quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

UM NOVO BRASIL

Lula realizou nesta quinta-feira (23) o seu último pronunciamento como presidente da República, onde fez um balanço sobre os oito anos de mandato. Um novo Brasil está sendo entregue a uma nova geração, pronto para continuar crescendo e diminuindo as desigualdades. Aqueles que começaram lá atrás a construir este sonho, hoje estão pensando: VALEU A PENA TER LUTADO!

Foram companheiros e companheiras desaparecidos na luta por democracia, a criação de um dos maiores partidos de esquerda do mundo, quatro eleições perdidas e muito enfrentamento com as elites que não queriam - e não querem - mudar nada no Brasil. Mas a luta continuou com a vitória nas eleições de 2002, mas foi coroada com o aparecimento de um novo Brasil, mais justo para milhões de brasileiros e brasileiras. Muito ainda precisa ser feito, mais os primeiros e importantes passos já foram dados. Vejam alguns números:

15 MILHÕES DE EMPREGOS CRIADOS

Em oito anos fora criados mais de 15 milhões de de empregos, a oferta de crédito subiu muito e alcançou 48% do PIB, o salário mínimo teve ganho real de 67% (reajuste acima da inflação) e as reservas internacionais somam quase US$ 300 bilhões, dez vezes mais do que quando assumiu o governo em 2003.

2 MILHÕES PESSOAS PASSARAM A TER ENERGIA ELÉTRICA

O Programa Luz para Todos levou energia elétrica para mais de 2 milhões de pessoas e também para 600 mil pequenas propriedades. Os investimentos na agricultura cresceram oito vezes e 600 mil famílias foram assentadas. O Programas Minha Casa Minha Vida construiu mais de 1 milhão de moradias.

214 NOVAS ESCOLAS TÉCNICAS

Os investimentos em educação foram triplicados nesses 8 anos e 214 escolas técnicas federais foram inauguradas. “Mais do que foi feito em 100 anos na educação deste país”, afirmou LULA em seu discurso. Além disso, 14 universidades e 126 campus universitários foram implantadas no país. O Programa Universidade para Todos (ProUni), beneficiou 750 mil jovens de baixa renda.

28 MILHÕES DE PESSOAS SAÍRAM DA POBREZA

De 2003 a 2010 houve a maior ascensão social de todos os tempos. Mais de 28 milhões de pessoas saíram da linha da pobreza e 36 milhões entraram na classe média, impulsionando o consumo e com isto gerando cada vez mais empregos e renda. O Brasil também quitou a dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e agora é o país quem empresta dinheiro à organização internacional.

MARCA HISTÓRICA

O presidente LULA encerra seus oito anos de governo com 80% de aprovação (87% pessoal), marca jamais alcançada por um Presidente da República.


ELE É O CARA!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

BLOG DO PLANALTO DESMASCARA O GLOBO

O Blog do Planalto - www.blog.planalto.gov.br - publicou esta semana uma série de textos nos quais desmonta a campanha da família Marinho, através do seu jornal, para desacreditar os avanços da atual gestão.

O blog não apenas contesta os dados de um caderno especial produzido pelo jornal O Globo sobre os oitos anos de Lula na Presidência, como desmascara o veículo, apontando toda a sua parcialidade. Em 28 páginas, o jornal fez, uma análise negativa do governo Lula, apesar dos altos índices de aprovação do presidente e de dados que comprovam as melhorias em várias áreas. Em um post com o título "Balanço da Era Lula no Globo: Olho torto entorta a vista", o blog deixa claro que as reportagens e artigos não mostraram os avanços reais do Brasil na Era Lula.

No texto, o Blog do Planalto confronta diretamente o jornal ao expor de que lado ele está: "Quem leu ou vier a ler o caderno especial do jornal O Globo sobre a Era Lula não terá dúvida: a direção do jornal, seus editores e analistas estão entre os 3% a 4% de brasileiros que consideram o Governo Lula ruim ou péssimo". Quem leu ou vier a ler o caderno especial do jornal O Globo sobre a Era Lula não terá dúvida: a direção do jornal, seus editores e analistas estão entre os 3% a 4% de brasileiros que consideram o Governo Lula ruim ou péssimo.

