quarta-feira, 29 de novembro de 2017

O BOTAFOGO DESMANCHOU

O Botafogo começou o ano desacreditado, muitos não apostavam um níquel que o time não teria forças para chegar na fase de grupos da Copa Libertadores. Afinal, pegou o pior caminho, enfrentando adversários de camisa e tradicionais na competição, como o Colo Colo do Chile, e Olímpia do Paraguai. Mandou todos para casa!

O SONHO DA LIBERTADORES

Chegou a fase de grupos e caiu no mais difícil, enfrentando o atual campeão da competição, o Atlético Nacional da Colômbia e o Estudiantes da Argentina, além do bom time do Barcelona de Guayaquil. Novamente o time avançou e garantiu classificação para as oitavas, onde eliminou o Nacional do Uruguai, chegando as quartas de final, contra o Grêmio e podia ter avançado a uma semifinal. Fez um belo jogo na casa do adversário e poderia ter saído com a vitoria e a classificação. 

PERDEU O PODER DE SE REINVENTAR

Com a eliminação, o time se abateu, mesmo tendo alguns suspiros, como foi o jogo contra o Sport, em Recife. A equipe perdeu a força e a capacidade de superar as adversidades. Todos que se machucavam, como foi o caso do Airton e Montillo, os substitutos conseguiam responder e até melhorar o rendimento da equipe.

O time perdeu a referência de área, Roger, isto parece ter sido fundamental para caída de produção e na tabela. O Botafogo chegou a ser o melhor colocado do 2º turno do campeonato brasileiro. Agora parece que o poder de se reinventar chegou ao fim, a equipe é inoperante nesta reta final, deixando escapar pelos dedos a vaga de volta na Libertadores.

DERROTA PARA O LANTERNA FOI FATAL

Nos últimos 21 pontos disputados, o Botafogo só conquistou 5 pontos, jogando três jogos no Estádio Nilton Santos, com três derrotas e quatro fora de casa, com uma vitória, dois empates e uma derrota, o aproveitamento nos últimos jogos é ridículo, com apenas 23,81%, pior que o do Atlético/GO no campeonato, que foi rebaixado com 31,5%.

Agora chega na última rodada, precisando ganhar e não dependendo mais de seus próprios esforços. Os adversários cambalearam e o Botafogo poderia ter a vaga na fase de grupos, se o Grêmio for campeão da Libertadores, e a equipe não tivesse perdido o ridículo jogo para o lanterna do campeonato, em casa. Com mais uma vitória na última rodada a vaga estaria garantida. O Atlético/GO, só conseguiu arrancar quatro pontos, ou mais, nos confrontos contra quatro equipes: Ponte Preta e Avaí, ganhou as duas partidas e Botafogo e Chapecoense, quando empatou uma e ganhou a outra. Isto foi decisivo para a equipe chegar nesta situação na última rodada do brasileiro.

Alguns vão comentar as derrotas para Avaí, Vitória e São Paulo, em casa, por causa da situação dos jogos. Mas são equipes que arrancaram muitos pontos das demais, assim o prejuízo é menor. Quando você conquista apenas um ponto, em dois jogos, contra uma equipe que tem um aproveitamento de 31,5%, isto é fatal.

GANHAR E TORCER

Para não piorar a situação financeira do clube, em 2018, vamos esperar que a equipe faça sua parte, ganhando da boa equipe do Cruzeiro e torcer por um tropeço de Flamengo ou Vasco. Se o Grêmio for o campeão, o Botafogo poderá ficar com a oitava vaga. Muito pouco para tanta expectativa criada, por uma equipe que em algum momento resgatou o orgulho de uma torcida ferida pela falta de títulos importantes.

Agora só resta ganhar e torcer!

Um comentário:

  1. Este time foi longe demais, é fraco e ainda ficam arrotando que fizeram muito...Ganharam o que? Classificaram para a Libertadores? É mentalidade pequena!

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!