e perdeu sua referência, Nenê, que acertou com o São Paulo. Mas o time vem sendo bem treinado pelo Zé Ricardo, mas terá que incorporar o "espírito da Libertadores", como fez o Botafogo na temporada passada, assim superar suas limitações. Caso contrário, não chegará a fase de grupos.

Depois da análise dos quatro grandes, olho para os times de menor investimento e pouco agrada, mesmo com mais tempo de preparação. Não vejo nenhum com chances reais de títulos. Acredito no máximo numa chegada a semifinal ou final de turno e mais nada.

No Grupo B, o Flamengo assegurou sua vaga e a classificação em primeiro lugar. Acredito que a segunda vaga ficará entre Bangu e Cabofriense, que se enfrentam na última rodada. O Vasco vai rodar.

No Grupo C, O Botafogo praticamente assegurou a classificação e em primeiro do grupo. A segunda vaga ficará entre Boavista e Portuguesa. O Fluminense só chega se houver empate no confronto entre os dois, coisa que não acredito.

Então as semifinais ficarão assim:

Botafogo x Bangu ou Cabofrinese
Flamengo x Boavista e Portuguesa

Quem viver verá!

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

CHARGE: OS RATOS NO COMANDO DO BARCO


A charge do chargista Simanca retrata bem o cenário político brasileiro.

domingo, 28 de janeiro de 2018

BOM DOMINGO!


Imagem marcante da Zona Norte do Rio de Janeiro. A comunidade da Mangueira com o Estádio do Maracanã, emoldurando a paisagem. Desejo a todos um BOM DOMINGO!

sábado, 27 de janeiro de 2018

PALPITES DO CARIOCÃO - 4ª RODADA

O Cariocão chegou a sua 4ª rodada e agora começou a definir os semifinalistas da Taça Guanabara. Nesta rodada teremos o segundo clássico do campeonato, que será entre vasco e Flamengo. Vamos aos meus palpites.

Sábado - 27 de janeiro

Maracanã - Rio de Janeiro - 17:00
VASCOXFLAMENGO - EMPATE


Domingo - 28 de janeiro

Nilton Santos - Rio de Janeiro - 17:00
BOTAFOGOXBOAVISTA - BOTAFOGO

Moacyrzão - Macaé - 16:30
MACAÉXPORTUGUESA - MACAÉ

Raulino de Oliveira - Volta Redonda - 19:00
MADUREIRAXFLUMINENSE - FLUMINENSE

Moça Bonita - Rio de Janeiro - 16:30
BANGUXNOVA IGUAÇU - EMPATE


Segunda - 29 de janeiro

Raulino de Oliveira - Volta Redonda - 19:30
VOLTA REDONDAXCABOFRIENSE - CABOFRIENSE

RETROSPECTO:

1ª RODADA - 01 ACERTO - 16,66% DE APROVEITAMENTO
2ª RODADA - 04 ACERTOS - 66,66% DE APROVEITAMENTO
3ª RODADA - 03 ACERTOS - 50% DE APROVEITAMENTO

TOTAL DO CAMPEONATO - 08 ACERTOS / 18 JOGOS = 44,44% DE APROVEITAMENTO

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

A DITADURA CIVIL NO BRASIL


Na última quarta-feira, dia 24 de janeiro, o judiciário brasileiro confirmou o que todos já sabiam, que estão a serviço do golpe e de impedir que o Brasil tenha um governo que governo para os interesses da maioria do povo brasileiro.

Os desembargadores (juízes) do TRF-4 nas suas falam deixaram claro que, infelizmente, eles tem lado e destilaram o ódio de classe ao ex-presidente Lula. A sentença deles foram escrita para serem usadas numa futuro processo político, tudo muito bem combinado com a grande imprensa brasileira, que também tem o mesmo lado nessa história, não é a toa que a Band News, canal do grupo bandeirantes, publicou o resultado, que foi confirmado depois, bem antes do julgamento terminar. Depois o canal disse que foi um erro técnico. Acertou na mosca o resultado no erro? A imprensa agora vem com o discurso que não precisa ter provas e que a decisão foi técnica. Isto é golpe, é ditadura! beira o cinismo.

Como falou o nosso amigo Gilmar Carneiro em seu Blog, Daqui para frente é LUTA DE CLASSE! A partir desta decisão do TRF-4, o "brasileiro cordial" morreu.

Como as elites mais egoístas do mundo não conseguem derrotar o Lula nas urnas, eles partem para o golpe através do noticiário e do judiciário. Já alardeiam que o Lula poderá ser preso a qualquer momento. As elites querem morte e sangue nas ruas do Brasil e estão levando a esquerda e os movimentos sociais para este caminho sem volta.

Nosso atual momento não tem espaço para liberdade e de neutralidade, principalmente com um judiciário politizado, branco e elitista. O ódio tomou conta de uma parcela da população, inflada pela grande mídia, mas boa parte da população já percebeu ou começa a perceber o que está acontecendo no Brasil.

Esta parcela da população conseguiu viver de maneira digna nos governos do PT, principalmente nos governos Lula, hoje seus direitos estão sendo arrancados, seus empregos indo embora, com a violência e o desemprego aumentando aos seus olhos. Pelas ruas do Brasil, aumentam os moradores de rua e a fome. O Brasil voltou para o Mapa Mundial da Fome da ONU, após ter saído nos governos do PT. Tudo isto culpa do golpe que levou o país para o abismo.

Hoje a direita brasileira saiu do armário, destilando seu ódio de classes na imprensa e nas redes sociais e assume-se como uma DITADURA CIVIL. Buscam agora fomentar a guerra nas ruas com derramamento de sangue, com a possibilidade de prender o ex-presidente Lula. Afinal seu simbolismo para parcela grande da população precisa ser destruido de qualquer forma. Como não conseguem fazer nas urnas e nem nas capas de jornais e nos noticiários da TV, querem trancafia-lo, mas isto poderá custar muito caro ao Brasil e aos brasileiros. Mas o que importa a eles se isto acontecer? Nada! Afinal estão com todas suas regalias e fortunas garantidas, as custas da miséria do povo brasileiro.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

GOVERNO TEMER MENTE SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Quem vê a propaganda do governo Temer a respeito da "reforma" da Previdência vai se deparar com a informação de que os trabalhadores rurais não serão afetados pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 287). No entanto, trata-se de uma propaganda enganosa, segundo Edjane Rodrigues, secretária de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

"É mentira que os rurais estão fora dessa reforma da Previdência", afirma. "A emenda aglutinativa deixa muito clara a exigência da contribuição previdenciária mensal e individual para agricultores e agricultoras familiares. Esse é um dos principais pontos e, na nossa avaliação, exclui pelo menos 60% da agricultura familiar dos sistemas de proteção previdenciária", pontua Edjane. Hoje, a contribuição previdenciária dos agricultores familiares é feita com base em uma alíquota de 2,3% sobre a venda de sua produção.

Outro ponto destacado pela secretária da Contag se relaciona à elevação da idade de aposentadoria para os assalariados e assalariadas rurais. "A proposta prevê igualar com os urbanos, passando para 65 anos os homens e 62 as mulheres, o que significa um grande aumento de dificuldades de comprovação do tempo de trabalho, algo gerado inclusive pela descontinuidade dos contratos e pela alta informalidade, além da penosidade que essas pessoas enfrentam nas atividades rurais."

A Contag cita dados de 2015 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, segundo a qual 44,2% da população brasileira ocupada começou a trabalhar antes dos 14 anos. No entanto, existe uma grande diferença entre trabalhadores urbanos e rurais em termos de ingresso no trabalho: enquanto 34% das mulheres e 45,3% dos homens que moram em áreas urbanas iniciaram antes dos 14 anos, no campo, os índices chegam a 70,2% da população ocupada feminina e 78,2% da masculina.

Segundo Edjane, a entidade segue realizando um trabalho de mobilização e pressão sobre deputados e senadores. "Estamos dialogando com parlamentares dizendo que quem votar pela reforma da Previdência – e este é um ano eleitoral – está votando contra classe trabalhadora, e vamos dar a resposta à altura", afirma. "Se a gente não mantém uma política como a da Previdência Social, tão importante, que ajuda as pessoas a permanecer no campo, como vamos garantir que os jovens de hoje possam produzir com qualidade os alimentos colocados na mesa dos brasileiros?"

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

UM ARTIGO DO NELSON JOBIM

No dia em que a justiça brasileira pode demonstrar que está a serviço do golpe e do ódio de classe que se instalou no Brasil, coloco um artigo do Nelson Jobim, no Jornal Zero Hora de Porto Alegre, no dia 10 de abril de 2017, mas é atual e retrata bem o atual momento político brasileiro.

