sexta-feira, 31 de julho de 2015

BANCÁRIOS DEBATEM PRIORIDADES


Os bancários de todo o país estão reunidos em São Paulo para debater as prioridades e a estratégia para a campanha salarial da categoria deste ano. A data base é 01 de setembro. A 17ª Conferência Nacional da Categoria Bancária será de 31 de julho a 02 de agosto.

Entre os temas que serão debatidos estão o emprego, a política de aumento real, valorização do piso, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), melhoria nas condições de trabalho e o fim do assédio moral. A unidade da categoria é fundamental para esta batalha contra os banqueiros, os patrões mais poderosos do país. 


Fonte: ContrafCUT

quinta-feira, 30 de julho de 2015

CRISE?


Não consigo entender que crise é esta no Brasil, onde os restaurantes estão cheios com filas nas portas, os aeroportos continuam lotados, as agências de viagens continuam com alta procura e agora a BR Mails, a maior empresa de shopping centers do país, anunciou uma alta de 0,3% nas vendas de seus empreendimentos de abril a junho, que somaram mais de R$ 5,4 milhões. 

No resultado da BR Mails, se for excluído o efeito das vendas em empreendimentos, os totais crescem para 4,1%. As vendas na lojas que estão em operação a mais de um ano, cresceram 3,6%. A empresa é sócia de 48 shoppings no Brasil inteiro.

Fonte: Valor Econômico

quarta-feira, 29 de julho de 2015

BOTAFOGO BRINCANDO COM O PERIGO

Pela terceira vez no campeonato, o Botafogo tem a oportunidade de colocar uma gordura contra os times que estão disputando o acesso a Série A. Jogando em casa e recheado de garotos, o alvinegro não conseguiu sair do empate contra o fraco Criciúma, e se não fosse o paredão Jefferson poderíamos ter um final desastroso.

O Botafogo com o empate continua líder e sem convencer. A liderança é muito mais pela fragilidade das outras equipes, que as virtudes do futebol alvinegro apresentado até o momento. O Jair Ventura vai para imprensa e diz que entrega o Botafogo na liderança, mas ele esquece de dizer que foi muito mais pelos tropeços dos outros concorrentes.

O campeonato a partir de agora ficará com jogos mais disputados e ter uma gordura é fundamental para esses momentos. A diferença para o sétimo colocado é de apenas 4 pontos, isto é muito perigoso e o Botafogo não pode nem pensar em não subir este ano.

Colocar sete ex-juniores para jogar, demonstra a falta de planejamento para segurar os principais jogadores, mesmo com as dificuldades financeiras apresentadas. Ontem após o jogo, Jefferson falou que o Botafogo perdeu cinco jogadores importantes e por isto o entrosamento requer tempo, coisa que não podemos ter durante esta competição. Os garotos são para compor e não para decidir. 

Montar e desmontar time durante o campeonato nós conhecemos bem o final. É por isto que a torcida continua preocupada, mesmo com a liderança da competição. O Botafogo não pode ficar brincando com o perigo e sair do G4, será uma grande dificuldade para voltar. Sábado o único resultado é a vitória contra o fraco Luverdense, que apenas luta para ficar na segunda divisão.

PALPITES DO BRASILEIRÃO -16ª RODADA / 1ª PARTE

Vamos aos palpites para mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. Na última rodada consegui ter 6 acertos em 11 jogos, incluindo o jogo do Botafogo na Série B. Nesta rodada os palpites serão divididos em duas partes, já que a rodada começa na quarta e continua no final de semana.

QUARTA - 29 DE JULHO

SÉRIE A

CORINTHIANSXVASCO - CORINTHIANS

ATLÉTICO-MGXSÃO PAULO - EMPATE

terça-feira, 28 de julho de 2015

HOJE TEM A GAROTADA DO BOTAFOGO

Gegê, Luiz Henrique, Sasá e Octávio
O Botafogo perdeu jogadores importantes e pareciam que iriam fazer muita falta na caminhada de volta ao seu verdadeiro lugar. Gilberto, Marcelo Mattos, Jóbson e Pimpão, não incluo nesta lista o Bill, afinal vinha produzindo muito pouco para o time.

Mas há coisas que só acontecem ao Botafogo e coisas boas também. Foi dada uma grande responsabilidade a diversos garotos da base e parece que o time vem ganhando corpo e principalmente alma. 

