sábado, 7 de março de 2009

ELAS, AS BANCÁRIAS.

Veja abaixo o nosso artigo que está no site do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro (www.bancariosrio.org.br) e que foi publicado no Jornal BancáRio que foi distribuido nas unidades bancárias do município do Rio de Janeiro, sobre o DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES, que será comemorado no dia 08 de março.


ARTIGO:

ELAS, AS BANCÁRIAS


Em boa parte da história da humanidade, as mulheres foram discriminadas e tratadas como um simples objeto, tendo o papel de apenas servir. Mas nunca desistiram da luta por igualdade num mundo machista, principalmente no mundo latino. Mulheres de todas a nacionalidades e classes sociais se mantiveram firmes, fortes, aguerridas e perseverantes no objetivo de derrotar o machismo e conquistar, com inteligência e capacidade, seu espaço na sociedade.


Muitos avanços aconteceram, todos com muita luta e mobilização. Nada veio de graça, mas através de muito suor e lágrimas. Hoje em dia, o mercado de trabalho ainda discrimina as mulheres que ainda enfrentam a dupla jornada de trabalhar e cuidar da família e da casa.


Atualmente, os cargos executivos nas grandes empresas, em sua maioria, ainda se encontram em poder dos homens, mesmo quando as mulheres demonstram plenamente sua capacidade. Podemos citar a categoria bancária, que tem 52% de trabalhadoras. Porém, apenas 13% ocupam cargos de chefia dentro dos bancos, mesmo com o mesmo nível de escolaridade e formação profissional de seus colegas do sexo masculino. Podemos falar também das companheiras negras, que sofrem mais uma discriminação: além de gênero, a de raça. As mulheres ocuparam o mercado de trabalho, mas continuam tendo renda inferior ao dos homens, conforme pesquisa do Dieese.


Neste Dia Internacional das Mulheres, queremos prestar nossa homenagem a todas as bancárias, trabalhadoras e companheiras que lutam por igualdade, mas também por um mundo justo e igualitário. Não poderíamos deixar de citar mulheres como Olga Benário e Heloneida Studart, símbolos de coragem, firmeza, convicção política e exemplos para várias gerações de mulheres e homens.


Não tenho dúvidas que este é o século das mulheres que, mais do que nunca, passaram a ocupar o espaço que sempre mereceram e caminham para realizar sonhos que o preconceito e a discriminação impediram. Tenho a certeza que estes males serão alijados de nossa sociedade de uma vez por todas.


Parabéns, companheiras bancárias!

Fonte: www.bancariosrio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!