segunda-feira, 11 de maio de 2009

PODER DOS BANQUEIROS COLOCA VIDAS EM RISCO

A Contraf-CUT e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes (CNTV) encaminharam carta conjunta para a Polícia Federal cobrando a revogação da mensagem MSG nº 12/09 - GAB/CGCSP, publicada pela PF no último 15 de abril, que altera as orientações sobre a segurança nos estabelecimentos bancários. A mensagem traz retrocessos que ao encontro dos interesses dos bancos, fragilizando a segurança nas agências e aumentando o risco a que estão expostos bancários, clientes e vigilantes.

A correspondência, assinada pelos presidentes da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, e da CNTV, José Boaventura Santos, manifesta a surpresa dos dirigentes sindicais em ver expressos na nova comunicação os mesmo fundamentos de uma orientação anterior (MSG nº 92/08 - GAB/CGCSP), que duramente criticada pelo movimento sindical e revogada pela PF. Segundo os sindicalistas, o conteúdo da mensagem "se opõe à expectativa criada a partir do anúncio feito na reunião da Comissão Consultiva para Assuntos da Segurança Privada (CCASP), ocorrida em 4 de março último".

Para os trabalhadores, a mensagem viola a Lei nº 7.102/83, que regulamenta a segurança privada no Brasil. Entre os problemas da mensagem, esta a possibilidade de que os bancos, tendo apenas dois vigilantes em cada agência, deixem apenas um segurança durante o horário de almoço do outro. Dessa forma, como o expediente das agências é de seis horas nas capitais, as unidades ficarão 1/3 do período de atendimento com apenas um vigilante disponível.

Mais uma vez o poder econômico dos banqueiros fazendo a diferença no Brasil.

Fonte: bancariosrio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!