sexta-feira, 31 de março de 2017

MANIFESTAÇÕES CONTRA AS REFORMAS DO GOVERNO TEMER


Hoje acontece em todo o Brasil manifestações contra as reformas propostas pelo (des)governo Temer, onde apenas os trabalhadores são atingidos. Todas as regalias da classe dominante continuam intactas. 

Não resta outra alternativa a classe trabalhadora, é ir as ruas e lutar pela manutenção de seus direitos elementares, como a aposentadoria, emprego, férias, 13º salário, entre outros. 

As manifestações de hoje também vão servir para chamar a GREVE GERAL chamada pelas Centrais Sindicais para o dia 28 de abril. Veja abaixo algumas das manifestações programadas em diversas capitais.


quarta-feira, 29 de março de 2017

RODRIGO MAIA, TEMER E CIA FIZERAM O BRASIL VOLTAR A ESCRAVATURA


Os deputados federais, liderados pelo presidente da câmara, Rodrigo Maia/DEM/RJ, a mando do golpista, Michel Temer, votaram na surdina o projeto de terceirização, que retira diversos direitos dos trabalhadores como férias, 13º salário, FGTS e precariza as relações de trabalho no Brasil.

É de uma maldade incrível com os trabalhadores brasileiros. Quando o movimento sindical dizia, na época do processo do impeachment da presidenta Dilma Rousseff, que O GOLPE É CONTRA VOCÊ, era para alertar o risco de avançarem sobre os direitos trabalhistas. Foi isto que aconteceu e agora só falta o Temer sancionar. Alguém tem dúvidas que ele não fará isto?

Vejam os deputados que traíram os trabalhadores e que não podemos esquecer nas próximas eleições.

DEPUTADOS DA BANCADA DO RIO QUE VOTARAM A FAVOR DE RASGAR A CLT OU SE ABSTIVERAM:

Arolde de Oliveira PSC
Ezequiel Teixeira PTN
Felipe Bornier PROS
Jair Bolsonaro PSC (Abstenção)
Julio Lopes PP
Laura Carneiro PMDB
Marco Antonio Cabral PMDB
Marcos Soares DEM (Abstenção)
Otavio Leite PSDB
Paulo Feijó PR
Pedro Paulo PMDB
Roberto Sales PRB 
Sergio Zveiter PMDB
Simao Sessim PP
Soraya Santos PMDB
Walney Rocha PEN
Wilson Bezerra PMDB
Ze Augusto Nalin PMDB

FICA ESPERTO DEPUTADO!


                          
É assim que o povo tem que fazer. Ir pra rua defender seus direitos e olhar bem a atuação dos deputados. 

Votou pela retirada de seus direitos, anote num caderninho para não esquecer e depois é votar contra eles nas eleições. Não pode anular o voto, quando anula, eles vibram, gostam e continuam, o Congresso acaba com pouca renovação.

Podem ter certeza, através do Blog, pela primeira vez, vou fazer a campanha "NÃO VOTE EM QUEM ROUBA SEUS DIREITOS". Ja tenho a lista de quem votou a favor da Terceirização e reagiu a CLT. 

terça-feira, 28 de março de 2017

STF PODE ANULAR A VOTAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO

O Ministro do Supremo Tribunal Federal - STF, Celso Melo, pediu informações ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia-DEM-RJ sobre a votação do Projeto que permite os empresários a terceirizarem as atividades fim, num claro prejuízo a classe trabalhadora brasileira. O Presidente da Câmara tem 5 dias para responder, é bem provável que o ministro do STF anule a votação. Até a resposta a votação fica suspensa.

No Senado Federal tem outro projeto sobre o assunto que pode ser votado e o presidente da casa, Renan Calheiros, já se manifestou a favor. Mas parece que o ministro Celso Melo não quer deixar os holofotes para o Presidente do Senado.

O fracasso das manifestações chamadas pelo movimentos golpistas, MBL e Vem Pra Rua, caiu feito uma bomba na política em Brasília. As manifestações esvaziadas do último domingo, que defendiam as Reformas e o Governo Temer, além da Lava Jato seletiva, só fez aumentar a responsabilidade da classe trabalhadora que vai se manifestar contra as reformas e o governo Temer, na próxima sexta-feira (31), em todo o Brasil.

Grandes manifestações nesta sexta, pode ser decisivo para a mudança de cenário no Congresso Nacional e no judiciário que se encontra quase todo politizado.

Se você não quer trabalhar até morrer e ver a classe dominante espoliar ainda mais a classe trabalhadora, venha pra rua lutar pelos seus direitos. 

segunda-feira, 27 de março de 2017

SAIBA QUAL O TIME DO JOÃOZINHO DAS PIADAS


Um dia fiquei me perguntando, o Joãozinho famoso das piadas, qual será o seu time de coração? A resposta veio em forma de uma historinha. Veja abaixo e descubra o time do Joãozinho.

A professora pede a todos os alunos que façam uma pintura em telas e os três melhores irão se apresentar no Teatro Municipal para pessoas de todo o mundo.

Se classificaram, Joãozinho, Luizinho e Ritinha

O tela teria que retratar alguma parte do Hino Nacional e seus pintores explicarem em que trecho do Hino eles se enquadravam.

Ritinha, tira o pano que cobria sua tela e lá estava um lindo campo florido.
Professora: muito bem e onde entra no Hino esse desenho Ritinha?
Ritinha: ... Teus risonhos, lindos campos tem mais flores...
Professora: muito bem, uma salva de palmas..

Luizinho tira o pano e lá está uma bela pintura do Sol
Professora: muito bem e onde entra no Hino esse desenho?
Luizinho: ... E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da pátria nesses instante...
Professora: muito bem, uma salva de palmas

Joãozinho tira o pano que cobre sua tela, apreensão total..Afinal era Joãozinho, e lá está, a bandeira do Botafogo..
Espantada a professora pergunta:
Joãozinho, esqueceu do tema? Onde essa bandeira do Botafogo entra no Hino?
Joãozinho: ... Fácil professora, ... Gigante pela própria natureza...

Todo o Teatro aplaudiu de pé.

domingo, 26 de março de 2017

BOM DOMINGO

Foto tirada da Praia de Ipanema, com o Morro 2 irmãos ao fundo
Uma foto que pode ser um pôster, para desejar a todos um BOM DOMINGO!

sábado, 25 de março de 2017

O PODER DOS SEM VOTOS


O que vemos hoje no Brasil é uma articulação política dos sem autoridade moral com os sem votos. 

O presidente golpista, Michel Temer, indicou para a suprema corte do país, Alexandre de Moraes, que já advogou para o grupo criminoso de São Paulo, PCC, além de ter um histórico de truculência política contra a esquerda brasileira.


O Procurador Rodrigo Janot trabalhando para destruir o PT e proteger seus aliados tucanos. Os ministro do STF, Gilmar Mendes e Carmem Lúcia se juntam ao Alexandre de Moares na tropa do Temer nos tribunais. Alguns orgãos da imprensa, já anunciam que o presidente golpista, já tem maioria no Supremo, para evitar sua cassação.


Isto sem falar no juiz, Sérgio Moro, que atua de maneira, claramente, parcial e partidária. Sua atuação é contra o PT e os Petistas. Sua luta é para evitar que o Lula seja candidato a presidência da república novamente. Afinal o povo não esquece o que o presidente fez em seu mandato por ele. Moro trabalha ainda para livrar os aliados e amigos do PSDB de qualquer embaraço judicial. Trabalha para não dá prosseguimento as denúncias, em especial ao Aécio Neves, com o qual tem relações pessoais. 

No parlamento, o Temer, tem uma maioria folgada e usa ela para esmagar o trabalhador brasileiro sem a menor pena. Quem vai pagar a conta da crise econômica criada pela direita, para facilitar a tirada da Dilma e do PT do poder, é o trabalhador e os mais pobres. É uma facada direto no coração dos direitos dos trabalhadores, conquistados durante muitos anos, sem a menor piedade. A cara de vampiro do Temer se mostra com todo o furor contra os mais pobres deste pais.

Eunício de Oliveira e Rodrigo Maia, são seus principais articuladores para manter as reformas que ferram a classe operária deste país. É o pagamento do golpe aos banqueiros e aos grandes empresários.

São boa parte dos sem votos, que não gostam de ser testados pela democracia e buscam criar fatos para tentar de alguma forma incriminar o ex-presidente Lula. Sua vida já foi virada de cabeça para baixo. Seu sigilo telefônico e fiscal foram quebrados, sua privacidade invadida e nada foi encontrado para desespero dos sem votos.

Mas os sem votos não irão deixar Lula ser testado nas urnas, por que sabem que ali ele é muito forte e só vem crescendo nas pesquisas recentes. Vão inventar algo para que ele não seja candidato, mas que corram o risco de absolvição futura. Não importa, o que vale é impedir Lula candidato em 2018.

Afinal fariam toda esta tramoia para nada? Destruíram o país para tirar o PT do governo, um governo não poderia continuar empoderando os mais pobres e diminuindo as diferenças sociais. Para a classe dominante do Brasil este foi o maior crime do Lula e dos governos petistas.

Moral e ética, não possa nem perto dos sem votos, apoiados pela grande mídia, que influencia a opinião pública. Afinal, um povo com pouca instrução e informação é bem mais fácil manipular seus pensamentos e opiniões.

É O PODER DOS SEM VOTOS NO BRASIL!

sexta-feira, 24 de março de 2017

COPA BANCÁRIA CONHECE SEUS FINALISTAS

A Copa Bancária já tem seus finalistas na edição 2016/2017. São dois times do Bradesco, em uma final inédita.

A tradicional equipe do Bradesco Siqueira Campos ganhou de 4 x 1 do Real União, outra equipe com grande tradição na competição, só isto demonstra a força do time do Bradesco. O Siqueira Campos já chegou duas vezes a final e não conquistou o caneco. O mais interessante é que nos dois vice-campeonatos, o Siqueira perdeu nos pênaltis e ficou invicto. Agora o time disse que não irá deixar escapar o título.

Na outra semifinal, deu a lógica, o Bradesco Brahmeiros sapecou uma goleada no time do Sindicato União, por 6 x 2, porém não tem mais nenhum diretor ou funcionário do Sindicato e sim bancários que não jogaram em outras equipes, além de filhos de bancários. Mas alguns falam que o Jorginho faz parte da equipe. Mas segunda declarações do ex-atleta do Sindicato União, Vovô, ele ficou decepcionado com a não presença do Jorginho na equipe. "Fui assistir quase todos os jogos, acordava cedo para torcer pelo futebol (?) do Jorginho, mas infelizmente o máximo que consegui olhar, foi ele uniformizado para sair na foto e nada mais."

Abaixo um vídeo com o atacante e o técnico da equipe do Sindicato União, sobre as atuações do Jorginho


Um outro jogador da equipe deu uma declaração ao blog e pediu para não ser identificado, afinal o Jorginho é o "todo poderoso" da Copa Bancária. "É o nosso Caixa D´Água. Ele sempre foi um jogador "muito" limitado, mas gosta de participar e isto também conta. Ele montou um bom time, mas ficou sendo o nosso coordenador."

Jorginho usa o veículo oficial da Copa Bancária no facebook para atacar jogadores que sempre foram importantes na trajetória do time do Sindicato União, quando o time era realmente formado por diretores e funcionários do Sindicato. "Eu, Vinícius e o Laércio, com todo respeito aos demais jogadores, levamos este time ao vice-campeonato de bancos, a maior conquista do time." Disse Vovô, o zagueirão que jogou muita bola.

Vovô continua, "Antes de nós o time era a alegria dos bancários, fomos nós que acabamos com esta fama. Enquanto tivemos defendendo a camisa do Sindicato União, NUNCA levamos um goleada e sempre foram jogos duros, as vezes com equipes bem mais novas."

"Para encerrar, digo que compreendo tudo isto que o Jorginho tenta fazer para desqualificar nossa história, afinal ele não jogou nem 1% que o trio jogou. É fraco e joga futebol com a boca" declara o Vovô.


quinta-feira, 23 de março de 2017

DIREITOS TRABALHISTAS JOGADOS NO LIXO


A Câmara dos Deputados, presidida pelo Rodrigo Maia (DEM/RJ), aplicou um duro golpe nos trabalhadores brasileiros e suas famílias, ao votar a toque de caixa o PL 4302/98 que permite a terceirização de toda e qualquer atividade das empresas.

Exemplo claro disto: Os bancos poderão terceirizar os caixas, tesoureiros e gerentes; As escolas poderão terceirizar os professores; Os supermercados poderão terceirizar os caixas e assim por diante.

PL 4302 foi proposto no governo Fernando Henrique e depois de passar pelo Senado Federal, foi engavetado e agora foi ressuscitado e votado a toque de caixa e na surdina. O antigo PL 4320, que também tratava deste tema, foi suspenso, por acordo entre o Rodrigo Maia e as Centrais Sindicais. Mas ele, como todo político, não cumpriu com a palavra.

A CUT soltou uma nota repudiando a votação e chamando uma Greve Geral, veja alguns trechos.

