A Ponte Rio-Niteroí em construção |
Uma grande obra, que facilitou em muito a travessia da Baía de Guanabara, entre as cidades do Rio de Janeiro e Niteroí. Mas já precisamos de outra ponte, tal o volume de carros nesta travessia. Hoje mais de 140 mil veículos a usam, o dobro de sua capacidade. Antes da obra, o tempo médio de travessia pelas barcas, era de 1 hora e vinte minutos, fora o tempo na fila. Hoje em alguns horários levamos o mesmo tempo ou mais.
Em 1875, já havia a preocupação da ligação entre as cidades. Pedro II queria construir um túnel entre o Rio e Niterói. Não vingou. A travessia era feita pelas barcas ou então era preciso percorrer mais de 100 km em torno da baía.
Diz a lenda que vários operários morreram e alguns, por acidente, teriam sido soterrados nos pilares por toneladas de concreto. A ponte começou ser erguida em 1968 e foi inaugurada a 4 de março de 1974. A ponte tem a extensão de 14 km e 9 são sobre o mar.
Diz a lenda que vários operários morreram e alguns, por acidente, teriam sido soterrados nos pilares por toneladas de concreto. A ponte começou ser erguida em 1968 e foi inaugurada a 4 de março de 1974. A ponte tem a extensão de 14 km e 9 são sobre o mar.
O ponto mais alto fica a 70 m do mar. Pilastras chegam a 210 m de profundidade. Os 220 milhões de quilos de cimento formariam 1.500 pilhas da altura do Pão de Açúcar ou construiriam oito estádios do Maracanã.
Fonte: www.almanaquebrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação!