sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

GREVE GERAL DE 89 FEZ 20 ANOS

Ação de movimentos sociais e partidos livra Erundina de multa imposta pela Justiça por apoio à greve.

A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) agradeceu nesta quarta, dia 6 de janeiro, o apoio espontâneo que recebeu de movimentos sociais e partidos políticos para arrecadar R$ 352 mil e, com esse dinheiro, quitar uma multa imposta pela Justiça em última instância.

Erundina foi condenada recentemente pelo fato de, em 1989, quando era prefeita de São Paulo pelo PT, ter apoiado a greve geral comandada pela CUT e pela já extinta CGT, não ter liberado a circulação de ônibus da então CMTC (Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos) e ter explicado o posicionamento da prefeitura através de nota paga em jornal de grande circulação na capital. Um cidadão comum entrou com ação contra a prefeita alegando que ela teria usado dinheiro público para pagar uma publicação de caráter pessoal.

Ao saber da condenação em última instância, a CUT de pronto decidiu fazer ações para ajudar no levantamento de recursos. Junto com o PT paulista, realizou jantar em novembro com essa finalidade, além de abrir conta corrente para receber depósitos a favor da deputada. Até mesmo parlamentares e líderes de partidos como o PSDB realizaram ações semelhantes.

"Foi uma coisa muito bonita, com um significado político muito grande. É uma questão muito maior que alguém ter quitado uma dívida. Me comoveu muito", disse hoje, por telefone, Luiza Erundina. Ela destaca que o movimento pluripartidário revela "um sentimento de justiça que as pessoas têm, a capacidade de notarem que a ação da prefeitura naquele momento foi diferente de outros casos. Isso demonstra também que é possível fazer política com ética e transparência".

Fonte: bancariosrio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!