Desde o jogo contra o Náutico, um adversário direto pela classificação a Série A, os garotos tiveram que assumir uma responsabilidade muito grande, não deixar a "peteca cair" com toda a pressão de ganhar os jogos. Contra o Timbu pernambucano, sete jogadores da base entraram em campo e deram o recado. Vitória por 1 x 0.
A torcida ficou preocupada, mas a atuação contra o Bahia (empate em 1x1) na Fonte Nova com mais de 30 mil torcedores, demonstrou que podem responder positivamente a responsabilidade colocada. Claro que a experiência conta e a diretoria não deixou por menos e saiu para fazer as contratações necessárias e assim encorpar ainda mais a equipe e tentar voltar sem muitos percalços. 
Hoje o Botafogo enfrenta, o Criciúma, um adversário difícil e que começou mal o campeonato, mas que agora vem tentando a recuperação. Tenho certeza que o Luiz Henrique, Gegê, Octávio, Fernandes e Cia vão dar conta do recado. 
A torcida tem que apoiar e com força a garotada. Vamos subir Fogão!

Foto: Marcelo Baltar / GloboEsporte.com

segunda-feira, 27 de julho de 2015

PARABÉNS AOS ATLETAS BRASILEIROS

Chegou ao final os Jogos Pan-Americanos de Toronto e o Brasil teve uma boa atuação, ficando em terceiro lugar no quadro de medalhas atrás do EUA e do Canadá. O Brasil conquistou 41 ouros, 40 pratas e 60 bronzes, num total de 141 medalhas.

Os Jogos Pan-Americanos servem de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Dos 141 pódios alcançados pelo Brasil, 121 foram de atletas e equipes que recebem patrocínio do Governo Federal. Mais de 70% da delegação brasileira em Toronto é formada por bolsistas do Ministério do Esporte, demonstrando que o Governo Federal vem no rumo certo em apoiar o esporte brasileiro.

Agora é torcer pelos nossos atletas nos Jogos ParaPan-Americanos que vai começar daqui a duas semanas também em Toronto. 

domingo, 26 de julho de 2015

BOM DOMINGO!


Lembrando como era a "Princesinha do Mar" para desejar o Bom, Domingo a todos os amigos do Blog.

sábado, 25 de julho de 2015

PALPITES DO BRASILEIRÃO -15ª RODADA

Vamos aos palpites para mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. Nesta rodada como o Botafogo joga no sábado, estamos também publicando o palpite do jogo do alvinegro carioca.

SÁBADO - 25 DE JULHO

SÉRIE B

BAHIAXBOTAFOGO - EMPATE


SÉRIE A

AVAIXATLÉTICO/PR - AVAÍ

GRÊMIOXSPORT - EMPATE

ATLÉTICO/MGXFIGUEIRENSE - ATLÉTICO/MG


DOMINGO - 26 DE JULHO

SANTOSXJOINVILLE - SANTOS

CHAPECOENSEXFLUMINENSE - CHAPECOENSE

SÃO PAULOXCRUZEIRO - EMPATE

PONTE PRETAXINTERNACIONAL - PONTE PRETA

CORITIBAXCORINTHIANS - EMPATE

GOIÁSXFLAMENGO - GOIÁS

VASCOXPALMEIRAS - EMPATE

sexta-feira, 24 de julho de 2015

TOCHA OLÍMPICA PASSARÁ POR 83 CIDADES BRASILEIRAS

Conheça um pouco da Tocha Olímpica que vai percorrer as principais cidade do Brasil. O design da tocha reúne inovação, movimento e brasilidade. Reflete a essência do revesamento da Tocha Olímpica Rio 2016, que será o encontro da tradicional chama olímpica com o calor humano do povo brasileiro de norte a sul do país.

A chama olímpica é um importante símbolo na história dos jogos olímpicos e representa a paz, a união e amizade entre os povos. O revezamento da tocha leva a mensagem olímpica para além da cidade sede e que termina com o acendimento da pira olímpica na Cerimônia de Abertura dos Jogos.

O revezamento da tocha passará pelas cinco regiões do Brasil, todos os estados e o Distrito federal e mais 83 cidades. Vejam abaixo por quais cidades a Tocha Olímpica passará.

REGIÃO NORTE - 8 cidades
Acre: Rio Branco
Amapá: Macapá
Amazonas: Manaus
Pará: Belém e Santarém
Rondônia: Porto Velho
Roraima: Boa Vista
Tocantis: Palmas

REGIÃO NORDESTE - 22 cidades
Alagoas: Maceió
Bahia: Ilhéus, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim, Valença, Vitória da Conquista.
Ceará: Fortaleza, Sobral
Maranhão: Imperatriz, São Luiz
Paraíba: Campina Grande, João Pessoa
Pernambuco: Recife, Caruaru, Petrolina
Piauí: Teresina, Parnaíba
Rio Grande do Norte. Mossoró, Natal
Sergipe: Aracaju

CENTRO-OESTE - 7 cidades
Distrito Federal: Brasília
Goiás: Goiânia, Anapolina, Caldas Novas
Mato Grosso: Cuiabá
Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Dourados

SUDESTE - 31 cidades
Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Cabo Frio, Macaé, Niteroí, Nova Friburgo, Petrópolis, Nova Iguaçu, Volta Redonda, Rio de Janeiro.
Espírito Santos: Vitória, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim.
Minas Gerais: Belo Horizonte, Curvelo, Governador Valadares, Itabira, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Uberlândia.
São Paulo: Osasco, Baurú, Campinas, Franca, Itapetininga, Pres. Prudente, Santos, Ribeirão Preto, São Bernardo, São José dos Campos, São Paulo.

SUL - 15 cidades
Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Porto Alegre
Paraná: Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Pato Branco, Ponta Grossa, Curitiba
Santa Catarina: Blumenau, Criciúma, Joinville, Florianópolis.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

AS MENTIRAS DO O GLOBO CONTRA LULA

Adicionar legenda
As vezes fico me perguntando porque tanto ódio ao PT e ao Lula. No fundo, as elites não aceitam as origens dos dois. O Partido dos Trabalhadores veio do seio da classe trabalhadora e o Lula um retirante nordestino. Realmente não são um "deles". As elites brasileiras são conhecidas como umas das mais egoístas do mundo e se utilizam de todos, todos mesmo, artifícios disponíveis neste mundo dos mortais para alcançar seus objetivos. 

Agora para derrotar o projeto iniciado no Brasil em 2003, com a eleição do Lula e evitar o seu retorno em 2018, estão se utilizando dos mais baixos artifícios conhecidos. Afinal são eles os detentores do verdadeiro poder no capitalismo: O Capital e a Informação.

Para desmascarar mais este golpe contra a maior liderança popular do país, o Instituto Lula fez uma boa matéria onde apresentou as manipulações e as mentiras que o Jornal O Globo vem produzindo em suas edições. Ali fica claro como eles são capazes de usar qualquer tipo de baixaria para conseguir seus objetivos. É o famoso Vale-Tudo.

CLIQUE AQUI ou no link abaixo para ver as mentiras do O Globo.

http://www.institutolula.org.br/as-cinco-vezes-em-que-o-globo-tentou-enganar-seu-leitor-em-2015

quarta-feira, 22 de julho de 2015

GLOBO TENTA COAGIR JORNALISTA


A categoria de jornalistas está conhecendo nestes dias os efeitos nefastos do capitalismo selvagem, que neste caso se traduz por uma ação de um patronato conservador que joga para a plateia, no caso leitores, telespectadores e ouvintes, posando de democrata.
Para evitar questionamentos, esse patronato midiático omite fatos relacionados com a campanha do reajuste salarial dos trabalhadores de imprensa neste ano de 2015.
Recentemente, após marchas e contramarchas, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio aprovou projeto estabelecendo a vigência de um piso salarial de R$ 2.432,00 (dois mil e quatrocentos e trinta e dois reais), válido para todo o território fluminense.
O patronato, tanto da capital como do interior, se insurgiu contra a medida e o que é pior, pressionou trabalhadores para aceitarem a vigência de pisos salariais abaixo da (agora) lei. Exigiram, atravessando a legislação, que trabalhadores aceitassem a redução do piso legal para R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais).
As Organizações Globo nesta história se superaram em matéria de capitalismo selvagem. Conseguiram que alguns jornalistas fossem para uma assembleia da categoria levar uma carta não reconhecendo a assembleia que foi convocada para confirmar que qualquer negociação salarial teria de respeitar a legalidade, ou seja, a vigência do piso salarial que é lei no Estado do Rio.
Mais de 150 jornalistas que participavam da assembleia repudiaram a atitude do esquema Globo e não deram bola para a proposta apresentada. A assembleia decidiu, por maioria absoluta, que a diretoria do sindicato mantivesse na negociação salarial a proposta do piso de dois mil e quatrocentos e trinta e dois reais.
Não poderia ser de outra forma, porque se fosse ao contrário, a diretoria se enquadraria no esquema pelego ainda vigente em alguns sindicatos de trabalhadores, esquema esse, lamentavelmente, defendido por um grupo de trabalhadores jornalistas do esquema Globo.  E ainda por cima, vale sempre repetir, estaria contrariando a lei.
É importante que telespectadores, leitores e ouvintes sejam informados sobre tais fatos, que segue com capítulos desabonadores ao grupo de trabalhadores que se presta ao papel de portador de uma proposta do patronato midiático, nefasta aos interesses da maioria da categoria.
Alguns desses jornalistas (da Globo) alinhados com o patronato que tem auferido grandes lucros em plena crise (por sinal, bastante propalada diariamente pelos próprios proprietários midiáticos), não se contentaram com o papel nefasto exercido por eles de vergonhosamente levar o recado do patronato em uma assembleia da categoria.
Partiram para as redes sociais detratando alguns diretores do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ). E aí utilizaram o recurso, também lamentável, lembrando a longa noite escura de 21 anos da ditadura empresarial militar que se abateu sobre o Brasil, período este defendido por grupos do mesmo patronato que hoje não aceita cumprir a lei.
Citando nominalmente dirigentes sindicais jornalistas, os pelegos da Globo acusaram  membros da diretoria de estarem engajados em partidos políticos de esquerda. Ou seja, repetiram o que faziam as autoridades na época do arbítrio para perseguir a quem a eles se opunham.
Os jornalistas pelegos que se valem das redes sociais repetindo estratégia da época da ditadura, tentaram dessa forma descaracterizar a justa luta pelo respeito à legislação defendida pela diretoria sindical.
Os jornalistas pelegos esqueceram que numa democracia os cidadãos têm todo o direito de se filiar, ou não, a qualquer partido político. E no caso dos diretores do SJPMRJ ao exercerem a função sindical não representam partidos políticos, mas sim a uma categoria que pensa de forma plural.
Nessa estratégia, os referidos globais se valem da manipulação da informação para atingir o objetivo de queimar quem defende os interesses da maioria da categoria dos jornalistas, fato que contraria o patronato.
Para desarmar essa manobra vergonhosa, é importante que o que está acontecendo neste momento entre jornalistas seja informado a telespectadores, leitores e ouvintes.
O patronato e seus prepostos contam exatamente com a desinformação e a manipulação da informação, da qual são mestres, para tentar convencer quem desconhece a verdade do que está acontecendo neste momento com os jornalistas e como age esse setor empresarial que tenta se apresentar ao público como democrata.
Mário Augusto Jakobskindjornalista e escritor, correspondente do jornal uruguaio Brecha; membro do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (TvBrasil). Consultor de História do IDEA 
Programa de TV trasnmitido pelo Canal Universitário de Niterói, Sede UFF – Universidade Federal Fluminense Seus livros mais recentes: Líbia – Barrados na Fronteira; Cuba, Apesar do Bloqueio e Parla , lançado no Rio de Janeiro.


Direto da Redação é um fórum de debates editado pelo jornalista Rui Martins.
Fonte: Correio do Brasil

terça-feira, 21 de julho de 2015

BANCÁRIOS SÃO DESVALORIZADOS PELOS BANQUEIROS

A cada ano os banqueiros lucram mais. A produtividade aumenta e exploração chega a níveis insuportáveis. Olhando para esta realidade o Sindicato dos BancaRios, através do Dieese, fez as contas de quanto vale o trabalho do bancário para que o banco conquiste bilhões de reais a cada ano.

O sindicato dividiu o lucro líquido pelo número de empregados, visto que intensidade do trabalho é cada vez maior. Vejam os números do banco Itaú que tem o maior lucro com um número de bancários por unidade inferior, a outro grande banco brasileiro, o Bradesco. 

Cada funcionário do Itaú gerou R$51.453,63 para o banco atingir seu lucro líquido, em março de 2014. No mesmo mês deste ano, a intensidade do trabalho de cada funcionário subiu, saltando para R$67.773,62 por funcionário, uma variação de 31,7%. "Os números mostram que o bancário trabalha e produz cada vez mais para a empresa. Isto ocorre porque o banco reduz o número de funcionários. Quanto menos bancários nas unidades, mais sobrecarga de trabalho, mais pressão, mais assédio moral e mais trabalhadores adoecidos", disse a presidente do Sindicato, Adriana Nalesso.