...Apoiando-se numa maioria de deputados golpistas e corruptos, atendendo à pressão de empresários que querem flexibilizar direitos e precarizar as relações de trabalho para aumentar os seus lucros, como Paulo Skaf da FIESP e seu infame "pato" usado na pressão pelo golpe do impeachment contra a presidenta Dilma, a Câmara dos Deputados acaba de cometer mais um golpe contra os direitos da classe trabalhadora, na noite deste dia 22 de março... 
...A CUT não reconhece qualquer legitimidade nessa votação, feita na calada da noite e a toque de caixa, da atual Câmara dos Deputados, desmoralizada diante da opinião pública nacional e internacional pelos sucessivos atropelos de sua maioria à democracia e aos direitos da classe trabalhadora.
A CUT conclama toda a classe trabalhadora, as demais centrais sindicais, todos os setores da sociedade que compreendem que os direitos trabalhistas são parte essencial dos direitos humanos, á mais ampla mobilização para derrotar, nas ruas e locais de trabalho esse golpe desferido com a aprovação da terceirização em todas as atividades das empresas, abrindo a via para transformar empregos formais e regulamentados, em "bicos" de trabalho precário, temporário e parcial , com salários e direitos rebaixados, inclusive na administração pública...
...A CUT indica a realização da Greve Geral de toda a classe trabalhadora no próximo mês de abril e convoca desde já um Dia Nacional de Mobilização em 31 de março.

  • Nenhum Direito a Menos
  • Abaixo o PL da Terceirização Ilimitada
  • Retirada da Reforma da Previdência e da Reforma Trabalhista.
  • Todos Juntos na Greve Geral!


Brasília, 22 de março de 2017
Direção Executiva Nacional da Central Única dos Trabalhadores

Em breve vou publicar a relação dos deputados traidores da Classe Trabalhadora.

CHARGE: A LISTA DE JANOT


Pânico em Brasília com a lista do Procurador Janot, numa charge muito bem definida, pelo Jarbas para o Diário de Pernambuco.

Charge: Jarbas

quarta-feira, 22 de março de 2017

RESUMÃO DA LIBERTADORES

A pressão e a emoção vai aumentando na Taça Libertadores, com os grupos se mostrando super equilibrados. Nesta edição, acho muito difícil qualquer equipe deslanchar. Vejam a situação dos grupos e minha análise.

GRUPO 1

O grupo que tenho maior atenção, afinal é o mais equilibrado e onde se encontra o BOTAFOGO. O grupo só teve a primeira rodada e o Botafogo e o Barcelona de Guayaquil ganharam seus jogos, como mandantes. O Botafogo ganhou do Estudiantes da Argentina, por 2 x 1. O time Argentino demonstrou qualidades. O Atlético Nacional, o atual campeão da competição, perdeu, fora de casa, para o Barcelona, por 2 x 1. Ainda sem favoritos, mas se fosse apostar, iria de Botafogo e Estudiantes.

GRUPO 2 

Este grupo completou duas rodadas e o Santos surge como favorito a vaga nas oitavas, depois da vitória, em casa, contra o The Strongest, da Bolívia, por 2 x 0. Assim a equipe santista assumiu a liderança do grupo. O outro time favorito a vaga é o Santa Fé, da Colômbia, que derrotou o Sporting Cristal, por 3 x 0, vai para a terceira rodada em segundo do grupo e pode assumir a liderança, já que enfrenta o Santos, em casa. O The Strongest vai disputar uma vaga com os dois favoritos e dificilmente o Sporting Cristal chega. Aposto no Santos e Santa Fé

GRUPO 3 

Os dois favoritos deste grupo, que só teve uma rodada até agora, são o River Plate e o Emelec. O River ganhou na primeira rodada, por 3 x 1 na casa do Independiente Medellín e o Emelec (Equador) perdeu para o Melgar no Perú, por 1 x 0. Aposto no River e Emelec


GRUPO 4 

Grupo equilibrado e já completou duas rodadas. O Atlético/PR, vacilou na primeira rodada, em casa, quando deixou a equipe chilena, do Universidade Católica, empatar nos minutos finais (2 x 2), mas se recuperou conseguindo uma grande vitória fora de casa, contra o San Lorenzo na Argentina, por 1 x 0. O Universidade Católica pegou duas pedreiras e se saiu muito bem, arrancou um empate fora de casa e venceu o Flamengo em seus domínios, por 1 x 0. O Flamengo, começou bem, goleando o San Lorenzo, em casa, mas perdeu no Chile e agora precisa vencer para não se complicar. O San Lorenzo, é a decepção nas duas primeiras rodadas, após duas derrotas. O grupo continua indefinido, mas acho que o Atlético/PR é o favorito a uma das vagas e o Flamengo e a Católica, vão disputar a outra vaga. Aposto no Atlético/PR e Flamengo

