terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

VINHOS DO MUNDO: FRANÇA

A França é o mais tradicional produtor de vinhos de qualidade e maior referência em todo o mundo, produzindo uma grande diversidade de estilos, que geralmente servem de inspiração para os vinhos criados em todos os cantos do globo. O país oferece vinhos grandiosos nas mais diversas regiões, ajudando a definir o conceito de terroir. São vinhos feitos para serem servidos à mesa e os melhores são capazes de envelhecer por muitos anos.
O país é um dos maiores produtores e, também, uma das grandes nações consumidoras do vinho. Reconhecida mundialmente como a maior potência vinícola do mundo, a França produz, em média, 4,6 bilhões de litros anualmente, além de ostentar o maior consumo per capita entre todos os países do continente.
Com mais de 15 regiões vinícolas em seu território - entre as quais algumas das mais famosas do mundo do vinho, como Borgonha, Bordeaux, Champagne, Loire, Alsácia Francesa e Vale do Rhône -, a França é um dos países mais cultuados quando o assunto é a variedade de rótulos, graças à ampla diversidade de uvas cultivadas em seus vinhedos.
Castas como a Malbec, Merlot, Chardonnay, Riesling, Pinot Noir, Carmenère e Sauvignon Blanc são responsáveis pela criação de exemplares únicos e incomparáveis, com características peculiares que exprimem da melhor forma as variações de terroirs da França. Os vinhos franceses são, sem dúvidas, uma das grandes referências mundiais para a definição deste conceito, chamado 'terroir'.
A tradição vinícola do país é sustentada pelo constante aprimoramento de seus métodos de cultivo e técnicas de vinificação no decorrer dos anos, o que garantiu à França prestígio e reputação indeléveis. Por abrigar muitos dos principais produtores de vinho do mundo em seu território, a França possui centenas de denominações AOC (Appellation d’Origine Contrôlée).
Elaborando vinhos capazes de envelhecer por muitos anos, a França possui o vinho não somente como parte de sua cultura, mas também como parte de sua história.
Fonte: Site Mistral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!