quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

EMPREGO CRESCE NO INTERIOR

Durante praticamente toda a sua história, o Brasil teve um modelo de desenvolvimento que privilegiou a concentração industrial no sudeste. Com isto milhares de brasileiros de outras regiões migraram de suas regiões para o sudeste, aumentando a densidade demográfica nas grandes cidades como, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Suas estruturas não suportaram a grande quantidade de pessoas procurando trabalho, já que em suas terras isto era praticamente impossível, pela falta de investimentos do Governo Federal. Cidades saturadas, com grande aumento da favelização, pobreza e consequentemente da violência, que hoje ainda é muito grande nestas cidades.
O Governo Lula, a partir de 2003 começou a mudar esta realidade, investindo no nordeste, em infra-estrutura e programas sociais, com isto procurando manter o homem na sua terra natal. A consequencia é o aumento da oferta de empregos no interior do Brasil, cidades antes esquecidas, hoje são promessas de oportunidades.
Os números do Ministério do Trabalho e Emprego, CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) estão aí para provar essa tendência. No primeiro semestre deste ano, o emprego cresceu 6,45% no interior, contra 3,68% nas metrópoles.
Depois de muitos anos, hoje tem mais gente voltando para o nordeste, do que vindo para o sudeste. Isto poderá mudar a cara do Brasil em alguns anos, se esta direção continuar em outros governos. (fonte: Revista na Poltrona e MTE). É o Brasil para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!