terça-feira, 28 de maio de 2019

VINHOS DO MUNDO: ESPANHA

Continuo a Série: VINHOS DO MUNDO, com a Espanha nesta matéria. Anteriormente já tinhamos comentado dos países produtores, como: Brasil, Argentina, França, Chile e Portugal.

A Espanha é um dos países com a maior gama de opções para os amantes dos bons vinhos, oferecendo tintos, brancos e rosados com uma grande variedade de preços e estilos. Alguns vinhos espanhóis das regiões mais quentes são bem macios e exuberantes, em um estilo que deve agradar aos apreciadores dos melhores vinhos do Novo Mundo.

O país é dotado da maior área plantada de vinhedos do mundo, cerca de 1,2 milhão de hectares bem distribuídos por todo seu território, o que torna a Espanha um dos maiores produtores de vinhos em nível mundial, ficando atrás apenas de França e Itália. A Espanha elabora 13% de todos os rótulos consumidos ao redor do globo.

Apesar de os vinhedos espanhóis abrigarem cerca de 600 variedades de uvas, e muitos deles serem constituídos por vinhas antigas, a maior parte dos vinhos espanhóis é produzido somente com 20 tipos de cepas. Entre elas, as de coloração branca com maior destaque são as uvas Airén, Palomino, Macabeo e Pardina. Já no caso das uvas tintas, Tempranillo, Garnacha, Monastrell e Bobal, são as mais utilizadas.

A tradição vinícola da Espanha consiste não só na produção de bons vinhos, como também no consumo. O país é o oitavo maior consumidor da bebida, demonstrando o enorme apreço dos espanhóis pelo vinho.
O clima da Espanha é um dos grandes responsáveis pela alta qualidade dos melhores vinhos espanhóis. Localizado entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo, o país é beneficiado pelo clima e solo peculiares, que divergem de uma região a outra, tornando possível a elaboração de vinhos com diferenças marcantes.


A Espanha recebeu um impressionante montante de investimentos nas zonas vinícolas ao final do século XX, o que possibilitou a ampliação e variedade de sua oferta de rótulos, que vão desde vinhos bastante tradicionais - como os elaborados na Rioja -, até vinhos modernos, cheios de fruta e complexidade, como os grandes vinhos da região do Priorato.
Fonte: Site Mistral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!