quarta-feira, 22 de novembro de 2017

NOTA DA FRENTE ALVINEGRA SOBRE AS ELEIÇÕES DO BOTAFOGO FR


O Botafogo Precisa de Profissionalismo, Democracia e Unidade!

No período que precedeu a montagem de chapas para o processo eleitoral em curso, desenvolvemos um esforço visando a construção de uma aliança ampla, abarcando setores que entendem que o Botafogo precisa de um novo paradigma de gestão e que o clube precisa se abrir, permitindo à sua imensa torcida participar, de forma efetiva, das discussões e deliberações relativas ao futuro do BFR.

O PROFISSIONALISMO

Avaliamos que a Diretoria que ora encerra o seu mandato fez um trabalho positivo. No entanto, nos preocupa a ausência de uma visão empresarial moderna norteando as decisões estratégicas do clube. No complexo e competitivo mercado do futebol não há espaço para o amadorismo. Nenhum clube, hoje, pode ser gerido sem profissionalismo e sem executivos experientes, que tragam para a gestão cotidiana do Botafogo os conceitos e as melhores práticas de governança corporativa. Isso é essencial para que possamos estruturar novas engenharias financeiras e ampliar, radicalmente, a nossa capacidade de gerar receitas novas. Não podemos ficar dependendo majoritariamente de receitas de TV. Soluções inovadoras e criativas são necessárias, mas isso só será possível com profissionalismo na gestão.

A DEMOCRACIA

Adicionalmente, não acreditamos que seja salutar que o destino de um clube tão grande e tradicional como o nosso seja decidido por tão poucas pessoas. Na eleição em que se sagrou vitoriosa a atual Diretoria pouco mais de 1.200 sócios compareceram às urnas. Na recente assembleia geral, onde aprovou-se o novo Estatuto do Botafogo, apenas 145 sócios votaram. Precisamos abrir o clube e atrair o torcedor, permitindo que este também contribua e participe das decisões referentes ao futuro do clube. O Botafogo não deve temer sua torcida. Pelo contrário! Esta é nosso maior patrimônio. O apoio dos botafoguenses espalhados por todo o Brasil será fundamental para nos ajudar a enfrentar e superar os desafios que temos diante de nós.

O voto do Sócio Torcedor, novamente postergado, foi a principal bandeira espelhada na candidatura de Vinícius Assumpção, integrante da Frente Alvinegra, nas últimas eleições. A recente reforma estatutária não democratiza o clube verdadeiramente, pois estabelece condições que inviabilizam qualquer perspectiva de adesão em massa ao direito de voto. Infelizmente o Botafogo continua sendo o clube mais fechado do Brasil.

UMA ALTERNATIVA

Foi com base nesta visão que buscamos construir uma alternativa robusta, que pretendíamos apresentar ao clube nesta eleição. Nossas conversas tinham por alicerce um elogiável acordo de cavalheiros, no qual três ex-candidatos, que juntos somaram 65% dos votos no pleito passado (Vinícius Assumpção, Thiago Cesário e Marcelo Guimarães), abriam mão do sonho individual de concorrer mais uma vez à presidência do clube, em busca de um projeto que tinha por escopo os interesses maiores do Botafogo. Pautados neste entendimento, vivenciamos um rico processo de debate, com intensa troca de visões e experiências. Mas este, infelizmente, não terminou da forma que desejávamos. Lamentamos que o exercício que vínhamos desenvolvendo tenha sido atropelado, pondo por terra um esforço difícil, mas necessário, de construção coletiva.

O PROCESSO SUCESSÓRIO

Face ao exposto e provocados por um grande número de sócios e amigos que têm nos instado a emitir nossa opinião sobre a eleição no clube, temos a dizer o seguinte:

Diante do cenário construído, optamos por não orientar o voto, deixando os membros da Frente Alvinegra e os sócios proprietários que comungam de nossas visões e sonhos à vontade para participar ou não da eleição, se posicionando de acordo com suas convicções momentâneas.

Não percebemos, em nenhuma das chapas, o espírito de união, profissionalismo e abertura que consideramos essencial para a construção de novos horizontes para o Botafogo. Vemos em ambas as alternativas apresentadas pessoas que respeitamos e ideias com as quais concordamos. Mas vemos, também, limitações substantivas e aspectos com os quais discordamos.

Saímos deste processo enriquecidos pelos debates que travamos e pelas relações que estabelecemos. Laços sólidos foram criados. Fortalecidos por estes, seguiremos presentes no clube, colaborando com o que estiver ao nosso alcance e apoiando, sempre, o nosso amado Botafogo.


FRENTE ALVINEGRA
EM DEFESA DO BOTAFOGO

Um comentário:

  1. Muito boa a análise, só lamento que vocês nao se apresentaram como alternativa este ano.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!