28 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DOS BANCÁRIOS
Bancários paralisando a diretoria do Bradesco |
Hoje é o Dia Nacional dos Bancários - 28 de agosto - uma data tão importante que a maior Central Sindical da América Latina - CUT - foi fundada nesta data. Os bancários tem uma longa e bonita história de lutas e conquistas. Lutaram por democracia contra a ditadura militar, suas entidades foram "ponta de lança" em todo o processo de democratização do país, não é a toa que suas entidades foram perseguidas e ocupadas por grupos militares e seus dirigentes cassados, torturados e mortos.
Hoje a categoria luta por mais salários, emprego, melhores condições de trabalho e por um país cada vez melhor, mais justo e fraterno para todos e todas. Por isto sempre onde tem uma manifestação por Educação e Saúde pública de qualidade; Transporte de qualidade e com tarifas que caibam no bolso do trabalhador; Contra a corrupção, lá sempre vamos encontrar os bancários e as bancárias em qualquer parte do país.
Neste dia não podemos deixar de lembrar todos aqueles bancários e bancárias que lutaram por democracia e liberdade. O ex-presidente do Sindicato dos BancáRios, Aloísio Palhano, foi torturado e morto, até hoje seu corpo não foi encontrado, no seu nome quero homenagear a todas e a todos "Guerreiros da Democracia". Todos que estejam hoje na linha de frente do movimento sindical, nunca devem esquecer a história desses homens e mulheres, que serve de orientação na busca por mais vitórias para a classe trabalhadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação!