A cada dia me surpreende mais a falta de informações da população brasileira sobre diversos assuntos, que atingem o seu cotidiano. Isto causado pela má qualidade do ensino público brasileiro, apesar do esforço quase heroico de quem leciona.
Mas o caso da Febre Amarela pode e deve se encaixar bem nesta realidade. Parcela da população vem matando os macacos com medo deles transmitirem a doença para os humanos. Os macacos são vítimas como nós. Na verdade eles nos indicam onde há infecção da Febre Amarela.
A primeira verdade: OS MACACOS NÃO TRANSMITEM A FEBRE AMARELA.
A segunda verdade: QUEM TRANSMITE O VÍRUS DA FEBRE AMARELA É O MOSQUITO dos gêneros Haemagogus e Sabethes, que moram na copa das árvores e gostam do sangue dos primatas. O Aedes Aegypti, conhecido transmissor do vírus da dengue, também pode transmitir a febre amarela, mas não temos casos desde 1942 em áreas urbanas.
A terceira verdade: MUITOS PRIMATAS ACABAM DESENVOLVENDO A DOENÇA E MORREM. Ao verificar um volume expressivo de corpos em determinadas regiões, as autoridades sanitárias e pesquisadores conseguem identificar a presença da febre amarela e traçar o possível trajeto do vírus.
Então, quem achar que matando os macacos, que não transmitem a febre amarela, está na verdade dando um tiro no pé e evitando que as autoridades sanitárias consigam identificar o rastro do vírus. Se continuar desta forma os macacos tendem a sumirem da Mata Atlântica e os mosquitos irão procurar outros tipos de sangue. Será com certeza de nós humanos.
Temos que buscar alguma forma de proteger a população e ajudar aos macacos sobreviverem ao vírus.
Sempre digo que a educação é tudo e a informação fundamental!
Fonte: uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação!