terça-feira, 19 de maio de 2009

A CPI DA PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRÁS

A imprensa tem divulgado com destaque a Comissão Parlamentar de Inquérito ( CPI) que pretende investigar a Petrobras. Por trás desse ímpeto investigativo para denunciar supostas irregularidades na mais importante empresa estatal do Brasil está a sanha do PSDB e do DEM (ex-PFL) de tentar manchar a imagem da empresa e ressuscitar o sonho neoliberal de privatizar a mais cobiçada estatal brasileira. A Petrobras responde por 10% do Produto Interno Brasileiro (PIB) e por mais de 60% do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Atacar a Petrobras num momento econômico crucial como este é colocar em risco o desenvolvimento econômico e os projetos sociais em curso, que foram conquistados através da vontade popular e da democracia.


É bom lembrar que o PSDB e o DEM tentaram, durante oito anos, privatizar a Petrobras, como fizeram com a Vale do Rio Doce, a telefonia e os bancos públicos estaduais. Na época os tucanos defenderam até a mudança de nome da empresa para “Petrobrax”, um estranho sotaque estrangeiro para a nossa mais importante empresa nacional.


O Sr. Fernando Henrique Cardoso e sua patota tucana demonstram que farão de tudo para tentar voltar ao Palácio do Planalto em 2010, mesmo que isso traga sérios prejuízos para o Brasil. Querem, na verdade, destruir a imagem da Petrobras e retardar os novos investimentos pensando no cenário eleitoral e não no Brasil e no povo brasileiro. Atacam a estatal num momento delicado, em que buscamos a superação da crise global. O principal objetivo dessa CPI, além do interesse eleitoreiro, é entregar às multinacionais esse extraordinário patrimônio público brasileiro e toda a riqueza de nosso país. As reservas de petróleo da camada do pré-sal que abrange o litoral do Espírito Santo a Santa Catarina despertam a cobiça estrangeira.


Nós, bancários, junto com os petroleiros e os trabalhadores de todo o país, não vamos permitir que a Petrobras seja utilizada por interesses eleitoreiros, pela cobiça estrangeira e pela ânsia neolliberal que tentam inviabilizar o crescimento econômico e a geração de emprego e renda em pleno curso no país.


O petróleo é nosso. Não à CPI da privatização da Petrobras!

Vinicius de Assumpção
Presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!