sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PT SERÁ O MAIOR VITORIOSO DESSAS ELEIÇÕES

Ao todo eleitores de 50 cidades voltam as urnas neste segundo turno. O Partido dos Trabalhadores (PT), mesmo com todo bombardeio da mídia, é o partido com mais chances de sair vitorioso domingo das urnas. Segundo levantamento do próprio PT, o partido está bem posicionado em 15 dos 42 municípios em que havia sondagens disponíveis até a última sexta-feira.

Em seis dessas cidades, a diferença dos petistas para os adversários é superior a 12 pontos percentuais: São Paulo, Guarulhos, Santo André, Mauá, João Pessoa e Niterói. Nas demais (Cuiabá, Montes Claros, Fortaleza, Ponta Grossa, Salvador, Vitória da Conquista, Rio Branco, Campinas e Cascavel) a situação é de empate técnico.

Em segundo lugar entre os bem posicionados (na frente ou em empate técnico) vem o PSDB, com nove cidades: Rio Branco, Manaus, Belém, Teresina, Taubaté, Pelotas, Campina Grande, Blumenau e Sorocaba.

Em seguida vem o PMDB em sete: Vitória da Conquista, Juiz de Fora, Petrópolis, Uberaba, Florianópolis, Guarujá e Sorocaba.  Na disputa direta contra o PSDB, seu principal adversário, o PT está à frente em três cidades (São Paulo, João Pessoa e Guarulhos), atrás em duas (Pelotas e Taubaté) e empatado em uma (Rio Branco).

De acordo com os dados, e considerando os que já foram eleitos no primeiro turno, o PT pode chegar a 28 prefeitos no universo das 119 cidades com mais de 150 mil eleitores; o PSDB pode chegar a 26; e o PMDB a 20.

PRIMEIRO TURNO

No primeiro turno das eleições municipais, o PT foi o partido com maior número de votos em números absolutos. Foram 17,3 milhões (4,2% a mais do que em 2008). O PMDB foi o segundo, com 16,7 milhões de votos, mas caiu 10% em relação à eleição anterior.

Já o PSDB caiu em relação a 2008. Teve 13,9 milhões de votos no primeiro turno em 2012, contra 14,6 milhões em 2008, queda de 4,8%.

Esses números confirmam que o eleitor não se deixar mais levar pelo o que aparece na mídia. A sua realidade, com mais emprego, renda, crédito, transferência de renda inédita no pais, aumento real de salário e diversos programas sociais,melhorou e é diferente do que aparece na telinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!