domingo, 14 de março de 2010

NOTA À IMPRENSA DOS BANCÁRIOS

Os Bancos funcionaram normalmente durante a Greve dos Vigilantes, colocando em risco a vida dos bancários e clientes. É a ganância dos banqueiros por lucros que já conhecemos. Veja abaixo a nota à imprensa da Diretoria do Sindicato, assinada pelo Presidente Almir Aguiar.


As agências bancárias estão funcionando sem o mínimo de segurança, colocando em risco a vida de funcionários e clientes. A direção dos bancos, mesmo com a greve dos vigilantes, estão obrigando os funcionários a abrirem as unidades para o atendimento ao público. O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, em cumprimento de suas obrigações, vem a público para denunciar essa prática, por considerar a decisão dos bancos uma irresponsabilidade que coloca em risco a vida dos bancários e da população. Denunciamos também que, ao insistir na abertura das unidades sem as condições devidas de segurança, os bancos descumprem a Lei 7.102 que exige a presença de vigilantes patrimoniais para a abertura e o funcionamento das agências bancárias.

No Itaú Unibanco, entramos em contato com a Gerência Operacional de Relações de Trabalho (Gort), que confirmou a informação de que, mesmo sem seguranças, a orientação da diretoria do Itaú Unibanco é pela abertura das unidades, "desde que não houvesse movimentação de numerário", ou seja, "nenhum cliente fizesse operações com dinheiro", o que, logicamente, é uma contradição, pois é notório que bancos não funcionam sem operações financeiras com dinheiro.

O Sindicato dos Bancários, para garantir a segurança de sua categoria e da população, vai tomar as medidas políticas e jurídicas necessárias, para impedir o funcionamento das agências enquanto durar a greve dos vigilantes e não descarta a possibilidade de realizar paralisações nas agências que descumprirem a Lei.

Em função dos fatos mencionados acima, contamos com o apoio da imprensa para denunciar essa ilegalidade que coloca em risco, de forma irresponsável e desnecessária, a vida das pessoas.

Almir Aguiar
Presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro
Tel: (21) 9944-4441/2103-4142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!