Para eles, a aprovação de mais de 80% alcançada pelo presidente Lula e seu governo ao final de oito anos de mandato é um mistério. Talvez uma ilusão ou uma hipnose coletiva, que estaria impedindo o povo de enxergar a realidade. Para O Globo e seus analistas, o Brasil avançou muito pouco na Era Lula e os poucos avanços teriam sido apesar do governo e não por causa de suas ações.

Como disse o presidente Lula no dia em que registrou em cartório o seu legado, a imprensa não tem interesse nas ações construtivas do governo, ela prefere focalizar as destrutivas. Cabe ao próprio governo fazer chegar à sociedade o contraponto.

Veja no Blog do Planalto todos os textos que desmascaram o Jornal O Globo. www.blog.planalto.gov.br. O nosso Blog já havia postado um texto também denunciando mais esta armação do PIG (Partido da Imprensa Golpista), com o título "A OUSADIA DAS ELITES"

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A OUSADIA DAS ELITES

O LULA realmente é o cara. O Presidente atingiu novo recorde em sua avaliação pessoal, chegando a 87% na pesquisa CNI/Ibope. Também a avaliação positiva do seu governo chegou a 80% de ótimo e bom e apenas 4% acham o governo Lula ruim/péssimo.

Mesmo que todo estes índices de aprovação popular, a família Marinho através do seu veículo de informação, O Jornal O Globo, tentar desmentir tudo o que o povo está percebendo na sua realidade. È típico da arrogância das elites deste país, que tem a coragem de mentir e manipular números, tentam passar a mensagem que este governo "não é tão bom assim".

Usam a TV e os Jornais, para repetir o que fazem desde a ditadura militar, manipular as informações para tentar passar a sua visão egoísta de mundo e com isto ganhar a maioria da opinião pública. Não aceitam de forma alguma que um operário, nordestino, que não cursou uma faculdade, possa ser o maior de todos os presidentes da história do Brasil.

Fica claro que este tipo de ataque é simplesmente o preconceito das elites. Eles acham que o povo foi feito para receber ordens e portanto não pode ter a ousadia de governar, mandar é para os seus filhos. Operário, trabalhador e pobres foram feitos para receberem "ordens". Lula teve ousadia, mudou a lógica, governou para os pobres e fundou o maior partido de esquerda da América Latina (PT) e ainda chegou ao poder. É muita ousadia para um homem só, eles não aturam isto de forma alguma.

Vejam várias manchetes das 28 páginas do jornal O Globo de domingo (19) no caderno de retrospectiva dos oito anos do Lula. Será que o mais "cabeça dura, cego e reacionário" dos seus eleitores acreditaria nessas manchetes sobre um governo que tirou milhões da miséria?

- A Construção do Mito Lula
- O Paradoxo Lula: Fenômeno Político, Governo Modesto
- Cobertor do Ensino Deixou de Fora o Básico
- No Poder, PT Mancha a Estrela com Escândalos
- Na Saúde, Mais Escândalos que Resultados
- Saneamento, Ainda uma Calamidade
- Sem Avanços na Reforma Agrária, Tensão Aumenta
- Fome Zero Virou Bolsa, sem Porta de Saída
- Fronteiras Abertas ao Narcotráfico e ao Contrabando
- Quando Administração Pública Vira Espetáculo
- Muito Longe da Prometida Perfeição
- Feudo do PCdoB, Esporte Não Sai do Subdesenvolvimento
- Juros, Impostos e Gastos Altos, as Piores Heranças
- País Volta a Crescer, mas Reformas Empacam
- Estradas, Aeroportos e Portos Perto do Caos
- Inspiração na Grandiosidade de Geisel
- Uma Diplomacia que Gerou Polêmica
- Na Lanterna entre Emergentes e AL
- Um Governo que o Rio Vai Demorar a Esquecer

