quinta-feira, 25 de outubro de 2018

MARCOS COIMBRA DIZ QUE O CENÁRIO PROVÁVEL É DE EMPATE NAS PRÓXIMAS PESQUISAS

Marcos Coimbra: Tudo indefinido
O diretor do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, confirma o que todos já percebem nas ruas em todo o país. O cenário de crescimento do Fernando Haddad e queda do Jair Bolsonaro. Coimbra afirma que as pesquisas de sábado devem apresentar um cenário totalmente indefinido e que pode até apresentar um empate cravado.

Afirma ainda, que uma declaração do Ciro Gomes nesta reta final, poderá ser o fator decisivo para a virada do Haddad. "Pode ser valioso para definir as eleições em favor do candidato do PT". A rusga entre o irmão do Ciro, Cid Gomes, prejudicou em muito a campanha do Haddad, no Ceará, este movimento do Ciro Gomes poderá criar uma onda positiva, a partir do estado nordestino. Coimbra afirma também que uma declaração do Fernando Henrique Cardoso pode ajudar, já que parcela do eleitor conservador está incomodado com o Bolsonaro.

Bolsonaro está caindo e Haddad subindo lentamente; por isso, segundo Coimbra, um impulso que parta de Ciro e FHC pode ser decisivo. 

CENÁRIO DOS ELEITORES QUE VOTAM BRANCO E NULO, COM OS INDECISOS

As eleições de 2016 tem diferenças marcantes em relação a 2014. Naquela, a três dias da eleição as pesquisas indicavam entre 7% e 9% de votos indefinidos (indecisos, nulos e brancos); na pesquisa da Vox Populi de agora, o índice é de 17,6%. "No primeiro turno, houve 8,5% de votos nulos e brancos; tradicionalmente, no segundo turno este índice cai um pouco, deve ficar ao redor de 6,5%. Isso quer dizer que há 10% dos eleitores que devem resolver seu voto entre hoje e domingo", disse Coimbra.

Para o diretor do Vox Populi, a marca dos últimos dias tem sido "a incapacidade de Bolsonaro de ampliar sua base; está perdendo o que ganhou no impulso da vitória no primeiro turno e parece caminhar para uma votação semelhante à que teve na primeira rodada, porque está perdendo votos".

Uma eleição que parecia definida, a favor do Bolsonaro, agora tudo pode acontecer no domingo.

Fonte: Site Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!