SÉRIE A - PRIMEIRA DIVISÃO
Terminou o primeiro turno, os jogos de ida, e o campeonato ficou bastante embolado e já podemos dizer quais os times que vão disputar na parte de cima e na parte de baixo da tabela.
É CAMPEÃO
Estão disputandoo título neste momento, o CORINTHIANS (37) que terminou em primeiro lugar, o FLAMENGO (36), SÃO PAULO (35), VASCO (35), BOTAFOGO (34) e PALMEIRAS (32). Correm ainda por fora, precisando de uma boa arrancada neste turno CRUZEIRO (27) e INTERNACIONAL (27). Os demais estão fora de qualquer disputa pelo título.
REBAIXAMENTO
O lanterna AMÉRICA-MG (13), ATLÉTICO-MG (15), AVAÍ (17) e ATLÉTICO-PR (18), estão hoje no "Z-4" (a zona de rebaixamento) e correm sério risco de não sairem de lá. O BAHIA (20), GRÊMIO (21), SANTOS (22), CEARÁ (25), ATLÉTICO-GO (25) E FLUMINENSE (25), correm riscos se fizerem uma campanha pior no segundo turno. Mas sinceramente, não acredito que SANTOS e FLUMINENSE fiquem nesta turma, tem bons elencos e vão subir na tabela, podendo até lutar por uma vaga na Libertadores.
SÉRIE B - SEGUNDA DIVISÃO
Depois de encerrado o primeiro turno, vamos analisar as equipes que tem chances de lutar pelo acesso a primeira divisão, o verdadeiro título da segundona.
VAMOS SUBIR...
A PORTUGUESA (38), PONTE PRETA (35), NÁUTICO (34), AMERICANA (30), São os quatros times que estão hoje no "G-4" e que subiram hoje. Mas estão brigando ainda SPORT (29), GOIÁS (28), PARANÁ (28), CRICIÚMA (28) e VITÓRIA (27). Podemos ter mais algumas surpresas, já que o campeonato vem muito embolado. Acho que times como o ASA (27), BOA (26) e BARUERI (26) Podem disputar no alto da tabela, mas também podem correr perigo na parte de baixo.
REBAIXAMENTO
DUQUE DE CAXIAS (09) - só um milagre salva, SALGUEIRO-PE (16), GUARANI (20), SÃO CAETANO (21), cairiam hoje para a terceira divisão. Mas correm perigo, VILA NOVA (23), BRAGANTINO (24), ABC (25) E ICASA (25). Mas está tudo muito embolado primeiro do "Z-4" (São Caetano) tem apenas 6 (seis) pontos atrás do nono colocado (Vitória).
SÉRIE C - TERCEIRA DIVISÃO
A Terceira Divisão também é disputada por 20 clubes (como a SÉRIES A e B), mas ela é dividida em 4 (quatro) grupos de cinco times cada. Passam para a próxima fase os 2 (dois) primeiros de cada grupo e os últimos serão rebaixados para a Série D (quarta divisão).
GRUPO A
PAYSANDÚ (11), ÀGUIA DE MARABÁ (10), RIO BRANCO-AC (10) e LUVERDENSE (07), lutam pelas duas vagas e o ARAGUAÍNA (01) está praticamente rebaixado.
GRUPO B
Grupo muito embolado o AMÉRICA-RN (10), CRB (09) e GUARANY DE SOBRAL (08) lutam pelas vagas na próxima fase. O FORTALEZA (06) luta para não cair e o CAMPINENSE (05) depende do seu joga atrasado com o CRB, se ganhar disputa as vagas, se perder ou empatar disputa o rebaixamento.
GRUPO C
BRASILIENSE (12) e IPATINGA (12) estão com suas classificações praticamente asseguradas, basta um empate em duas partidas. Só um milagre para o MADUREIRA (07) e MARILIA (07) que precisam ganhar seus dois próximos jogos. O MACAÉ (02) está praticamente rebaixado. O BRASILIENSE E MARÍLIA tem um jogo atrasado.
GRUPO D
Outro grupo bem embolado. O CHAPECOENSE-SC (10), JOENVILE (09), CAXIAS-RS (08) E BRASIL DE PELOTAS (07) disputam as vagas para a próxima fase. O SANTO ANDRÉ-SP (04) luta para não cair e precisa ganhar o jogo que tem atrasado contra o Líder para entrar na briga, caso contrário será o clube rebaixado. O Brasil de Pelotas pode disputar uma das vagas a próxima fase ou cair para quarta divisão, vai depender do seu próximo jogo.
SÉRIE D - QUARTA DIVISÃO
Na Quarta Divisão são 40 (quarenta) equipes que disputam 4 vagas para a Série C (Terceira Divisão). Estão divididas em 08 (oito) grupos de 5 (cinco) equipes e apenas duas de cada grupo seguem para a segunda fase.
GRUPO A01
PENAROL-AM (11), CUIABÁ (09) e PLÁCIDO DE CASTRO (08) disputam as duas vagas.VILA AURORA (06) e NACIONAL-AM (04) estão fora.
GRUPO A02
Grupo bem embolado e todos disputam as duas vagas. O líder é o SAMPAIO CORRÊA (09), depois vem o SÃO RAIMUNDO-PA (08), INDEPENDENTE-PA (08), TREM-AP(07) e COMERCIAL-PI (07)
GRUPO A03
SANTA CRUZ-RN (10), SANTA CRUZ-PE (09) e GUARANI DE JUAZEIRO (08) disputam as duas vagas. O SANTA CRUZ-PE e o GUARANI DE JUAZEIRO tem um jogo a menos. O ALECRIM (06) e o PORTO-PE (05) estão fora.