Fonte: www.blogjoelbueno.blogspot.com

domingo, 19 de dezembro de 2010

A FESTA DA SEDES

Este ano a festa da SEDES foi em conjunto com o pessoal do Projeto Rio EcoSol em vem acontecendo nas comunidades do Alemão (Nova Brasília), Manguinhos (Varginha), Santa Marta e Cidade de Deus.
Na foto abaixo a galera da SEDES e Cláudia mandando ver...
Os amigos administradores dos Pontos Solidários. Lucinha da Cidade de Deus, Ricardo do Alemão, Paulo de Manguinhos e Ismael do Santa Marta.
Uma homenagem a "DJ" Cláudia, que foi a pessoal responsável por toda a organização do nosso evento. Nosso Blog faz uma homenagem a ela. VALEU CLAUDINHA VOCÊ É 10!!!
A galera caiu na pista de dança. O DJ Cláudio Vinicius mandou geral!
A galera na churrasqueira da bela Sede Campestre dos Bancários.

MAIS IMAGENS DA FESTA DA SEDES

Animação foi grande na festa. Mara puxa o "trenzinho" e Rodrigo comanda.Junto com Duda, Márcio Kerbel e Mara.
Eu e o Secretário Marcelo Costa com os amigos dos Pontos Solidários.
A amiga Cristina Chacel da SEDES, saindo com o seu novo "possante". A galera se afastou - preservando a vida - e foi ao delírio.
A comida estava deliciosa e o pessoal avançou.

sábado, 18 de dezembro de 2010

FOGÃO TETRA CAMPEÃO

Aconteceu mais um edição do torneio de futebol entre diretores e funcionários do SEEB-Rio na Sede Campestre. O torneio acontece desde 2004 quando o time do Botafogo foi campeão e repetiu a conquista em 2005 e 2006, conquistando o Tricampeonato. Em 2007 e 2008 foi a equipe do Fluminense que levou o BI. Em 2009 foi o primeiro e único título do Flamengo. Este ano o Botafogo voltou a ganhar o torneio e conquistando o TETRA. Os vascaínos nunca ganharam o torneio.

Este ano o primeiro jogo foi entre Vasco 6 x 3 Fluminense e o segundo entre Botafogo 3(3) x 3(0)Flamengo. Este jogou terminou empatado e o Botafogo ganhou por 3 x 0 nas penalidades. Os gols do Botafogo foram do Joel Vereador, Paulinho e Vinícius. Na final entre Botafogo X Vasco, deu o alvinegro da estrela solitária por 4 x 2 e os gols do Tetra Campeão foram assinalados por Guilherme (a Bel ficou toda boba), Espirro(2) e Cachorrão. Vejam as imagens...

O time Tetra Campeão! Vovô, Almir, Cachorrão, Alexandre, Paulinho e Silva. Leandro, Joel, Espirro, Vinícius e Guilherme.A festa alvinegra na eliminação do Flamengo. É freguês!!!

A taça com a gloriosa camisa alvinegraPaulinho batendo a sua penalidade. Goleiro para um lado, bola para o outro. Categoria pura!
O Botafogo pressionando jogando o time do Flamengo para dentro da sua área. SÓ DEU FOGÃO!!!

MAIS IMAGENS DO TETRA

Olha a cara de choro e desolação do Jorginho que foi eliminado pela equipe Tetra Campeã do Botafogo. Adeus Jorginho!!!Eu sempre marcado de perto por dois adversáros e mesmo assim deixei a minha marca com um belo peixinho na virada contra o Flamengo.
Espirro o nome decisivo, marcou dois na decisão, nem cinco adversários conseguiam parar o nosso atacante, que estava machucado. Eles ficaram doidos!!!
Olha a cara de desolação do Fernaninho. O cara é vascaíno, já sabem em que colocação o time dele chegou no torneio. VICE DE NOVO!!!
O tricolor Tito veio buscar mais um título, mas levou a lanterna do torneio.

