sexta-feira, 30 de outubro de 2015

DATAFOLHA MOSTRA: DILMA FICA E CUNHA SAI

O instituto de pesquisa DataFolha fez um levantamento entre os deputados federais e quase metade deles (45%) entende que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB/RJ) deveria renunciar ao cargo. O Presidente da Câmara é investigado pela operação lava Jato, com acusações de manter contas secretas na suíça e mantidas com dinheiro desviado da Petrobrás.

Cunha ainda deixa no ar a possibilidade de conduzir o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Mas a opinião dos parlamentares, segunda o DataFolha, é muito indefinida neste momento. Nem a oposição nem o governo teriam garantidos os votos necessários para decidir a abertura de um processo de afastamento da Dilma se a questão fosse levada ao plenário da Câmara.

Entre os deputados que aceitaram participar da consulta, 39% disseram que votarão a favor da abertura do processo se a questão for levada ao plenário da Câmara. Outros 32% afirmaram que votarão contra. E 29% dos consultados não se posicionaram nessa questão. Preferiram não responder ou disseram que não tinham posição formada sobre o tema.

No plenário, para que o processo de impeachment seja então aberto, são necessários os votos de 342 dos 513 deputados (só o presidente não vota). Aberto o processo, o presidente da República é afastado do cargo. O processo em si e a votação final a respeito do afastamento definitivo cabem aos senadores.

No Senado, onde foram ouvidos 51 senadores, o balanço também é mais favorável à petista. O maior grupo (43%) disse que vota contra o afastamento definitivo, caso a Câmara abra um processo de impeachment. Os que prometeram votar a favor somam 37%. E 20% dos senadores não se posicionaram.

A pesquisa foi realizada realizada entre 19 e 28 de outubro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!