sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

VIDEIRAS


Aprendi nome das uvas, cada lenda, cada história, guardei na minha memória. Que é pra conversar bonito, pra passar por erudito, por um bom entendedor, Eu sou um bom bebedor, gosto de uma boa bebida, de um bom vinho, harmonizando seu cheiro e seu sabor. Nada de grandes conhecimentos, mas o necessário para ter prazer ao beber um vinho. Vou falar um pouco de algumas uvas, sem aprofundar muito o assunto.

🍇CABERNET SAUVIGNON

Presente em toda taverna, Cabernet vem de caverna, Sauvignon de selvagem. Vai do calor à friagem, se adaptando a cada clima, um cruzamento “obra-prima”. É do século dezesseis e vou dizer pra vocês, é uva de minha estima.

🍇MERLOT

A francesa, o seu significado, diz-se ter se originado, do pássaro “merle” pequeno. Abundante em terreno, onde a uva era plantada, sua cor preto azulada, seu gosto por ela madura, era a praga da cultura, em outra época passada

🍇PINOT NOIR

veio lá da Borgonha, esta uva depende do terroir de onde é extraída. Sua coloração é a uva camaleão, muda de cor e aroma. Uva de fino sabor.

🍇TANNAT

Pensa nela, lembra logo do Uruguai, mesmo sendo uma uva francesa. Vai bem com churrasco, com um assado de vitela, pois seus taninos são marcantes e tem poderes antioxidantes. Desta uva sai vinhos intensos e elegantes, com final longo e memorável.

🍇PETIT VERDOT

Uva de cacho pequeno, própria de clima ameno, demora amadurecer, entre o plantar e o colher. É uma uva resistente
Ela mostra-se resistente e vem da região de Bordeaux

🍇SANGIOVESE

A Sangiovese, é da região da Toscana, Itália, onde é amada desde a Roma antiga. É a própria história de Roma e da Italia engarrafada.

🍇CARMENÉRE

Uma das minhas preferidas. Uva desaparecida da região de Bordeaux, onde deram como extinta, mas reapareceu no Chile, onde virou a uva nacional. Seu sabor se agiganta e tem um ótimo custo benefício. Uma cepa divina. Uva preferida da minha esposa e companheira, Mara Cruz.

🍇SYRAH, SHIRAZ "DARO-É-SHAH"

Uva que faz muito bem a saúde, principalmente ao coração e a alma. Sabor intenso e profundo. No novo e no velho sempre desperta paixão. Um remédio do Rei.

🍇MALBEC

Uma uva francesa, que virou sucesso na Argentina. Cultivada de Mendonza à Patagônia, com sabor marcante e fino. Um Malbec é elegante, ao estilo europeu. A uva preferida do meu pai, Antônio Rodrigues.

🍇NEBBIOLO

Vem de "Nebbia", traduz-se em nevoeiro. Um vinho piemontês, que harmoniza com uma boa macarronada.


🍇TEMPRANILLO

Uva ilustre da Espanha de três mil anos de história, é a primeira que amadurece. "Temprano"significa precocidade. Dela sai um vinho, vigoroso e que traz felicidade, que em garrafa se oferece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!