MAIS IMAGENS

Eu com a Taça de Tetra!!!Gilberto da Saúde, goleiro do time do Vasco. Que roupa de goleiro é esta? Ficou forte assim em poucas semanas. O que aconteceu? como conseguiu?
A equipe Tetra Campeã cantando o "parabéns para você" para o goleiro Alexandre.
Espirro exibindo a taça!
Marconi desesperado tentando mudar o destino através de um telefonema. Não adianta...foi eliminado!!!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

TEM QUE TER MUITA LUTA PARA ARRANCAR 60%

Os parlamentares em Brasília "se deram" mais de 60% de aumento em seus vencimentos, vão ganhar por mês mais de R$ 26 mil, isto sem falar nas outras verbas. Os trabalhadores para arrancar em torno de 10% precisam lutar muito e fazer muita greve.

Acho que até o Presidente da República poderia ganhar mais, tal a sua responsabilidade, os Ministros de Estado razoável, mas o parlamento com todas as suas mordomias, é um absurdo. Agora mesmo os trabalhadores da Justiça RJ estão na luta por 24% e tem muita gente dizendo que é um absurdo. Fala sério!!!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

E VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA

Hoje vamos falar de samba. Tem uma samba-enredo que na minha opinião é o melhor de todos os tempos, um samba para escutar e se emocionar, na homenagem ao saudoso Betinho. É um segundo Hino Nacional e não entendo porque até agora não foi reeditado por alguma escola. Veja a letra do Samba do GRES Império Serrano de 1996.

LETRA IMPÉRIO SERRANO DE 1996

O povo diz amém
É porque tem
Um ser de luz a iluminar
O moderno Dom Quixote
Com mente forte vem nos guiar
Um filho do verde esperança
Não foge à luta, vem lutar
Então verás um dia
O cidadão e a real cidadania

Quero ter a minha terra, ô ô ô
Meu pedacinho de chão, meu quinhão
Isso nunca foi segredo
Quem é pobre tá com fome
Quem é rico tá com medo (bis)

Vou dizer...
Quem tem muito, quer ter mais
Tanto faz se estragar
Joga no lixo, tem bugica p'ra catar
Senhor, despertai a consciência
É preciso igualdade
O ser humano tem que ter dignidade
Morte em vida, triste sina
Pra gente chega de viver a Severina


Junte um sorriso meu, um abraço teu
Vamos temperar
Uma porção de fé, sei que vai dar pé
Não vai desandar
Amasse o que é ruim, e a massa enfim
Vai se libertar
Sirva um prato cheio de amor
Pro Brasil se alimentar

Eu me embalei p'ra te embalar
No balancê, balancear
Vem na folia
Chegou a hora de mudar
O meu Império vem cobrar democracia (bis)




ALGUMAS OPINIÕES IMPORTANTES SOBRE ESTA OBRE DE ARTE

Um dos melhores sambas-enredo de todos os tempos! O samba da Império Serrano de 1996 me emociona só de pensar nele. Uma melodia emocionante aliada a uma letra linda e a uma singular interpretação de Jorginho do Império faz de "Verás que um Filho teu não Foge à Luta". NOTA DO SAMBA: 10 (Mestre Maciel).

"O grande momento imperiano nos anos 90, a homenagem a Betinho rendeu um samba emocionante, de letra tocante e melodia inspirada. O andamento cadenciado valorizou ainda mais a faixa...Poucas escolas podem se dar ao luxo de dizer que um samba deste nível não está entre os melhores de sua história". NOTA DO SAMBA: 10 (João Marcos).

"É a homenagem da escola da Serrinha a Herbert de Souza, o grande Betinho, e sua luta pela cidadania...Esse grande samba, cantado na avenida por gente do porte de Jorginho do Império e Carlinhos da Paz, embalado pelo som da bateria, que deu mais um show, mostrou que o Império ainda estava vivo e fez a escola ficar à frente de muita gente tida como favorita". NOTA DO SAMBA: 10 (Cláudio Carvalho).

"Obrigado aos compositores por esse samba sensacional. Fantástico. O Império que teve o gênio Silas de Oliveira ganhou mais uma obra para entrar na sua coleção de hinos fantásticos". NOTA DO SAMBA: 10 (Daniel Benfica).

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

DEZ ANOS SEM VILELA

No último dia 11 de dezembro fez dez anos que a categoria bancária e a classe trabalhadora perdeu um grande lutador, líder e amigo. Antonio Carlos Vilela sempre esteve na luta e na organização de todos os trabalhadores. O paulista mais carioca do Brasil, Vilela nasceu em Taubaté, mas adotou o Rio de Janeiro, era funcionário do Banespa, diretor do Sindicato por três gestões e dirigente do PT, era muito respeitado por sua capacidade de formulação e articulação política.

Vilela teve uma grande decepção com a privatização do Banespa e foi grande liderança na resistência na entrega do banco por parte dos tucanos do PSDB de São Paulo. Faz muita falta no Sindicato e no PT. Vilela é uma liderança que jamais esqueceremos e que deixou um grande exemplo como se deve fazer sindicalismo com com ética e luta.

VILELA PRESENTE!!!

domingo, 12 de dezembro de 2010

SUCESSO A FESTA DOS PERDIDOS ÀS QUINTAS

A festa foi longe, em Sambaetiba depois de Itaboraí na RJ-116, mas foi muito mais animada e divertida. Vejam algumas imagens da Festa:

A galera mergulhando com vontade na piscina para espantar o calor.

Os Perdidos comemorando o ganhador do sorteio da TV 32' LCD...Veja o ganhador na próxima foto.

Ele mesmo, é o MÁRIO o quinto ganhador da tradicional TV de final de ano. Esta é a quinta TV sorteada pelos Perdidos. Os ganhadores em outros anos foram: Leonardo, Benildo, Pierre e Zé Elízio.

A galera animada dando aquele banho de cerveja Campeão Brasileiro Sérgio Cruz (o único tricolor na festa)

Os Perdidos curtindo a piscina.

Os Perdidos dando aquele show de dança. Olha a coreografia!

Não podia faltar o tradicional futebol.

ATO EM DEFESA DA DEMOCRACIA

A CUT/RJ e a CUT Nacional promovem nesta segunda (13) na sede da ABI, a partir das 18h30, homenagem aqueles que lutaram por democracia neste país. Foi uma geração inteira que lutou com coragem e abnegação, muitas vezes com o sacrifício da própria vida.

Durante o evento, será lançado o Prêmio CUT- Democracia e Liberdade Sempre, através do qual a central, todos os anos, sempre dia 13 de dezembro, homenageará personalidades e entidades destacadas na luta contra a opressão e em defesa da democracia.

Esta agenda tem que ser de todos e todas.

sábado, 11 de dezembro de 2010

FESTA DOS PERDIDOS ÀS QUINTAS

Acontece neste domingo (12) a festa de final de ano do melhor e maior grupo de futebol do Aterro/RJ, o famoso Grupo PERDIDOS ÀS QUINTAS. O evento será num sítio em Sabaetiba.

Lá teremos o tradicional futebol das torcidas (botafoguenses, tricolores, vascaínos e flamenguistas), não tenho a menor dúvida que os botafoguenses estão totalmente preparados e vão buscar o título, além do sorteio de uma TV de 32' polegadas de LCD entre os componentes do Grupo e muita alegria e diversão.

Para quem vai de carro: Passe pela ponte Rio-Niteroí, siga em direção a Niteroí-Manilha, depois vá por Itaboraí (cheio de quebra-molas e radares), passe por Venda das Pedras, depois pegue a RJ116, depois do pedágio conte 12KM e entre a esquerda, procure na rua 14 o Sítio do Carlos.

Para quem vai no ônibus: Sai às 7 horas da manhã da Radial Oeste no Maracanã, na oficina do Marcelo Araújo, que fica logo após a estação do Metrô, bem em frente a UERJ.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

TERESA PRESENTE!

Foi realizada uma homenagem póstuma a Teresa Regina Bastos, que foi diretora do Sindicato dos Bancários entre 1988 e 1991. O auditório da entidade ficou lotado. Infelizmente por causa de outros compromissos não estive presente na solenidade, mas quero aqui no nosso Blog prestar a nossa homenagem a companheira Teresa.

Tinhamos muitas divergências na condução dos destinos da categoria bancária e da classe trabalhadora, mas era uma companheira compromissada com a luta por um mundo justo e fraterno para todos e não temos a menor dúvida que ela fará muita falta.

Estiveram presentes além dos militantes do PT, PSTU, PCB, PSOL, CUT, CONLUTAS entre outros, o Senador eleito pelo Rio de Janeiro, Lindberg Farias (PT) e o Deputado Federal Chico Alencar (PSOL).

TERESA PRESENTE!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MULHERES DA MANGUEIRA

No último sábado (4), marcamos presença na confraternização de final de ano das mulheres do Projeto "Mulheres Construindo um Novo Rio" que acontece na comunidade da Mangueira e em mais 5 comunidades do município do Rio de Janeiro (Kelson's, Jacarezinho, Cidade de Deus, Vila Paciência e Formiga).

Fui - como sempre - muito bem recebido. Feliz Natal e um grande 2011 para todas estas guerreiras da vida. Faltou muitas delas na foto, inclusive a nossa amiga Fabiana.

ADEUS LÚCIO FLÁVIO

O anúncio hoje da saída do meia Lúcio Flávio do Botafogo, indo para o Atlas do México, é uma grande alívio para grande parte da torcida, que não aturava mais a sua falta garra.

Até a metade deste Campeonato eu era daqueles que achava que parte da torcida exagerava nas vaias ao "maestro". Comecei observar mais atentamente a sua movimentação em campo e percebi em muitas oportunidades, principalmente nos momentos mais difíceis, que ele se escondia da sua responsabilidade de chamar o jogo e resolver a "parada". Contra o time "misto quente" do Internacional isto ficou evidente, ali perdi a paciência e digo: Sou grato ao Lúcio Flávio por alguns momentos de alegria, mas o seu tempo passou no Botafogo e desejo boa sorte em seu novo clube.

Eu não vaiava e nem aplaudia, fazia que nem ele em campo. NADA!

ADEUS LÚCIO FLÁVIO

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

AGÊNCIAS BANCÁRIAS NAS COMUNIDADES

O complexo de favelas do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, receberá, nas próximas semanas, uma agência do Banco do Brasil (BB) e nos próximos meses da Caixa Economica Feceral. As obras do BB já começaram e, segundo o banco, a inauguração ocorrerá antes do Natal. O banco estatal anunciou ainda a abertura de agências em mais duas comunidades cariocas. A instituição ainda pretende inaugurar uma unidade na Cidade de Deus (zona oeste) e, em janeiro, a agência da Favela da Rocinha (zona oeste).

A instituição também fornecerá treinamento e orientações de gestão financeira para empreendedores formais e informais. Em todas as comunidades carentes, o banco proporá às associações de moradores a elaboração de um plano de desenvolvimento sustentável.

A abertura de agências bancárias em comunidades sempre foi uma reivindicação do movimento nacional bancário. O acesso a bancarização ao setor menos favorecido da população é importante no processo de inclusão social.

Fonte: www.bancariosrio.org.br

domingo, 5 de dezembro de 2010

EMPATES DERRUBAM O BOTAFOGO

O Botafogo fez uma boa campanha neste brasileiro, foi o time com o menor número de derrotas (7), empatado com o campeão Fluminense. O Glorioso só não obteve uma colocação melhor ou lutou pelo título na reta final do campeonato, pela quantidade de empates - foi a equipe que mais empatou junto com Ceará e o Flamengo.

O Botafogo durante o campeonato perdeu vários jogadores importantes: Maicosuel, Fábio Ferreira e Marcelo Mattos (estes só em 2011), Herrera (só voltou nos minutos finais do último jogo depois de uma cirurgia), Jóbson (por contusão e "confusão") e Antonio Carlos e Somália (por contusão em diversos jogos), nenhum time conseguiria ficar na ponta da tabela com tantas contusões, por isto acho que o "papai" Joel fez novamente uma grande campanha.

Agora é programar 2011 e reforçar o bom elenco. Temos que ter cuidado, reforçar é diferente de reformular. Podemos dispensar alguns jogadores mas a base precisa ser mantida. Jefferson, Antonio Carlos, Fábio Ferreira, Marcelo Mattos, Maicosuel e Loco Abreu precisam ser mantidos juntos com Caio, Jóbson (na minha opinião deveria continuar) Alessandro e Somália. A partir daí realizar algumas contratações e buscar o Tri da Taça Guanabara , Bi Carioca, a Copa do Brasil, o Tri Brasileiro e a Copa Sul Americana.

Estamos crescendo e recuperando o terreno perdido, vamos em frente!!!

VIDA APÓS A MORTE

Isto que é acreditar em vida após a morte. No capitalismo vale tudo, até prometer o impossível.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

LANÇAMENTO DO RIO ECOSOL

Foi um sucesso o lançamento (quinta 02) do Projeto Rio Economia Solidária - RIO ECOSOL - na Expo Brasil que acontece no Centro de Convenções da Prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova. Vejam as fotos:

Próximo de 300 pessoas prestigiaram o evento.

Marcamos presença juntos com os administradores dos Pontos Solidários, da esquerda para a direita: Eu, Ricardo (Alemão), Ismael (Santa Marta), Lucinha (cidade de Deus) e Paulo (Manguinhos)
A "Galera" da SEDES (Secretaria Especial Desenvolvimento Economico Solidário) no estande da Secretária.

A mesa de abertura do evento de lançamento do Projeto Rio ECOSOL




quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

SAMBA ALMA DO POVO BRASILEIRO

Hoje, dia 02 de dezembro, é o Dia Nacional do Samba, embora haja dúvidas sobre a origem da data. Alguns falam que é por causa do aniversário de Pixinguinha, outros dizem que se trata do dia em que gravaram a música "Pelo Telefone", tem os que dizem que é por causa do aniversário da Tia Ciata ou da fundação da Escola de Samba Deixa Falar ou também seria por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso "Na Baixa do Sapateiro", mas nunca havia posto os pés na Bahia. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. Engraçado, não? A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional. De qualquer maneira, seriam mais de 90 anos de comemoração.

No Rio de Janeiro a divertidíssima festa fica por conta do Pagode do Trem. A idéia do samba surgiu quando moradores de Oswaldo Cruz resolveram criar um movimento para revitalizar o bairro, era o "Acorda, Oswaldo Cruz". No Dia do Samba o pessoal se reúne na Central do Brasil, lota um trem e vai tocando e cantando até Oswaldo Cruz, lá formam-se trocentas rodas de samba. Depois que começou, descobriu-se que já havia sido criado décadas antes por uma das mais importantes figuras do bairro, Paulo da Portela. Naquela época o samba era perseguido pela polícia. Os sambistas faziam suas reuniões e promoviam animadas rodas dentro dos vagões do trem. Hoje o Pagode do Trem faz parte do calendário oficial da cidade e tem estado cada ano mais cheio.

Este ano o TREM DO SAMBA cairá num sábado e serão 12 vagões. A partir das 18h começa a concentração na Central do Brasil. Já há um trem inteiro reservado para o samba. Cada vagão vai com um grupo que agita uma das rodas de samba do Rio, tem o vagão da Velha Guarda da Portela, do Bip-Bip, o da Teresa Cristina e grupo Semente, o da Tia Doca e Sonho Real, e por aí vai. O trem vai direto para Oswaldo Cruz, fazendo apenas uma parada na Mangueira para pegar a velha guarda verde e rosa. Chegando, você verá a maior concentração de rodas de samba já feita. Basta umas três pessoas se encontrarem para fazer uma. O clima é um barato.

O nosso Blog quer aqui homenagear a todos aqueles que fazem do samba a verdadeira expressão da alma do povo brasileiro. Personagens como: Cartola, Martinho da Vila, Candeia, Moacyr Luz, Ney Lopes, Beth Carvalho, Ary Barroso, Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Elza Soares, Paulo da Portela, Tia Dona, Teresa Cristina, Jamelão, Donga, Nelson Sargento, Zé Keti, Clementina de Jesus, Monarco, Luiz Carlos da Vila, Delegado, Roberto Ribeiro, Carlos Cachaça, Natal, João Nogueira, Clara Nunes, Tia Surica, Alcione, Mauro Diniz, Jongo da Serrinha, Ari do Cavaco, Nelson do Cavaquinho, Ismael Silva, Xangô, Arlindo Cruz, Maquinhos de Oswaldo Cruz, Todas as Escolas de Samba e suas Velhas Guardas e os Blocos de Rua. Tenho a certeza que esqueci aqui centenas de artistas conhecidos e anônimos, mas a intenção é através destes homenagear a todos e a todas sambistas do meu Brasil.


PROGRAMAÇÃO DOS VAGÕES DO TREM:

1º Trem – Saída: 13h30 (Plataforma 2B)

Carro 1 – Bloco dos Cachaças
Carro 2 – Pagode do Renascença
Carro 3 – Pagode do Nelsinho e da Wilma
Carro 4 – Clube do Samba
Carro 5 – Bloco Manga Preta
Carro 6 – Embaixadores da Folia
Carro 7 – Cacique de Ramos
Carro 8 – Democráticos de Guadalupe

2º Trem – Saída: 14h (Plataforma 2A)

Carro 1 – Grupo Autonomia
Carro 2 – Bateria do Mestre Faísca
Carro 3 – Pagode do Sambola
Carro 4 – Parados na Ponte
Carro 5 – Bip Bip
Carro 6 – Pago do João

3º Trem – Saída: 14h30 (Plataforma 2A)

Carro 1 – Grupo Nossa Arte
Carro 2 – Bip Bip
Carro 3 – Locomotivas do Samba
Carro 4 – Grupo Senzala
Carro 5 – Agenda Samba Choro (ó nós aí!)
Carro 6 – Criolice
Carro 7 – Galeria Velha Guarda da Portela
Carro 8 – Grupo Regente

A SuperVia programou trens extras saindo da estação de Oswaldo Cruz, com destino à Central do Brasil, às 21h, 22h e 23h. O Trem do Samba é patrocinado pela Petrobras, SuperVia e Prefeitura do Rio de Janeiro, além do apoio da Caixa Economica Federal, TIM, Lei Rouanet, Governo Federal e tem promoção da Globo Rio e da rádio MPB-FM.

A Festa vai ser grande!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ECONOMIA SOLIDÁRIA NO RIO DE JANEIRO

A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro em parceria com a SENAES (Secretaria Nacional de Economia Solidária), através do PRONACI (Programa Nacional de Segurança Pública com Segurança) lança nesta quinta-feira (02) o Projeto RIO ECOSOL no Centro de Convenções Sul América, a partir das 9h30, durante a IX Expo Brasil de Desenvolvimento Local.

O Rio Ecosol (Projeto de Economia Solidária) levará mais de mil atividades num período de um ano para as quatros comunidades previstas no Projeto, Santa Marta, Manguinhos (Varginha), Alemão (Nova Brasília) e Cidade de Deus. O Projeto fará uma pesquisa nos territórios das práticas economicas, promoverá oficinas de formação na Economia Solidária e comércio justo. É uma verdadeira parceria com os territórios envolvidos e com o desenvolvimento local.

O Projeto Rio EcoSol implantará na Cidade de Deus o primeiro Banco Comunitário na cidade do Rio de Janeiro, com sistema de crédito e moeda social, trazendo a experiência do Banco Palmas.

Todos estão convidados para o lançamento, que contará na mesa de lançamento com o Secretário Municipal Marcelo Costa e o professor Paul Singer, titular da SENAES.