QUANDO LULA SERÁ PRESO?

 É pergunta recorrente.
Ouvi em palestras, festas, bares, encontros casuais, etc.
Alguns complementam: “Foste Ministro de Lula e da Dilma, tens que saber…”
Não perguntam qual conduta de Lula seria delituosa.
Nem mesmo perguntam sobre ser, ou não, culpado.
Eles têm como certo a ocorrência do delito, sem descrevê-lo.
Pergunto do que se está falando.
A resposta é genérica: é a Lava-Jato.
Pergunto sobre quais são os fatos e os processos judiciais.
Quais as acusações?
Nada sobre fatos, acusações e processos.
Alguns referem-se, por alto, ao sítio de … (não sabem onde se localiza), ao apartamento do Guarujá, às afirmações do ex-Senador Delcidio Amaral, à Petrobrás, ao PT…

Sobre o ex-Senador dizem que ele teria dito algo que não lembram.

E completam: “está na cara que tem que ser preso”.
Dos fatos não descritos e, mesmo, desconhecidos, e da culpa afirmada em abstrato se segue a indignação por Lula não ter sido, ainda, preso!
[Lembro da ironia de J.L. Borges: “Mas não vamos falar sobre fatos. Ninguém se importa com os fatos. Eles são meros pontos de partida para a invenção e o raciocínio”.]
Tal indignação, para alguns, verte-se em espanto e raiva, ao mencionarem pesquisas eleitorais, para 2018, em que Lula aparece em primeiro lugar.
Dizem: “Essa gente é maluca; esse país não dá…”
Qual a origem dessa dispensa de descrição e apuração de fatos?
Por que a desnecessidade de uma sentença?
Por que a presunção absoluta e certa da culpa?
Por que tal certeza?
Especulo.
Uns, de um facciosismo raivoso, intransigente, esterilizador da razão, dizem que a Justiça deve ser feita com antecipação.
Sem saber, relacionam e, mesmo, identificam Justiça com Vingança.
Querem penas radicais e se deliciam com as midiáticas conduções coercitivas.
Orgulham-se com o histerismo de suas paixões ou ódios.
Lutam por “uma verdade” e não “pela verdade”.
Alguns, porque olham 2018, esperam por uma condenação rápida, que torne Lula inelegível.
Outros, simplesmente são meros espectadores.
Nada é com eles.
Entre estes, tem os que não concordam com o atropelo, mas não se manifestam. Parecem sensíveis a uma “patrulha”, que decorre da exaltação das emoções, sabotadora da razão e das garantias constitucionais.
Ora, o delito é um atentado à vida coletiva.
Exige repressão.
Mas, tanto é usurpação impedir a repressão do delito, como o é o desprezo às garantias individuais.
A tolerância e o diálogo são uma exigência da democracia – asseguram o convívio. Nietzsche está certo: As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.
Nelson Jobin foi ministro dos governos Dilma, Lula e Fernando Henrique, quando foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

PALPITES DO CARIOCÃO - 3ª RODADA

Vamos aos meus palpites para mais uma rodada do Campeonato Carioca de futebol, que chega a sua terceira rodada da Taça Guanabara. É tiro curto, são apenas cinco rodadas para conhecermos os dois primeiros colocados de cada grupo, que farão as semifinais, em jogo único.

Na rodada anterior acertei com quatro palpites dos seis jogos, com 66% de aproveitamento.

Terça - 23 de janeiro

Conselheiro Galvão - Rio de Janeiro - 16:30
MADUREIRAXBOAVISTA - MADUREIRA

Quarta - 24 de janeiro

Bacaxá - Saquarema - 17:00
CABOFRIENSEXVASCO - CABOFRIENSE

Luso Brasileiro - Rio de Janeiro - 19:30
FLAMENGOXBANGU - FLAMENGO


Giulite Coutinho - Edson Passos - 21:45
FLUMINENSEXPORTUGUESA - FLUMINENSE



Quinta - 25 de janeiro

Moacyrzão - Macaé - 19:30
MACAÉXBOTAFOGO - BOTAFOGO

Laranjão - Nova Iguaçu - 16:30
NOVA IGUAÇUXVOLTA REDONDA - EMPATE


RETROSPECTO:

1ª RODADA - 01 ACERTO - 16,66% DE APROVEITAMENTO
2ª RODADA - 04 ACERTOS - 66,66% DE APROVEITAMENTO 

TOTAL DO CAMPEONATO - 05 ACERTOS / 12 JOGOS = 41,66% DE APROVEITAMENTO

PROFESSOR SÉRGIO MORO


Um julgamento que fere todas as normas e prazos comuns no judiciário brasileiro, o ex-presidente Lula pode ser condenado sem nenhuma prova no caso do Triplex, amanhã pelo TRF-4 - Tribunal Regional Federal da 4ª Região. 

O "negócio" ficou ainda mais esdrúxulo depois que uma juíza de Brasília penhorou o mesmo imóvel numa ação contra a AOS. Todos os depoentes do caso, nenhum afirmou que Lula é o dono ou tem as chaves do imóvel, inclusive com outros afirmando que a dona do imóvel é a construtora.

Para piorar a situação da ação, o juiz Sérgio Moro na sua sentença, que condena o ex-presidente, afirma que não tem como afirmar que o apartamento pertence ao Lula. Será que o TRF-4, em Porto Alegre vai confirmar o que o povo brasileiro já percebeu, que tudo isto se trata de uma perseguição ao ex-presidente, para tira-lo da disputa das eleições 2018? Ou fará o povo acreditar que ainda existe justiça isenta neste país?

A charge do "ZEPA" para o site Charge On Line, retrata bem tudo o que já falei e de forma bem criativa.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

O BOTAFOGO PRECISA ROMPER COM A MESMICE


No último dia 15, uns dos principais grupos políticos do Botafogo, A FRENTE ALVINEGRA, publicou na sua página no Facebook, uma avaliação do ano de 2017 e o que pensa de futuro para o Botafogo de FR. Vejam abaixo na íntegra o documento.

O BOTAFOGO PRECISA ROMPER COM A MESMICE!

Em fins de 2016, divulgamos um documento congratulando a diretoria do Botafogo por ter conquistado, em apenas dois anos, a honrosa subida em campo para a série A e a vaga na Libertadores. Mas, ao mesmo tempo em que parabenizávamos os acertos - dentre eles a gestão financeira responsável (pautada no princípio básico de não se gastar mais do que se arrecada) -, chamávamos a atenção para a necessidade de maior abertura, transparência e profissionalismo na gestão do clube. 

Infelizmente, essa não é uma receita que agrada àqueles que se julgam os próceres do Botafogo. Por conta disso, mais uma vez o clube pagou pela falta de profissionalismo e por não contar com pessoas do ramo nos lugares certos. Sem novas receitas, e com a perda do comando no futebol, o clube amargou um prejuízo financeiro e esportivo enorme para a temporada 2018.

A REPETIÇÃO DOS ERROS E A MANUTENÇÃO DA MENTALIDADE PEQUENA DESTROEM UM MOMENTO VIRTUOSO

Em 2017, a apaixonada torcida alvinegra respondeu ao chamamento e apoiou o clube em várias ações: aderindo ao Programa Sou Botafogo, que chegou a mais de 36 mil adesões; a boa ocupação média do estádio Nilton Santos, empurrando o time nos jogos e fazendo belas festas cujas imagens rodaram o mundo; comprando as cadeiras para ajudar na personalização do estádio Nilton Santos, gerando uma receita de aproximadamente de R$ 525.000,00. Contudo, novamente veio o sentimento de frustração com a derrocada do time na reta final, que ficou fora da Copa Libertadores de 2018, cuja classificação era o mínimo que a torcida esperava e merecia.

Infelizmente, a casta que domina o clube ao longo de sua história não consegue enxergar que o Botafogo só conseguirá voltar a disputar grandes títulos com a participação mais próxima da torcida, a verdadeira e única dona do Botafogo de Futebol e Regatas. A atual diretoria repete os erros do passado e não compreende a necessidade da abertura democrática como estratégica para o fortalecimento do clube. 

A incorporação do sócio torcedor à vida do clube é um passo importante para fidelizar o torcedor e criar mecanismos que permitam o financiamento, a oxigenação e a democratização do clube. A Frente Alvinegra vem defendendo essa proposta já há alguns anos e se orgulha de ser pioneira na defesa dessa bandeira, que acabou “abraçada” por outros setores do clube. Mas até que ponto esse abraço foi verdadeiro? 

