Os partidos políticos, PT, PDT, PSB e PCdoB chegaram a um acordo para uma proposta de plebiscito sobre reforma política. este é um tema super importante para quem quer lutar contra a corrupção na política. Mas estas perguntas ainda deixam de fora a forma da eleição, que na minha opinião, tem que ser alterada. A população precisa opinar se quer continuar votando nas pessoas ou nos partidos e seus programas. Eu defendo a composição entre o voto no candidato e voto em lista partidária. Sei que a questão do financiamento bate direto na corrupção eleitoral, mas as propostas vindas de partidos progressistas, deveriam ser mais profundas. Vejam as cinco perguntas que a população responderiam, pelo texto proposto:
1) Você concorda que empresas façam doações para campanhas eleitorais?
2) Você concorda que pessoas físicas façam doações para campanhas eleitorais?
3) Você concorda que o financiamento das campanhas eleitorais deve ser exclusivamente público?
4) Você concorda que a população participe, opinando e propondo pela internet, quanto à apresentação de proposta de emenda à Constituição (PEC), projeto de lei complementar (PLP) e projeto de lei ordinária (PL)?
5) Você concorda que as eleições para presidente, governadores, prefeitos, deputados, senadores e vereadores devem ser realizadas no mesmo ano?
Veja o projeto na íntegra: http://bit.ly/13B6oNH
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação!