sábado, 30 de junho de 2018

MULHERES: CAIU MAIS UMA BARREIRA

No último domingo (24/06), entrou em vigor o decreto que autoriza mulheres a dirigirem na Arábia Saudita, o único país do mundo que ainda tinha essa restrição absurda às mulheres.
A conquista vale para carros, motos e até veículos pesados. Isto tem um grande significado para as mulheres sauditas e também a todas as mulheres que lutam por um mundo com igualdade de oportunidades e o fim do machismo.
"Estou sem palavras. Estou muito feliz que isso esteja realmente acontecendo", disse Hessah al Ajaji à agência Associated Press, enquanto dirigia pela movimentada rua Tahlia, em Riad. Segundo ela, que já tinha uma carteira de habilitação dos Estados Unidos, os homens nas ruas estão sendo "realmente solidários, aplaudindo e sorrindo".
A abertura também é reflexo de uma mobilização de quase três décadas em defesa dos direitos das mulheres na Arábia Saudita. As primeiras campanhas pelo direito a dirigir ocorreram nos anos 1990, mas mulheres que desafiavam a proibição eram presas, demitidas de seus trabalhos, estigmatizadas e impedidas de viajar ao exterior.
Na visão dos ultraconservadores que dominam o reino, permitir que as mulheres dirijam poderia levá-las a "pecar" ou expô-las a assédio - antes de a proibição cair, o país aprovou uma lei que pune assédio sexual com até cinco anos de cadeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!