GRUPO 5 

O grande favorito do grupo é o Palmeiras, que empatou fora na primeira rodada e ganhou, em casa, do Jorge Wilstermann da Bolívia, por 1 x 0, com um gol no último minuto da partida. O time Boliviano tinha goleado o Peñarol do Uruguai, por 6 x 2, na primeira rodada. O valente e tradicional, Peñarol ganhou de virada do Atlético Tucumán da Aegentina, por 2 x 1. Acredito que o Palmeiras fica com a vaga e a segunda será uma disputa entre Peñarol e Jorge Wilstermann, mas o time boliviano vem mais forte. Palmeiras e Jorge Wilstermann

GRUPO 6 

este grupo só teve uma rodada até agora. A próxima só no dia 13 de abril. Na primeira rodada o Atlético/MG empatou, na Argentina, com o Godoy Cruz, por 1 x 1 e o Sport Boys da Bolívia, empatou com o Libertad do Paraguai, por 3 x 3. Os favoritos são o Atlético/MG e o Libertad. Aposto no Atlético e Godoy Cruz

GRUPO 7  
Grupo duro para a Chapecoense, ainda mais que o clube catarinense busca sua restruturação depois do trágico acidente. O mais curioso deste grupo é que em duas rodadas, todos os times que foram visitantes ganharam suas partidas. A Chape, ganhou fora do Zulia da Venezuela (2 x 1) e perdeu em casa do Lanús da Argentina, por 3 x 1. O Nacional do Uruguai, conseguiu uma grande vitória na Argentina, quando ganhou do Lanús, por 1 x 0 e depois perdeu em casa para o Zulia, por 1 x 0. Na minha opinião os favoritos são: O Lanús e o Nacional. 

GRUPO 8 

Este grupo só teve uma rodada até agora. O Grêmio surge como grande favorito e já ganhou a primeira partida do Zamora da Venezuela, fora de casa, por 2 x 0. O Guaraní do Paraguai também venceu fora de casa, por 1 x 0 do Deportes Iquique do Chile. Os meus favoritos são: Grêmio e Guaraní.

terça-feira, 21 de março de 2017

DEPUTADOS E GOVERNO TEMER PODEM RASGAR A CLT HOJE

O PL 4302, que regulamenta a terceirização na atividade fim das empresas, pode ser votado na próxima terça-feira (21) pela Câmara dos Deputados. O  projeto tramita em regime de urgência na Casa, o que impõe um prazo de cinco sessões para votação, período já expirado.

O relator do projeto, Laercio Oliveira (SD-SE), apresentou um requerimento para discutir o mérito e divulgar o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Plenário da Casa ainda nesta sexta-feira (17).

De acordo com o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), a tendência é que o projeto entre, de fato, na pauta da Câmara na próxima terça-feira (21). “Não há muito que possamos fazer no Plenário. A última etapa da tramitação do PL foi vencida e ele será votado. Podemos obstruir e apresentar alguns destaques, mas estamos limitados”, explicou o parlamentar.

Para Zarattini, a solução pode ser o convencimento de deputados em votar contra o projeto. “Temos que convocar a militância, a CUT tem um papel importante aí. Temos que ir aos aeroportos, nos estados de origem dos parlamentares que integram o governo, e pressionar para que rejeitem esse PL criminoso.”
Pressão contra o fim da CLT
As CUTs estaduais preparam ações em suas regiões. A tendência é que os aeroportos se tornem palco de grande parte delas, como planeja a CUT-Rio Grande do Sul, que já marcou manifestação para a próxima segunda-feira (20), às 5h, no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Para além da pressão nos aeroportos, a CUT mobiliza suas bases para ocupar o Congresso Nacional na próxima terça-feira (21). Nesta quinta (16) e sexta-feira (17), um encontro do Macrossetor Indústria da CUT, na sede da Central, tirou uma convocação para que suas bases pressionem os parlamentares.

O Secretário-Geral da CUT, Sérgio Nobre, alertou que "no último dia 6, quando nos encontramos com o Rodrigo Maia (presidente da Câmara dos Deputados), dissemos para ele que poderia entrar para a história como quem colocou fim a 70 anos de conquista da classe trabalhadora. E a resposta dele foi que conhecia a posição da CUT, respeitava, mas não concordava e iria votar na terça. Ou colocamos muitos trabalhadores na porta do Congresso ou veremos esses parlamentares rasgarem de vez a CLT.”

Coordenadora do macrossetor e presidenta da CNTRV (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário), Francisca Trajano, liderança do ramo vestuário, aponta que a união das confederações da indústria, segmentos que podem ser muito afetados pela terceirização sem limites, será fundamental para tentar barrar o rolo compressor dos golpistas.

“Quando se trata da terceirização, todos seremos muito prejudicados, mas o setor de vestuário perde ainda mais porque haverá um grande esfacelamento de trabalhadores, que ficarão sem nenhuma proteção e estarão à margem da miséria. A CLT e a súmula 331 do TST (Tribunal Superior do Trabalho), referência para julgar o tema, era o que nos dava condição de barrar algumas contratações abaixo do piso salarial e distante de nossa convenção coletiva de trabalho”, disse.

Eles querem rasgar a CLT – Antes do PL 4.302 entrar em pauta, a CUT e representantes dos movimentos sindical e sociais lutaram contra o PLC 30/15 tem origem no PL 4330/2014 (Projeto de Lei), de autoria do ex-deputado federal Sandro Mabel (PR-GO), aprovado na Câmara por 324 votos favoráveis contra 137 e duas abstenções.
Antiga reivindicação dos empresários para afrouxar a legislação trabalhista, o texto aprofunda um cenário nocivo á classe trabalhadora. Segundo o dossiê “Terceirização e Desenvolvimento, uma conta que não fecha”, lançado em fevereiro deste ano pela CUT e pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), os terceirizados ganham 25% menos, trabalham quatro horas a mais e ficam 2,7 anos a menos no emprego quando comparados com os contratados diretos.
Favorece ainda situações análogas à escravidão. O documento aponta que, entre 2010 e 2013, entre os 10 maiores resgates de trabalhadores escravizados, nove eram terceirizados.
Histórico
O PL 4302 foi elaborado durante a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e sua última tramitação foi no ano de 2002. À época, apenas 12 dos 81 senadores que hoje ocupam as cadeiras do Senado já tinha mandato.

Fonte e Foto: CUT Brasil

segunda-feira, 20 de março de 2017

A TORCIDA DO BOTAFOGO DANDO O RECADO


Levantamento feito pelo site Globoesporte.com revela que o Botafogo tem a quarta melhor média de público do futebol brasileiro em 2017, atrás apenas dos paulistas Palmeiras, São Paulo e Corinthians.

A média da torcida alvinegra é de 19.020 pagantes, entre Copa Libertadores e Campeonato Carioca. Se o Carioca fosse mais atrativo a média seria muito melhor.

O Botafogo está bem à frente do Flamengo, sétimo no ranking com média de 13.941 pagantes por partida. A diferença para Vasco e Fluminense é ainda maior: 7.646 (13º) e 5.979 (18º), respectivamente.

O ranking inclui apenas equipes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Entre parênteses, é a ocupação média do estádio, o Botafogo fica em sexto, já que seu estádio tem 45 mil lugares. Outros clubes jogam em estádios menores e assim ficam com a ocupação maior.

1) Palmeiras – 29.873 (68%)
2) São Paulo – 28.943 (43%)
3) Corinthians – 24.334 (54%)
4) BOTAFOGO – 19.020 (42%)
5) Atlético-PR – 14.710 (36%)
6) Grêmio – 14.194 (23%)
7) Flamengo – 13.941 (40%)
8) Atlético-MG – 13.756 (46%)
9) Cruzeiro – 12.579 (20%)
10) Remo – 11.488 (27%)
13) Vasco – 7.646 (27%)
18) Fluminense – 5.979 (45%)

Sócio Torcedor em 2017

Além disto, o Sócio Torcedor do Botafogo, vai chegando a 30 mil associados e tem a segunda maior adesão do ano no país, perdendo apenas para a chapecoense, que tem, em 2017, 18.090 novos sócios. O Botafogo aparece com 12.809. Mas esses números estão um poucos defasados e são melhores a favor do clube carioca.

Em seguida vem: Flamengo (12629), Atlético/MG (3625), Grêmio (2096) e Vasco (1.875). O Fluminense aparece em 10º lugar com apenas 346 novos sócios. Esses números são até o dia 17/03/2017.  

Fonte: Globoesporte.com e Movimento Por Um Futebol melhor

domingo, 19 de março de 2017