Você tem valor. O Sindicato sabe disso. É você quem constrói o lucro da empresa. Mas o Itaú não reconhece seu esforço diário, sua luta cotidiana. Por isso, é preciso unir forças, lutar coletivamente para garantir direitos, avançar em mais conquistas para ter um emprego mais digno. Conte com o Sindicato nesta luta. O Sindicato conta com você.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

LULA É ALVO DE MANIPULAÇÕES E ARBITRARIEDADES

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa a ser perseguido pelos poderosos deste país, apenas pelo simples fato de ser um dos principais ícones para o processo eleitoral de 2018 e representando a continuidade do processo de redistribuição de renda, inciado em 2003. Lula causa "Pânico" nas elites egoístas e nos entreguistas, porque é uma grande e viável opção no processo de 2018, por causa da sua grande popularidade, principalmente entre os menos favorecidos da nossa sociedade.    

"Está claro, portanto que o ex-presidente Lula é alvo de um conjunto de manipulações e arbitrariedades com o propósito evidente de criar constrangimentos e manchar, sob falsos pretextos, a imagem do maior líder popular deste País no Brasil e no exterior". Pedaço da nota do Instituto Lula. Abaixo a nota completa.


Vejam a nota oficial do Instituto Lula

O Instituto Lula e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram surpreendidos pela notícia de que o procurador Valtan Timbó Mendes Furtado, da Procuradoria da República no Distrito Federal, determinou a abertura de procedimento investigatório sobre tema que já vinha sendo examinado, no âmbito próprio, pela procuradora da República, Mirella de Carvalho Aguiar.

Trata-se de um procedimento absolutamente irregular, intempestivo e injustificado, razão pela qual serão tomadas as medidas cabíveis para corrigir essa arbitrariedade no âmbito do próprio Ministério Público, sem prejuízo de outras providências juridicamente cabíveis.

Diferentemente do que foi vazado anonimamente para órgãos de imprensa na tarde da última quinta-feira (16), o ex-presidente Lula nunca foi objeto de “investigação informal”. Tampouco foi ou é considerado “suspeito” de qualquer tipo de infração penal. O ex-presidente é, na verdade, alvo de grave violação de conduta por parte do procurador Anselmo Lopes, que deu início a este processo e por isso está respondendo à Corregedoria Nacional do Ministério Público.

Para que a verdade seja conhecida, sem manipulações e distorções, o Instituto Lula esclarece a cronologia dos fatos:

12 de abril: O jornal O Globo publica matéria sobre “voo sigiloso” do ex-presidente Lula à República Dominicana, em abril de 2013, onde realizou palestra contratada pela empresa Odebrecht. Mesmo tendo recebido, da assessoria do Instituto Lula, todos os esclarecimentos sobre a viagem, o jornal criminalizou um episódio corriqueiro: desde 2011, fora do governo, o ex-presidente fez 78 viagens ao exterior, para fazer palestras, receber homenagens, participar de debates e, principalmente, defender a imagem do Brasil e difundir programas sociais brasileiros para colaborar com o combate à fome e à pobreza no mundo. Na maioria dessas viagens ele realizou palestras contratadas por empresas, entidades privadas e entidades governamentais de países estrangeiros – todas as viagens foram amplamente divulgadas no site do Instituto Lula e informadas à imprensa brasileira.

20 de abril:  Tomando por base a matéria de O Globo e outras notícias de jornais e da internet, o procurador Anselmo Lopes, da Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF) iniciou uma “Notícia de Fato”. No texto de apenas 50 linhas, sem apresentar qualquer prova ou indício, o procurador Anselmo Lopes levantou a hipótese de que o ex-presidente Lula “poderia”, “em tese”, “talvez” ser suspeito de tráfico de influência internacional, “caso se comprovasse” que teria recebido favores da empresa Odebrecht para “supostamente” influir sobre autoridades de países estrangeiros para que contratassem obras da empresa. No mesmo dia, a “Notícia de Fato” foi distribuída por sorteio à procuradora Mirella de Carvalho Aguiar, a quem caberia decidir pelo arquivamento, pela abertura de inquérito ou pedir diligências e informações para instruir sua decisão.

29 de abril: Sem que quaisquer das partes citadas tivesse sido notificada e antes que o despacho chegasse a conhecimento público, o repórter Thiago Bronzatto, da Revista Época extraiu cópia da Notícia Fato no protocolo da PRDF.  Sem fazer qualquer referência ao procedimento que havia obtido, o repórter enviou à assessoria do Instituto Lula perguntas sobre viagens do ex-presidente mencionadas na “Notícia de Fato”.

31 de abril: Numa edição escandalosamente manipulada, a página da Revista Época no site Globo.com e a edição impressa da revista assumiram como verdadeiras as ilações infundadas do procurador Anselmo, sob o título “Lula, o Operador”. A revista escondeu dos leitores a verdadeira natureza do procedimento e tratou mera “Notícia de Fato” como se fosse uma investigação coletiva do Núcleo de Combate à Corrupção da PRDF. Omitindo propositalmente o título, a revista manipulou o documento oficial, reproduzindo apenas o sumário das ilações do procurador Anselmo.

1º de maio: A mentira da revista Época começou a ruir quando a procuradora Mirella Aguiar declarou a repórteres de O Estado de S. Paulo e de O Globo que não havia inquérito contra Lula e que a “Notícia de Fato” trazia apenas notícias de jornais que, segundo ela, não têm validade por si como provas.

4 de maio: O Instituto Lula divulga nota com o título “As 7 mentiras da Revista Época”, esclarecendo os fatos e denunciando a manipulação editorial. A revista além de não ter publicado nossa resposta, jamais se preocupou de responder ou indicar qualquer equívoco no texto. http://www.institutolula.org/as-sete-mentiras-da-capa-de-epoca-sobre-lula/

6 de maio: Advogado procurador do ex-presidente Lula e do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, solicita audiência à procuradora Mirella Aguiar e apresenta espontaneamente os esclarecimentos sobre as atividades do ex-presidente no âmbito do Instituto e como palestrante contratado por meio da empresa LILS Palestras e Eventos Ltda.

18 de maio: Findo o prazo inicial de 30 dias para decidir sobre o encaminhamento da “Notícia de Fato”, a procuradora Mirella Aguiar, em despacho, afirma que não há elementos suficientes para a abertura de inquérito. “Os parcos elementos contidos nos autos – narrativas do representante e da imprensa desprovidos de suporte probatório suficiente – não autorizam a instauração de imediato de investigação formal em desfavor do representado”, escreveu a procuradora. No mesmo despacho ela prorroga o prazo de decisão por até 90 dias (ou seja, até 17 de agosto) e solicita informações do Instituto Lula, da empresa Odebrecht, da Polícia Federal, do Ministério das Relações Exteriores, do BNDES, da empresa Líder Taxi Aéreo e outros, para instruir sua decisão.

8 de junho: O Instituto Lula requer a extensão de 30 dias do prazo para a prestação de informações.

19 de junho:  A procuradora Mirella Aguiar, em despacho, prorroga novamente o prazo para diligências e tomada de informações (portanto até 18 de setembro).

8 de julho: O procurador da República Valtan Timbó Mendes Furtado, em portaria, inexplicavelmente determina a abertura de procedimento investigatório criminal,  mesmo apresentando como únicas razões: a) “o teor da Notícia de Fato” e b) “a iminência do esgotamento do prazo”,  mas também considerando a insuficiência de elementos para a formação da opinio deliciti. Note-se que o teor da “Notícia de Fato” já havia sido desqualificado pela procuradora Mirella Aguiar – motivo pelo qual ela havia solicitado novas informações. E note-se que, em 8 de julho, faltavam 40 dias para o esgotamento do prazo estabelecido na primeira prorrogação e 60 dias para o esgotamento do prazo estabelecido na segunda prorrogação.

9 de julho: Dentro do prazo estabelecido e sem ter conhecimento de que o processo havia sido literalmente atropelado por outro procurador, o Instituto Lula protocolou na PRDF o documento com as informações solicitadas pela Procuradora Mirella.

16 de julho: Informações incompletas e distorcidas vazam anonimamente para a Globonews, que, sem ouvir o Instituto Lula, divulga versão incorreta de que “procuradores” teriam determinado abertura de inquérito contra o ex-presidente Lula no âmbito da PRDF.

O Instituto Lula e o ex-presidente Lula desconhecem as razões pelas quais o procurador Valtan Timbó Mendes Furtado interferiu, de maneira indevida e arbitrária, no procedimento que vinha sendo conduzido pela procuradora titular.

O Instituto Lula e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram surpreendidos pela notícia de que o procurador Valtan Timbó Mendes Furtado, da Procuradoria da República no Distrito Federal, determinou a abertura de procedimento investigatório sobre tema que já vinha sendo examinado, no âmbito próprio, pela procuradora da República, Mirella de Carvalho Aguiar.
Trata-se de um procedimento absolutamente irregular, intempestivo e injustificado, razão pela qual serão tomadas as medidas cabíveis para corrigir essa arbitrariedade no âmbito do próprio Ministério Público, sem prejuízo de outras providências juridicamente cabíveis.

Diferentemente do que foi vazado anonimamente para órgãos de imprensa na tarde desta quinta-feira (16), o ex-presidente Lula nunca foi objeto de “investigação informal”. Tampouco foi ou é considerado “suspeito” de qualquer tipo de infração penal. O ex-presidente é, na verdade, alvo de grave violação de conduta por parte do procurador Anselmo Lopes, que deu início a este processo e por isso está respondendo à Corregedoria Nacional do Ministério Público.

Para que a verdade seja conhecida, sem manipulações e distorções, o Instituto Lula esclarece a cronologia dos fatos:

12 de abril: O jornal O Globo publica matéria sobre “voo sigiloso” do ex-presidente Lula à República Dominicana, em abril de 2013, onde realizou palestra contratada pela empresa Odebrecht. Mesmo tendo recebido, da assessoria do Instituto Lula, todos os esclarecimentos sobre a viagem, o jornal criminalizou um episódio corriqueiro: desde 2011, fora do governo, o ex-presidente fez 78 viagens ao exterior, para fazer palestras, receber homenagens, participar de debates e, principalmente, defender a imagem do Brasil e difundir programas sociais brasileiros para colaborar com o combate à fome e à pobreza no mundo. Na maioria dessas viagens ele realizou palestras contratadas por empresas, entidades privadas e entidades governamentais de países estrangeiros – todas as viagens foram amplamente divulgadas no site do Instituto Lula e informadas à imprensa brasileira.

20 de abril:  Tomando por base a matéria de O Globo e outras notícias de jornais e da internet, o procurador Anselmo Lopes, da Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF) iniciou uma “Notícia de Fato”. No texto de apenas 50 linhas, sem apresentar qualquer prova ou indício, o procurador Anselmo Lopes levantou a hipótese de que o ex-presidente Lula “poderia”, “em tese”, “talvez” ser suspeito de tráfico de influência internacional, “caso se comprovasse” que teria recebido favores da empresa Odebrecht para “supostamente” influir sobre autoridades de países estrangeiros para que contratassem obras da empresa. No mesmo dia, a “Notícia de Fato” foi distribuída por sorteio à procuradora Mirella de Carvalho Aguiar, a quem caberia decidir pelo arquivamento, pela abertura de inquérito ou pedir diligências e informações para instruir sua decisão.

29 de abril: Sem que quaisquer das partes citadas tivesse sido notificada e antes que o despacho chegasse a conhecimento público, o repórter Thiago Bronzatto, da Revista Época extraiu cópia da Notícia Fato no protocolo da PRDF.  Sem fazer qualquer referência ao procedimento que havia obtido, o repórter enviou à assessoria do Instituto Lula perguntas sobre viagens do ex-presidente mencionadas na “Notícia de Fato”.

31 de abril: Numa edição escandalosamente manipulada, a página da Revista Época no site Globo.com e a edição impressa da revista assumiram como verdadeiras as ilações infundadas do procurador Anselmo, sob o título “Lula, o Operador”. A revista escondeu dos leitores a verdadeira natureza do procedimento e tratou mera “Notícia de Fato” como se fosse uma investigação coletiva do Núcleo de Combate à Corrupção da PRDF. Omitindo propositalmente o título, a revista manipulou o documento oficial, reproduzindo apenas o sumário das ilações do procurador Anselmo.

1º de maio: A mentira da revista Época começou a ruir quando a procuradora Mirella Aguiar declarou a repórteres de O Estado de S. Paulo e de O Globo que não havia inquérito contra Lula e que a “Notícia de Fato” trazia apenas notícias de jornais que, segundo ela, não têm validade por si como provas.

4 de maio: O Instituto Lula divulga nota com o título “As 7 mentiras da Revista Época”, esclarecendo os fatos e denunciando a manipulação editorial. A revista além de não ter publicado nossa resposta, jamais se preocupou de responder ou indicar qualquer equívoco no texto. http://www.institutolula.org/as-sete-mentiras-da-capa-de-epoca-sobre-lula/

6 de maio: Advogado procurador do ex-presidente Lula e do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, solicita audiência à procuradora Mirella Aguiar e apresenta espontaneamente os esclarecimentos sobre as atividades do ex-presidente no âmbito do Instituto e como palestrante contratado por meio da empresa LILS Palestras e Eventos Ltda.

18 de maio: Findo o prazo inicial de 30 dias para decidir sobre o encaminhamento da “Notícia de Fato”, a procuradora Mirella Aguiar, em despacho, afirma que não há elementos suficientes para a abertura de inquérito. “Os parcos elementos contidos nos autos – narrativas do representante e da imprensa desprovidos de suporte probatório suficiente – não autorizam a instauração de imediato de investigação formal em desfavor do representado”, escreveu a procuradora. No mesmo despacho ela prorroga o prazo de decisão por até 90 dias (ou seja, até 17 de agosto) e solicita informações do Instituto Lula, da empresa Odebrecht, da Polícia Federal, do Ministério das Relações Exteriores, do BNDES, da empresa Líder Taxi Aéreo e outros, para instruir sua decisão.

8 de junho: O Instituto Lula requer a extensão de 30 dias do prazo para a prestação de informações.

19 de junho:  A procuradora Mirella Aguiar, em despacho, prorroga novamente o prazo para diligências e tomada de informações (portanto até 18 de setembro).

8 de julho: O procurador da República Valtan Timbó Mendes Furtado, em portaria, inexplicavelmente determina a abertura de procedimento investigatório criminal,  mesmo apresentando como únicas razões: a) “o teor da Notícia de Fato” e b) “a iminência do esgotamento do prazo”,  mas também considerando a insuficiência de elementos para a formação da opinio deliciti. Note-se que o teor da “Notícia de Fato” já havia sido desqualificado pela procuradora Mirella Aguiar – motivo pelo qual ela havia solicitado novas informações. E note-se que, em 8 de julho, faltavam 40 dias para o esgotamento do prazo estabelecido na primeira prorrogação e 60 dias para o esgotamento do prazo estabelecido na segunda prorrogação.

9 de julho: Dentro do prazo estabelecido e sem ter conhecimento de que o processo havia sido literalmente atropelado por outro procurador, o Instituto Lula protocolou na PRDF o documento com as informações solicitadas pela Procuradora Mirella.

16 de julho: Informações incompletas e distorcidas vazam anonimamente para a Globonews, que, sem ouvir o Instituto Lula, divulga versão incorreta de que “procuradores” teriam determinado abertura de inquérito contra o ex-presidente Lula no âmbito da PRDF.

O Instituto Lula e o ex-presidente Lula desconhecem as razões pelas quais o procurador Valtan Timbó Mendes Furtado interferiu, de maneira indevida e arbitrária, no procedimento que vinha sendo conduzido pela procuradora titular.

Está claro, portanto que o ex-presidente Lula é alvo de um conjunto de manipulações e arbitrariedades com o propósito evidente de criar constrangimentos e manchar, sob falsos pretextos, a imagem do maior líder popular deste País no Brasil e no exterior.

Sob a luz desses fatos, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o Instituto Lula, esperam que o Ministério Público esclareça ao país o por que de procedimentos tão contraditórios.

Assessoria de Imprensa do Instituto Lula

Sob a luz desses fatos, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o Instituto Lula, esperam que o Ministério Público esclareça ao país o por que de procedimentos tão contraditórios.

Assessoria de Imprensa do Instituto Lula

domingo, 19 de julho de 2015

HOJE TEM FEIJOADA DOS PERDIDOS ÀS QUINTAS


Geralmente desejo um BOM DOMINGO com uma imagem que remete a Cidade Maravilhosa. Mas hoje quero lembrar aos amigos de um evento super familiar, a IV FEIJOADA DOS PERDIDOS ÀS QUINTAS. 

sábado, 18 de julho de 2015

PALPITES DO BRASILEIRÃO -14ª RODADA

Vamos aos palpites da décima quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Nesta rodada como o Botafogo joga no sábado, estamos também publicando o palpite deste jogo.

SÁBADO - 18 DE JULHO

SÉRIE B

BOTAFOGOXNÁUTICO - BOTAFOGO


SÉRIE A

INTERNACIONALXGOIÁS - INTERNACIONAL

FLAMENGOXGRÊMIO - GRÊMIO

CORINTHIANSXATLÉTICO-MG - EMPATE


DOMINGO - 19 DE JULHO

ATLÉTICO-PRXCHAPECOENSE - EMPATE

PALMEIRASXSANTOS - PALMEIRAS

FLUMINENSEXVASCO - FLUMINENSE

FIGUEIRENSEXCORITIBA - EMPATE

SPORTXSÃO PAULO - SPORT

CRUZEIROXAVAÍ - CRUZEIRO

PONTE PRETAXJOINVILLE - PONTE PRETA