quinta-feira, 5 de junho de 2014

RAIO X DO BRASILEIRÃO

Como a cada rodada, publicamos os nossos palpites e este ano o campeonato já parou para a realização da Copa do Mundo, vamos fazer uma pequena análise sobre a atual situação da competição, após 9 rodadas.
 
PODER ECONÔMICO
 
De cara, olhando a tabela de classificação, percebemos que o poder econômico, infelizmente, começa a trazer resultados na tabela e cada vez mais restringir os times que vão disputar na parte de cima da tabela. Tirando o Botafogo e o Flamengo, um com uma grave crise financeira e outro na contenção de despesas, todas as demais equipes que fazem parte do seleto grupo das doze maiores do futebol brasileiro, estão na parte de cima da tabela, Cruzeiro, Fluminense, Corinthians, São Paulo, Internacional, Grêmio, Atlético/MG, Santos, e Palmeiras. O Goiás (7 lugar) e o Atlético/PR (11 lugar) ocupam os lugares dos dois cariocas. Nesta conta falta o Vasco, que está penando na segunda divisão. A atual divisão das cotas de TV e com o fim do clube dos 13, o futebol brasileiro terá cada vez mais, um pequeno grupo de times que estarão na parte de cima da tabela.
 
O TÍTULO BRASILEIRO
 
A disputa do título deve ficar entre, Cruzeiro, Fluminense, São Paulo, Internacional, Grêmio e Atlético/MG. Não coloco nesta disputa o Corinthians (mesmo estando em terceiro lugar), Atlético/MG, Santos e Palmeiras, estes vão disputar as vagas na Libertadores. Não acredito que o Goiás ou outro time de menor investimento, possa disputar em cima na tabela.
 
A SEGUNDA DIVISÃO
 
O Goiás, pode disputar algo neste campeonato, como a vaga na Libertadores, que quase veio ano passado. Mas Atlético/PR, Sport, Criciúma, Botafogo, Bahia, Chapecoense, Coritiba, Vitória, Flamengo e Figueirense, vão lutar pela permanência na primeira divisão.
 
O ATAQUE
 
O líder Cruzeiro tem o MELHOR ATAQUE, com 18 gols, com uma média de 2 gols por partida. O PIOR ATAQUE, é do Figueirense, que tem apenas 3 gols em todo o campeonato, com uma ridícula média, de 0,33 gols por partida, a cada 3 partidas a equipe catarinense faz 1 gol.
 
A DEFESA
 
Três equipes tem a MELHOR DEFESA do campeonato, São: Corinthians, Grêmio e Santos, levaram apenas 5 gols, dando uma média de 0,55 por partida. A PIOR DEFESA é do Figueirense que já tomou 14 gols, dando uma média de 1,55 gols por partida.
 
O TIME QUE MAIS VENCEU E PERDEU
 
O Cruzeiro é a única equipe que conseguiu 6 vitórias nos 9 jogos. O Figueirense perdeu 7 de seus 9 jogos, é realmente uma campanha de assustar o seu mais otimista torcedor.
 
APROVEITAMENTO
 
Logicamente que o melhor aproveitamento do campeonato até agora é do líder Cruzeiro, que tem 70,4% . É aproveitamento de campeão. O Pior aproveitamento é do Figueirense, com 14,8%.
 
ZONA DA LIBERTADORES
 
Estão na Zona de classificação para a próxima Copa Libertadores: Cruzeiro (19 pontos), Fluminense, Corinthians e São Paulo (16 pontos). Próximos estão: Internacional (16 pontos), Grêmio e Goiás (15 pontos) e Atlético/MG e Santos (14 pontos).
 
ZONA DA DEGOLA
 
O Figueirense (20 colocado) é o lanterna da competição com apenas 4 pontos. O Flamengo (19 colocado), Vitória (18) e Coritiba (17), ambos com 7 pontos, são os times que hoje cairiam para a segunda divisão em 2015. Seguem próximos da zona da degola, Chapecoense e Bahia, com 8 pontos e Botafogo com 9 pontos. Criciúma e Sport, com 11 pontos, começam a respirar. O Palmeiras e o Atlético/PR, com 13 pontos, olham mais para cima do que para baixo.
 
Mas esta situação é até a Copa terminar, já na quarta-feira dia 16 de julho, recomeça o brasileirão e ai tudo pode mudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!