terça-feira, 17 de setembro de 2013

IDÉIAS PARA A CIDADE DO RIO DE JANEIRO


A Prefeitura do Rio adotou a plataforma digital Rio+, onde o morador da cidade poderá enviar idéias criativas para o cotidiano da cidade. As idéias serão divididas em 12 áreas, são elas: Educação;  Cultura e Arte; Saúde e Bem Estar; Cidadania; Inovação; Esporte; Mobilidade;  Inclusão; Sustentabilidade; Intervenções Urbanas; Praia, Praças e Parques; e  Comunidades. O periodo de entrega das idéias vai até o dia 17/10, via site.
 
As melhores ideias, escolhidas por votação popular, serão premiadas e viabilizadas pela Prefeitura do Rio, e se tornarão política pública permanente.
 
"Esse é um novo modelo que se desenha na cidade: de ampliação das formas de diálogo com a sociedade, ouvindo e escutando permanentemente a população. Pela primeira vez, estou vendo uma ferramenta em que, de fato, as pessoas podem colaborar e dar ideias. Existem soluções para problemas da cidade que a população precisa apontar, e o Rio+ é a primeira experiência nesse sentido." disse o Prefeito Eduardo Paes.
 
O cidadão poderá mandar sua idéia via site, ela passará por uma seleção preliminar de projetos, que será feita por uma banca especializada e depois, os projetos selecionados serão submetidos a uma votação popular e os 12 melhores projetos serão premiados.
 
O site da plataforma Rio+ está no ar desde abril e já recebeu mais de 500 sugestões. A previsão é de que o número de ideias enviadas aumente ainda mais após a parceria com a Prefeitura do Rio
 
UMA DAS IDÉIAS, O "LIXUVEIRO"
 
Entre as sugestões que já constam no site está o Lixuveiro de André Herzog, ferramenta que permite ao frequentador das praias cariocas molhar os pés após jogar em recipiente adequado o lixo recolhido na areia. Como o projeto explica, a ideia é resolver dois problemas de uma só vez.
 

Sabe quando você sai da praia cheio de areia nos pés e pernas? Tudo que queremos é um pouco de água doce para retirar aquela areia que cisma em nos acompanhar. A ideia é criar um lava pé que é acionado com o depósito de sacos de lixo. Qualquer pessoa que deposita seu saco de lixo libera 30 segundos de um lava pé. Pronto, juntamos o que é certo com o que é bom! Disse o André Herzog.

Fonte: Prefeitura do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!