quinta-feira, 17 de setembro de 2015

OS 70 ANOS DA FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO



A Feira de São Cristóvão está completando 70 anos nesta sexta-feira (18 de setembro). Também chamada de Feira dos Nordestinos, ela conquistou todo o povo carioca. É um pedacinho do nordeste no Rio de Janeiro desde a década de 40.

A Feira começou no ano 1945 quando os pracinhas desembarcaram nas imediações do Campo de São Cristóvão. Lá Santa Helena leu um cordel para comemorar o fim da guerra e a partir daí, em função dessa leitura, foi criado um movimento de pessoas interessadas em ouvir e vender a literatura de cordel. O movimento foi crescendo, outros comércios surgindo e assim a feira foi se consolidando.

Uma outra versão que diz que a Feira surgiu ao longo da década de 40 a partir de um movimento de nordestinos que ali desembarcavam e ficavam acampados esperando uma oportunidade de trabalho e de moradia. Ali era o ponto final dos caminhões chamados de pau de arara.

A Feira funcionava nos arredores dos Pavilhão de São Cristóvão e desde 2003 ela funciona dentro do pavilhão, conta com cerca de 700 barracas e 100 restaurantes que vendem produtos típicos do norte e nordeste brasileiro e serve para que os nordestinos matem a saudade da terra natal. A Feira recebe hoje mais de 300 mil pessoas por mês, virou uma atração turística da cidade.

No dia 18 (amanhã) o aniversário da feira será comemorado em grande estilo com o show da 
banda Forró Real, do Ceará. Além do show está acontecendo (dias 17,18 e 19 de setembro) um simpósio nordestino, onde várias personalidades da cultura nordestina estão presentes.

Fonte: Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!