GRUPO A04
TREZE (12), CORURIPE (12) e o BAHIA DE FEIRA (09) lutam pelas duas vagas. O RIVER PLATE-SE (07) e o VITÓRIA DA CONQUISTA (01), estão fora.
GRUPO A05
O ITUMBIARA (10) LIDERA, GAMA (09), TUPI-MG (08) e ANAPOLINA (07) disputam as duas vagas para a próxima fase. O TACONTINÓPOLIS (4) está fora.
GRUPO A06
Grupo praticamente decidido, o VILA NOVA-MG (16) lidera, com a melhor campanha do campeonato, tem 100% de aproveitamento, seguido pelo VOLTA REDONDA (09) que só precisa de mais um empate em dois jogos. O AUDAX-RIO (05), ex-Sendas e o FORMOSA (05) só um milagre. SÃO MATEUS (02) ficou fora.
GRUPO A07
MIRASOL (11), CENE (10) e OESTE (08) disputam as duas vagas. O CERÂMICA (05) e o OPERÁRIO-PR (04) estão fora.
GRUPO A08
JUVENTUDE-RS (13) e CIANORTE (13) praticamente garantiram as suas vagas para a próxima fase. O BRUSQUE-SC (07), com um jogo a menos, ainda pode atrapalhar. O METROPOLITANO (06) e o CRUZEIRO-RS (01) estão fora.
Valeu Vinicius muito legal o post. Tudo bem resumido sobre o futebol. Olha não sou Botafogo mas acho que ele vai chegar.
ResponderExcluirVinicius, no campeonato carioca dentro do Brasileirão o Botafogo saiu campeão de turno.
ResponderExcluirBotafogo, 7 pontos
(duas vitórias, Vasco e Fluminense e um empate com a Urubuzada)
Flamengo, 5 pontos
(uma vitória, sobre o Fluminense e empates com o Fogão e o Vasco)
Vasco, 2 pontos
(dois empates com Flamengo e Fluminense, derrota para o Fogão)
Fluminense, 1 ponto
(derrotas para Flamengo e Botafogo e um empate com o Vasco)
OUTROS NÚMEROS DO BOTAFOGO NO PRIMEIRO TURNO DO BRASILEIRÃO
ResponderExcluirContra os catarinenses, o Botafogo teve uma vitória (Avai) e uma derrota (Figueirense).
MAIS NÚMEROS DO BOTAFOGO NO PRIMEIRO TURNO DO BRASILEIRÃO
ResponderExcluirContra os gaúchos repetiu-se a trama alvinegra, vencendo o Grêmio e perdendo do Internacional.
NÚMEROS DO BOTAFOGO NO PRIMEIRO TURNO DO BRASILEIRÃO
ResponderExcluirDe novo contra os paranaenses o Botafogo fez o mesmo, ganhou do Coritiba e perdeu do Atlético.
(tres pontos perdidos e outros tantos ganhos - precisa melhorar na pontuação contra paranaenses, gaúchos e catarinenses)
Observação: todo o respeito aos times e equipes dos estados citados, todos do sul, mas é que nenhum deles está disputando título, pelo menos por enquanto.
Avaí e Atlético Paranaenses estão na zona de rebaixamento.
Grêmio e Coritiba estiveram flertando, e só o Coritiba tomou uma certa distância. O Grêmio continua a perigo.
E o Internacional é o único que permaneceu na zona intermediária desde o início.
E MAIS OUTROS NÚMEROS DO BOTAFOGO NO PRIMEIRO TURNO DO BRASILEIRÃO
ResponderExcluirAgora contra os paulistas, times contra os quais o Botafogo fez seis pontos e perdeu outros tantos.
Vitórias sobre o Santos e o São Paulo, esta fora de casa.
Derrotas para Palmeiras e Corinthians, esta em casa.
Mas o Corinthians, líder, São Paulo na terceira posição, estes à frente do Botafogo, e o Palmeiras só dois pontos atrás, na sexta colocação estão na briga pelo título.
Já o Santos, de quem ganhamos, está mais afastado, doze pontos atrás e um jogo a menos. Mas também tem time para chegar mais à frente.
CAMPEÃO MINEIRO INVICTO
ResponderExcluirContra os mineiros do Cruzeiro, Atlético e América o Botafogo fez a melhor campanha.
Três jogos, três vitórias e nove pontos na tabela de classificação.
Mas foram dois jogos em casa e um fora.
Porém, o jogo fora foi contra o Cruzeiro, de quem não vencíamos no brasileirão, em jogos realizados em Minas, há quatorze anos. Uma boa quebra de tabú.
LAMENTOS DESSE PRIMEIRO TURNO
ResponderExcluirOs empates do Botafogo contra Ceará (13º colocado, fora de casa), Atlético Goianiense (12º, no Engenhão), e o Bahia (16º, fora), é de lamentar!
No jogo contra o Atlético em casa o time goiano estava na zona de rebaixamento. O mesmo se verificou contra o Bahia. O Ceará sempre esteve na zona intermediária.
Foram seis pontos perdidos para times que estão, estiveram ou estarão na zona de rebaixamento até o final do campeonato.
Seis pontos que dariam a liderança absoluta e isolada ao Botafogo ao final desse primeiro turno (os atuais 34 com mais 6 colocariam o Botafogo com 40 pontos, líder).
Foram seis pontos perdidos para times que não farão o mesmo contra os principais líderes, ou seja, não há recuperação à vista para o Botafogo.
Isto é, se o Botafogo perde pontos para times que vão perder seus jogos para os líderes, o resultado é o afastamento do Fogão das posições de liderança. Os chamados pontos irrecuperáveis.
Como toda regra tem o escape, o Flamengo foi goleado por 4 a 1 pelo Atlético Goianiense, quebrando a invecibilidade rubronegra.