ELEIÇÕES PARA OS MESMOS

É absurdo que um clube como o Botafogo tenha seu presidente eleito com 816 votos, num processo no qual apenas 2.015 sócios estavam aptos a votar e, mesmo assim, apenas 1.100 compareceram às urnas. Ah, dirão os membros da corrente política que dirige o clube, mas na próxima eleição o sócio torcedor já vai votar. Será? 

Em agosto, o clube aprovou, em assembleia geral extremamente esvaziada, fruto de uma divulgação praticamente inexistente, uma reforma do estatuto que, em tese, assegura ao sócio torcedor o direito a voto nas eleições do clube. Para se ter uma ideia do desleixo dispensado à assembleia, apenas 145 associados compareceram à reunião da instância máxima do clube.

VEJA PORQUE O SÓCIO TORCEDOR CONTINUARÁ ALIJADO DA ELEIÇÃO

O caput do Art. 25 do estatuto aprovado prevê que o sócio torcedor “pagará uma taxa de manutenção fixada pelo Conselho Diretor não inferior a 1/3 (um terço) da taxa de manutenção do sócio proprietário”, ou seja, algo em torno de R$ 53,00. 

Já o Art. 29 determina, em seu inciso primeiro, que o sócio torcedor poderá “participar da assembleia geral, nela votando, desde que satisfaça as exigências estatutárias”. 

Por sua vez, o inciso segundo do Art. 45 detalha que “o sócio torcedor, cujo ingresso seja anterior a 24 (vinte e quatro) meses da data da assembleia geral, exercerá o direito de voto.

Pois bem, está claro que para poder votar o sócio torcedor deverá pagar uma taxa de manutenção que será fixada pelo Conselho Diretor, independentemente do que ele já pague ao clube hoje. Se tal definição não for feita antes de novembro de 2018, estatutariamente será impossível a um sócio torcedor cumprir a exigência de 24 meses de contribuição, para poder exercer seu direito de voto.

UMA PROPOSTA QUE DESVALORIZA QUEM VAI AOS JOGOS E ACOMPANHA O CLUBE E O TIME DE PERTO 

Pelos valores do Sou Botafogo para 2018, o plano básico (Botafogo no Coração) apresenta um custo de R$ 13,90/mês. Já os custos dos principais pacotes ficam em: R$ 240 (R$ 20/mês) para o Pacote Norte; R$ 540 (R$ 45/mês) para o Pacote Leste; e R$ 700 (R$ 58,33/mês) para o Pacote Oeste. Considerando que, para poder votar, o sócio torcedor precisará pagar uma taxa de manutenção não inferior a 1/3 da taxa mensalidade paga pelo sócio proprietário – hoje de R$ 160,00/mês -, esta será de, no mínimo, R$ 53,33/mês. 

Ou seja, um torcedor que não vai ao estádio e não acompanha os jogos do clube poderá votar se pagar R$ 67,23/mês (13,90+53,33). Já os assinantes do Pacote Norte, Leste e Oeste – que acompanham e apoiam o time rotineiramente -, para poderem votar, terão que desembolsar, por mês, respectivamente R$ 87,23 (13,90+20+53,33), R$ 112,23 (13,90+45+53,33) e R$ 125,56 (13,90+58,33+53,33).

Fazendo uma conta diferente: um torcedor, além de pagar o que já paga para manter seu plano, terá que desembolsar, no mínimo, mais R$ 1.279,92 (53,33x24), para poder votar ao final de 2 anos de contribuição. Definitivamente, essa não nos parece uma política que recompense e valorize o sócio torcedor. Concordamos que deve haver uma linha de corte, mas esta deve privilegiar e recompensar aqueles que efetivamente apoiam e acompanham o time no seu cotidiano. 

O CLUBE PRECISA DEIXAR PARA TRÁS VELHAS PRÁTICAS POLÍTICAS QUE NÃO O ENGRANDECEM

A conhecida “farra dos novos beneméritos” demonstra que as velhas práticas continuam e a mentalidade não mudou. Foram concedidos 23 títulos de beneméritos e grandes beneméritos a uma ampla maioria de pessoas ligadas à diretoria e ao seu grupo político. Todos agora são membros vitalícios do Conselho Deliberativo. Isso demonstra que a corrente política que dirige o clube não tem compromisso com mudanças profundas na estrutura do Botafogo. A Frente Alvinegra quando faz esta crítica, que fique claro, não entra no mérito do merecimento ou não da honraria, mas entende que essas práticas só desqualificam e desvalorizam a homenagem.

Outro episódio revelador da total ausência de uma visão profissional por parte da direção foi a polêmica midiática sobre a proibição do clube da Gávea de jogar no estádio Nilton Santos, quando do assassinato de Diego, nosso torcedor. A posição que deveria ser assumida pela direção e tornada pública seria uma dura cobrança ao poder público pela punição rigorosa dos envolvidos no crime, bem como a exigência de segurança nos jogos do Botafogo como mandante. Cabia à direção, ainda, provocar o debate sobre a viabilidade ou não de se ter 50% dos ingressos para cada torcida nos clássicos. 

O VINHO VIROU VINAGRE

Vivíamos um momento mágico, com a torcida recuperando sua autoestima e o Botafogo voltando a ser respeitado pela mídia e, até mesmo, pelas torcidas adversárias. Mas, de repente, o sonho acabou. Pior, virou pesadelo. Mas o que aconteceu?

Um dos fatores que ajudam a explicar o porquê de o vinho ter virado vinagre está na soberba e no sentimento de autossuficiência de parcelas majoritárias da corrente hegemônica na direção do clube, que acha que sozinha – e com uma gestão que tem orgulho de bater no peito e se autoproclamar amadora -, pode resolver os problemas do Botafogo. Faltou à gestão eleita em 2014 não somente a magnanimidade dos vencedores, mas a humildade para reconhecer que, com diálogo e trabalho conjunto com outros setores, mais poderia ser feito. 

GESTÃO FINANCEIRA: APERTAR O CINTO SIM, MAS NÃO PODEMOS MATAR O PACIENTE POR ASFIXIA

Um dos legados positivos da gestão do presidente Carlos Eduardo Pereira foi o freio de arrumação dado nas contas do clube, revertendo uma dinâmica de gastos irresponsáveis que conduziam o Botafogo, a passos rápidos, à insolvência. 

Louvamos o regresso do clube ao Ato Trabalhista e o esforço para o pagamento das dívidas em dia. Também reconhecemos como importantes as negociações que nos levaram ao patrocínio da Caixa. No entanto, avaliamos que faltou maior efetividade nas ações visando a ampliação da capacidade de gerar receitas novas. O estádio Nilton Santos continua subutilizado, o programa de sócio torcedor segue com uma adesão abaixo de seu potencial e são pífios os resultados dos esforços para a conquista de novos parceiros (patrocinadores). Enfim, se por um lado é necessário um aperto de cinto, este deve ser acompanhado por uma política de geração de receitas novas.

É corrente o discurso de que 2018 será um ano crítico para o Botafogo. É fato, pois atravessamos os anos de 2016 e 2017 graças ao Profut (que propiciou a anistia de um montante expressivo de nossa dívida) e às antecipações de receita da Globo (que a diretoria jura que não fez, alegando semanticamente que eram luvas). Não fossem essas receitas, o clube não teria fechado suas contas e cairia por terra o discurso de gestão financeira competente.

Fica, por fim, o sentimento de que poderíamos ter ido mais longe, conquistando a América. Mas, para isso, faltou uma ousadia responsável e, principalmente, uma visão mais profissional do mercado.

Vem 2018 e com ele novas dificuldades orçamentárias. Não temos time para ganhar campeonatos e com isso a torcida vai minguando, assim comprometendo o futuro do Botafogo como potência esportiva. A saída é colocar gente de mercado nos lugares estratégicos da gestão. Ousadia, com responsabilidade, é a única saída para mudarmos de patamar. Do contrário, estaremos condenados a sermos um clube acostumado a esparsas conquistas regionais e apenas buscando classificação em torneios internacionais. Isso é muito pouco para a nossa história e o que queremos para o Botafogo no futuro.

Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2018

FRENTE ALVINEGRA – EM DEFESA DO BOTAFOGO

domingo, 21 de janeiro de 2018

BOM DOMINGO!


Qual cidade no mundo pode proporcionar uma imagem como esta? Bom Domingo a todos!

sábado, 20 de janeiro de 2018

PALPITES DO CARIOCÃO - 2ª RODADA

Vamos aos meus palpites para a segunda rodada do Campeonato Carioca.

Sábado - 20 de janeiro

Maracanã - Rio de Janeiro - 17:00
FLUMINENSEXBOTAFOGO - EMPATE

Bacaxá - Saquerema - 16:00
BOAVISTAXMACAÉ - MACAÉ

Luso Brasileiro - Rio de Janeiro - 16:00
PORTUGUESAXMADUREIRA - PORTUGUESA

Domingo - 21 de janeiro

São Januário - Rio de Janeiro - 17:00
VASCOXNOVA IGUAÇU - VASCO

Moça Bonita - Rio de Janeiro - 16:30
BANGUXVOLTA REDONDA - VOLTA REDONDA

Luso Brasileiro - Rio de Janeiro - 20:15
FLAMENGOXCABOFRIENSE - FLAMENGO

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

FAUSTÃO: UM ARQUIVO CONFIDENCIAL DO LUCIANO HULK

Hulk e Angélica no Faustão
Depois de fazer campanha eleitoral antecipada em pleno horário nobre, no Programa do Faustão, chamando para uma entrevista o pré-candidato a Presidência da República, Luciano Hulk, a TV Globo deveria chama-lo de volta para o quadro arquivo confidencial.

Na entrevista que foi gravada em novembro e só foi ao ar no dia 07 de novembro, o apresentador Luciano Hulk posou de bom moço e tentando passar uma imagem de novidade no meio político, mas suas práticas são velhas e sempre defendendo os interesses das elites brasileiras. Quem não se lembra que o Luciano Hulk seria mestre de cerimônia num show patrocinado pela FIESP, para detonar a CPMF, cuja arrecadação seria destinada ao financiamento do SUS - Sistema Único de Saúde - usado pelo povo brasileiro, mas cancelou sua participação quando viu que o público era pífio. Esperavam 2 milhões de pessoas, só apareceram em torno de 5 mil. Lembrando que a CPMF no governo Dilma, seria aprovada, com a retirada de outros impostos e seria o imposto mais democrático, afinal, os ricos pagariam impostos nas suas movimentações financeiras e muita coisa ficaria mais fácil de serem investigadas. Mas com o apoio da mídia, o Hulk e o Pato Amarelo da FIESP, detonaram a tentativa de viabilizar o SUS pensando somente nos projetos e nos interesses das elites.

Sobre a Entrevista a TV Globo levou dias para soltar uma nota oficial, dizendo que cumpre a legislação eleitoral e que não apoia qualquer candidato nas eleições 2018. Mas a nota só veio depois que vários parlamentares do PT entraram com uma representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Na entrevista Hulk diz que não é de direita e nem de esquerda, pode até ser, mas que defende os interesses dos ricos e poderosos isto ele faz.
Pousada construída ilegalmente, em Fernando de Noronha
Voltando ao primeiro parágrafo... O Luciano Hulk disse na entrevista que "pequenas corrupções levam às grandes corrupções". Acho que o apresentador esqueceu, que em 2003, teve sua pousada em Fernando de Noronha (PE) interditada pelo Ibama, por te sido construída em área de preservação ambiental. Como conseguiu isto no arquipélago, afinal só moradores possuíam autorização de ocupação do solo?

Falar de ética na "telinha" é fácil, mas na vida real é diferente. Hulk deu um jeitinho e construiu sua pousada, junto com os empresários João Paulo Diniz, Pedro Paulo Diniz e Ed Sá, no terreno onde morou o ex-chefe do Parque Nacional Marinho (Fernando de Noronha), o dono formal do empreendimento. Depois, em 2011, Hulk e os sócios venderam o empreendimento para o filiado ao PSDB e cientista político, Antônio Lavareda.
Mansão Construída em área de preservação ambiental, em Angra dos Reis
Hulk também não mencionou na entrevista, principalmente na parte quando falou que "os brasileiros estão envergonhados da classe política", que o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, criou o Decreto 41.921 para alterar a legislação sobre áreas de Proteção Ambiental, e assim manter "intacta" a mansão do apresentador que foi construída numa reserva ambiental de Angra dos Reis (RJ). O decreto ficou conhecido como "Lei Luciano Hulk".

O Faustão bem que poderia fazer o quadro arquivo confidencial e chamar o Luciano Hulk para falar sobre esses assuntos. Seria bastante interessante e animado.