quinta-feira, 19 de julho de 2018

O FUTEBOL DO PRECONCEITO

Tenho certeza que o gaúcho é amável e solidário, mas tem uma minoria que mancha a história de lutas do povo do sul do país. O que aconteceu no jogo da quarta divisão do campeonato brasileiro, a Série D, foi um show de horrores e preconceito, que a grande mídia inexplicavelmente escondeu.

O texto da jornalista Marcia Marques, da TV Itararé - Campina Grande/PB, demonstra o quanto o ódio de classe tomou conta de parcela da nossa sociedade. Veja abaixo.

Por Márcia Marques

Vou abrir um parêntese para falar de futebol.
Mas não puramente futebol, mas do preconceito que nos cerca desde sempre.

Ontem o Treze (maior rival do meu time do coração) foi até a cidade de Caxias do Sul para um jogo decisivo na famigerada série D. O Caxias estava invicto no campeonato até perder para o Treze aqui na PB semana passada. Pois bem, ontem era a decisão da vaga para a semifinal.

O time paraibano entrou em campo ao som da torcida adversária. Vaiando? não! Gritando: "Bolsa Família! Bolsa Família!"

Os váaarios trezeanos que saíram da PB para o RS (que, diga-se de passagem, não precisam de Bolsa Família) ainda receberam arroz e feijão jogados na cara a caminho do estádio. Gritos de ódio foram proferidos todo tempo. E o futebol e aquela provocação normal entre torcidas virou um verdadeiro show de horrores onde o ódio e o preconceito foram verbalizados e jogados para o alto para que todos pudessem ver.

Em campo, inconformados com a derrota (Sim, o Treze da Paraíba venceu de novo o Caxias do RS), os jogadores partiram pra agressão após o autor do gol trezeano fazer o famoso "cala a boca" pra torcida.

Bateram, espernearam, xingaram...

Mas a Paraíba venceu. E venceu bonito. 3 x 1. E eu, Campinense raiz e de coração, torci para o Treze (e olhe que nem o nome eu falo, hoje já falei umas 10 vezes) e estou orgulhosa de ver meu Estado sambando, aliás, forrozando, na cara de um povo preconceituoso que se acha maior que o Brasil e melhor que o mundo. #SouParaíbaSimSenhor

Márcia Marques
Paraibana de Campina Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!