quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

SAMBA ALMA DO POVO BRASILEIRO

Hoje, dia 02 de dezembro, é o Dia Nacional do Samba, embora haja dúvidas sobre a origem da data. Alguns falam que é por causa do aniversário de Pixinguinha, outros dizem que se trata do dia em que gravaram a música "Pelo Telefone", tem os que dizem que é por causa do aniversário da Tia Ciata ou da fundação da Escola de Samba Deixa Falar ou também seria por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso "Na Baixa do Sapateiro", mas nunca havia posto os pés na Bahia. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. Engraçado, não? A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional. De qualquer maneira, seriam mais de 90 anos de comemoração.

No Rio de Janeiro a divertidíssima festa fica por conta do Pagode do Trem. A idéia do samba surgiu quando moradores de Oswaldo Cruz resolveram criar um movimento para revitalizar o bairro, era o "Acorda, Oswaldo Cruz". No Dia do Samba o pessoal se reúne na Central do Brasil, lota um trem e vai tocando e cantando até Oswaldo Cruz, lá formam-se trocentas rodas de samba. Depois que começou, descobriu-se que já havia sido criado décadas antes por uma das mais importantes figuras do bairro, Paulo da Portela. Naquela época o samba era perseguido pela polícia. Os sambistas faziam suas reuniões e promoviam animadas rodas dentro dos vagões do trem. Hoje o Pagode do Trem faz parte do calendário oficial da cidade e tem estado cada ano mais cheio.

Este ano o TREM DO SAMBA cairá num sábado e serão 12 vagões. A partir das 18h começa a concentração na Central do Brasil. Já há um trem inteiro reservado para o samba. Cada vagão vai com um grupo que agita uma das rodas de samba do Rio, tem o vagão da Velha Guarda da Portela, do Bip-Bip, o da Teresa Cristina e grupo Semente, o da Tia Doca e Sonho Real, e por aí vai. O trem vai direto para Oswaldo Cruz, fazendo apenas uma parada na Mangueira para pegar a velha guarda verde e rosa. Chegando, você verá a maior concentração de rodas de samba já feita. Basta umas três pessoas se encontrarem para fazer uma. O clima é um barato.

O nosso Blog quer aqui homenagear a todos aqueles que fazem do samba a verdadeira expressão da alma do povo brasileiro. Personagens como: Cartola, Martinho da Vila, Candeia, Moacyr Luz, Ney Lopes, Beth Carvalho, Ary Barroso, Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Elza Soares, Paulo da Portela, Tia Dona, Teresa Cristina, Jamelão, Donga, Nelson Sargento, Zé Keti, Clementina de Jesus, Monarco, Luiz Carlos da Vila, Delegado, Roberto Ribeiro, Carlos Cachaça, Natal, João Nogueira, Clara Nunes, Tia Surica, Alcione, Mauro Diniz, Jongo da Serrinha, Ari do Cavaco, Nelson do Cavaquinho, Ismael Silva, Xangô, Arlindo Cruz, Maquinhos de Oswaldo Cruz, Todas as Escolas de Samba e suas Velhas Guardas e os Blocos de Rua. Tenho a certeza que esqueci aqui centenas de artistas conhecidos e anônimos, mas a intenção é através destes homenagear a todos e a todas sambistas do meu Brasil.


PROGRAMAÇÃO DOS VAGÕES DO TREM:

1º Trem – Saída: 13h30 (Plataforma 2B)

Carro 1 – Bloco dos Cachaças
Carro 2 – Pagode do Renascença
Carro 3 – Pagode do Nelsinho e da Wilma
Carro 4 – Clube do Samba
Carro 5 – Bloco Manga Preta
Carro 6 – Embaixadores da Folia
Carro 7 – Cacique de Ramos
Carro 8 – Democráticos de Guadalupe

2º Trem – Saída: 14h (Plataforma 2A)

Carro 1 – Grupo Autonomia
Carro 2 – Bateria do Mestre Faísca
Carro 3 – Pagode do Sambola
Carro 4 – Parados na Ponte
Carro 5 – Bip Bip
Carro 6 – Pago do João

3º Trem – Saída: 14h30 (Plataforma 2A)

Carro 1 – Grupo Nossa Arte
Carro 2 – Bip Bip
Carro 3 – Locomotivas do Samba
Carro 4 – Grupo Senzala
Carro 5 – Agenda Samba Choro (ó nós aí!)
Carro 6 – Criolice
Carro 7 – Galeria Velha Guarda da Portela
Carro 8 – Grupo Regente

A SuperVia programou trens extras saindo da estação de Oswaldo Cruz, com destino à Central do Brasil, às 21h, 22h e 23h. O Trem do Samba é patrocinado pela Petrobras, SuperVia e Prefeitura do Rio de Janeiro, além do apoio da Caixa Economica Federal, TIM, Lei Rouanet, Governo Federal e tem promoção da Globo Rio e da rádio MPB-FM.

A Festa vai ser grande!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!