quarta-feira, 5 de setembro de 2012

HOJE ALUÍSIO PALHANO FARIA 90 ANOS

O ex-presidente do Sindicato dos BancáRios do Rio de Janeiro, Aluísio Palhano, estaria completando hoje (quarta-feira 05) 90 anos. Palhano foi sequestrado, torturado e até hoje sua família não teve o direito de fazer a sua despedida, ele continua desaparecido. Palhano é fruto da atuação do Sindicato dos BancáRios, que sempre teve a sua atuação, não só pensando nas questões da corporação bancária e sim a sociedade como um todo, afinal o bancário é um cidadão.

Uma geração inteira lutou neste país por liberdade e democracia, portanto estamos chegando bem perto da votação para a renovação Câmara de Vereadores na cidade do Rio de Janeiro. Valorize seu voto, na hora de escolher seu candidato, olhe com cuidado o seu histórico e com quem anda, assim podemos escolher melhor os nossos representantes. Nestas eleições sou candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores com o número 13013 e conto com o seu apoio e voto. Um voto na ética e com respeito ao cidadão. POR UM NOVO RIO. POR UMA NOVA POLÍTICA!

Por mais que o entulho autoritário mova seus pauzinhos para jogar no esquecimento a vida revolucionária do bancário Aluisio Palhano, a História age em sentido oposto. A verdade há de vencer. 
UM PEQUENO RESUMO DE UMA LINDA HISTÓRIA


Palhano ingressou no Banco do Brasil em 1943, aos 21 anos. Em 1963, foi eleito presidente do Sindicato dos Bancários por duas gestões, além de ter sido eleito presidente da Contec (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito) e também vice-presidente da Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT).

Preso em 9 de maio de 1971, o valente paulista de Pirajuí teria sido assassinado, no dia 21 de maio, depois de 11 dias de intensos interrogatórios, pelo torturador Dirceu Gravina, no DOI-Codi, em São Paulo.

O Grupo Tortura Nunca Mais tem informações também de que ele teria sofrido torturas na terrível “Casa da Morte”, em Petrópolis. Em 1991, seu nome aparece numa gaveta dos arquivos do Dops do Paraná, entre outros que figurariam como “falecidos”. 

A Comissão da Verdade atua no sentido de que sua morte seja reconhecida pelas autoridades, que devem informar qual foi o destino do corpo.

UM PEQUENO EXEMPLO:

A FLORESTA QUANDO PEGA FOGO, OS ANIMAIS SAEM TODOS CORRENDO, MAS A GIRAFA, COM O SEU GRANDE PESCOÇO, VIU UM BEIJA-FLOR INDO E VOLTANDO, VENDO AQUELA CENA, ELA PERGUNTOU: "BEIJA-FLOR VOCÊ ASSIM NÃO VAI APAGAR O FOGO DESTA MANEIRA, APENAS JOGANDO UMA GOTINHA DE ÁGUA". O BEIJA-FLOR RESPONDEU: "SEI QUE NÃO VOU APAGAR O FOGO, MAS ESTOU FAZENDO A MINHA PARTE".

Aluísio Palhano fez a sua parte por uma sociedade justa, fraterna e livre.

ALUÍSIO PALHANO, PRESENTE!

Um comentário:

Obrigado pela participação!