O Brasil vem avançando em vários aspectos da qualidade de vida de sua população. A Região Nordeste avançou na prestação dos serviços de água e esgotos na última década. Segundo dados do Censo Demográfico 2010 divulgados hoje (17) pelo IBGE, o abastecimento de água por rede geral passou de pouco menos de 60% em 2000 para 76,3% em 2010. Frente a 1991, quando o nível era de 52,8%, o avanço é de 23,5 pontos percentuais.
A região foi também a que apresentou maior avanço no que diz respeito à proporção de domicílios com esgotamento sanitário adequado. Em 1991, 24,2% dos domicílios nordestinos se encaixavam neste perfil, passando a 45,4% em 2010. Para o IBGE, porém, persistem grandes desigualdades regionais neste sentido, faltando “um longo caminho” para atingir “índices satisfatórios”.
No geral, quase 70% dos domicílios brasileiros têm acesso à rede de esgoto ou contam com fossa séptica. No Sudeste este índice se aproxima de 90%. São números que a grande imprensa se recusa a divulgar, preferindo apostar nas notícias "negativas", para tentar criar um outro clima na população.
Fonte: www.redebrasilatual.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação!