segunda-feira, 9 de julho de 2018

BRASIL PARAÍSO DOS BANQUEIROS

O Brasil continua sendo o paraíso dos banqueiros em todo o mundo. A lucratividade do setor bancário é a mais elevada de todos os setores da economia nacional. Somente no primeiro trimestre de 2018, os bancos lucraram R$ 18 bilhões, com um crescimento de 14,1% em relação ao mesmo período de 2017, mesmo com uma economia no buraco e o povo brasileiro dormindo nas ruas, voltando a cozinhar a lenha e muitos com a fome voltando a bater na sua porta.

Isto tudo só é possível com um sistema montado exclusivamente para aumentar a lucratividade dos bancos, sejam em cenários de crescimento ou retração da economia. Um sistema que se alimenta do dinheiro da própria sociedade e dos juros altos, quando deveria ser ao contrário.

A população coloca suas economias na poupança, os bancos investem na Taxa Selic, que hoje é de 25%, e te devolvem a inflação. Tudo o que você usa nos bancos é cobrado e com taxas exorbitantes. Nos empréstimos, além de cobrar juros altíssimos, os bancos lucram, em muito, com o spread bancário de 38%, o maior do mundo. O Spread bancário é a diferença entre a remuneração que o banco paga ao aplicador para captar o recurso e o quanto esse banco cobra para emprestar o mesmo dinheiro. Só para efeito de comparação, no sistema financeiro dos EUA, o spread é de 2,5%.

Além disto tudo, nada fica para a sociedade, com uma legislação toda feita para proteger seus monstruosos lucros. A saída é uma reforma do sistema financeiro, onde a sociedade se aproprie de parcela desta lucratividade, que é produzida por ela mesma.

Um comentário:

  1. A taxa Selic atual é menor do que a divulgada hoje, 09.07.18, no blog.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!