quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O VOTO BRANCO E NULO NÃO MUDA SUA REALIDADE

Votar em branco ou nulo não é uma forma de protesto, quando isto acontece você acaba ajudando aqueles candidatos que trabalham com os chamados "currais eleitorais". Para mudar esta realidade política é preciso votar e com correção. Procurar olhar o histórico do candidato, olhar com quem anda o candidato, quais são suas propostas. Procure na internet investigar a vida de quem você pensa em votar. Voto é coisa séria e se você acha que a política está ruim, entre para a política, é preciso que as pessoas de bem participem do cotidiano político. Não existe espaço vazio, se você rejeita a política, então não reclame dos maus políticos, por que eles irão ocupar o espaço que você deixou vazio. Tire algumas dúvidas sobre o seu voto.

O que é o voto em branco?

Quando o eleitor aperta a tecla "branco" e confirma o voto.

O que é o voto nulo?

Eleitor escolhe um número que não é de nenhum candidato e confirma
O que acontece com o voto branco ou nulo?

Nada. Eles são considerados inválidos pela Justiça Eleitoral. São contabilizados apenas para fins estatísticos. No chamado coeficiente eleitoral só contam os votos válidos (aqueles dados aos partidos - leganda - ou aos candidatos)

Votar branco ou nulo pode ajudar outros candidatos?

Para presidente ou governador, os votos brancos/nulos diminuem o número de votos necessário para que haja vitória em primeiro turno. Para o Senado, não há diferença, já que vencem os dois candidatos que chegaram na frente. Para deputado federal, estadual e vereador, os nulos e brancos diminuem o coeficiente eleitoral - número mínimo de votos que um partido precisa alcançar para eleger um deputado.

Se houver mais de 50% de votos nulos, haverá outra eleição?

Não. Os votos nulos são considerados inválidos quando a decisão é do eleitor. Existe uma confusão em relação aos votos "anulados". Esses são aqueles dados a um candidato que teve o registro cassado antes da eleição. Na divulgação do resultado, esses votos são considerados anulados. Se eles representarem mais de 50% do eleitorado, será necessária uma nova eleição.

Vote consciente! Dia 7 de outubro, vote Vinícius Assumpção, 13013!

Um comentário:

  1. Muito bom Vinicius.

    O eleitor precisa ser informado permanentemente sobre o sentido do voto e o significado de sua escolha.

    Assim construiremos uma democracia mais ampla, com a participação ativa de toda a população.

    Votar, antes de ser uma obrigação, é um direito do cidadão para definir quem será o legislador e quem será o governante, seja em nossa cidade, nosso estado, nosso país. Eles serão nossos representantes.

    E para nos representar, nada mais óbvio que escolhermos aqueles nos quais poderemos depositar nosso voto e nossa confiança.

    Por isso que votar em Vinicius Assumpção é uma escolha correta e inteligente.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!