quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

HÁ 73 ANOS O BOTAFOGO ERA O TETRA CAMPEÃO

Para muitos botafoguenses, sobretudo os mais jovens, o dia 26 de janeiro de 2009, não passaria de ser mais uma segunda-feira, portanto um dia comum como outro qualquer.

É que nesse dia, há exatos 73 anos, (26 de janeiro de 1936), no histórico estádio de São Januário, do Vasco, o Botafogo e sua torcida viveram mais uma tarde inesquecível, gloriosa, a da conquista do tetra campeonato carioca (o mais tradicional, o mais charmoso, o mais amado de todos os campeonatos regionais, que me desculpem os respeitáveis cronistas, formadores de opinião da era da multimídia, que vivem a condenar a morte o torneio que já está entrando em sua edição de número 103).

O jogo decisivo contra o Andaraí, que contava com o apoio total da torcida do Vasco, que em caso de derrota do Botafogo, seria o campeão e impediria o feito inédito do Glorioso, foi dramático do princípio ao fim. Aliás, bem ao jeito do Botafogo e suas façanhas.

Mas ao final dos 90 minutos, o placar lá estava: Botafogo 5, Andaraí 4. Um placar que começou com o valente Andaraí fazendo 1 a 0, gol de Chagas. Ainda no primeiro tempo, porém, contando sobretudo com uma genial atuação de Leônidas da Silva na meia esquerda e de seus notáveis artilheiros Carvalho Leite, Álvaro e Patesko, o Botafogo virou o jogo para 2 a 1.

Aqui vale um parêntesis, devido a muitas omissões que se fazem sobre a carreira de craque e ídolo de Leônidas da Silva, o Diamante Negro, o homem que inventou o gol de bicicleta). Sim , o clube que consagrou Leônidas aos 21 anos, como um dos maiores da história do futebol brasileiro, foi o Botafogo que comprou seu passe ao Bonsucesso, que o revelou. Na campanha do tetra, o Diamante Negro marcou nove gols com a camisa da estrela solitária. Depois, sim, é que Leônidas se tornou ídolo no Flamengo e sobretudo no São Paulo.

Voltando ao jogo: no segundo tempo, depois de fazer 3 a 1, o Botafogo sofreu uma incrível virada do Andaraí, sob os gritos da torcida vascaína: que marcou três gols seguidos e fez 4 a 3. Parecia o fim do sonho do tetra. Parecia, pois em duas magistrais jogadas, Carvalho Leite primeiro empatou em 4 a 4 e no último lance, Russinho fez o quinto. Botafogo tetra campeão carioca.

Botafogo:Alberto, Octacílio e Nariz; Alfonso (Luciano), Martim e Canalli: Álvaro, Leônidas da Silva (Viveiros), Carvalho Leite, Russinho e Patesko.

Andaraí: Diógenes, Baiano (Gomes) e Cazuza: Bethuel, Baby e Veranotti; Chagas, Astor, Romualdo, Bianco e Mineiro.

Gols: Botafogo: Álvaro (2), Carvalho Leite, Patesko e Russinho; Andaraí: Mineiro (2), Chagas e Bianco.

Árbitro: Lóris Cordovil

Os números do tetra campeonato do Botafogo (1932/33/34/35)

Jogos: 113

Vitórias: 75

Empates: 22

Derrotas: 16

Gols pró : 320

Gols contra: 176

Artilheiros: Carvalho Leite (70 gols); Nilo Murtinho Braga (69):

José Antonio Gerheim

FONTE: (EXTRAÍDO DO EMAIL DO BOTAFOGUENSE HERCULANO RODRIGUES FILHO)

Um comentário:

  1. Boa Tarde.

    Substitua Veranotti por Venerotti,
    Waldemar Venerotti

    Saudações Alvinegras

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!