domingo, 4 de dezembro de 2011

TERMINOU O EMOCIONANTE BRASILEIRÃO

Com a rodada de número trinta e oito (38) completada, o Corinthians sagrou-se campeão brasileiro pela quinta vez, num jogo bastante disputado contra o seu maior rival, Palmeiras. O empate em 0 x 0 foi o bastante para a fiel explodir no Pacaembú. Vamos analisar todos os times nesta edição do Campeonato brasileiro.

CORINTHIANS CAMPEÃO: O Timão teve só o sétimo melhor ataque (53 gols), mas teve a melhor defesa do campeonato (36 gols) e isto explica a dificuldades dos adversários de ganhar do Corinthians, foi o time que mais ganhou com 21 vitórias, fez 71 pontos, sendo 34 no segundo turno, onde teve a segunda melhor campanha. Regularidade foi a palavra da campanha corintiana.

VASCO VICE-CAMPEÃO: O time começou o ano perdendo vários jogos no campeonato estadual, depois subiu de produção. Foi campeão da Copa do Brasil, chegou perto na Sul Americana e conseguiu uma grande campanha no brasileiro. O Vasco teve o terceiro melhor ataque (57 gols) e também a terceira melhor defesa (40 gols). Ficou em terceiro lugar no segundo turno, com a mesma pontuação do Corinthians (34 pontos).

FLUMINENSE (3 LUGAR): Uma grande reação no segundo turno fez o tricolor conseguir a vaga na Libertadores direto na fase de grupos. O Fred foi vice-artilheiro (22 gols) foi uma peça fundamental para a subida de produção da equipe. O Fluminense teve o ataque mais positivo da competição e talvez não chegou mais longe por causa da sua defesa que tomou 51 gols.

FLAMENGO (4 LUGAR): O rubronegro teve o segundo melhor ataque com 59 gols. A sua campanha no segundo turno (10 lugar) não deixou o time ter uma posição melhor e até disputar o título. Conseguiu a classificação para a pré-Libertadores.

INTERNACIONAL (5 LUGAR): quinto lugar no geral e quarto lugar no segundo turno, isto demonstra a regularidade da campanha do colorado. Conseguiu na última rodada a vaga que estava nas mãos do Coritiba. Vai para a pré-Libertadores.

SÃO PAULO (6 LUGAR): Perdeu a vaga para a Libertadores com a vitória do Internacional, mas a principal causa foi uma fraca campanha no segundo turno, ficou em décimo segundo (12) lugar, com apenas seis (6) vitórias em dezenove (19) jogos. Classificação para a Copa Sul Americana.

FIGUEIRENSE (7 LUGAR): O Figueira empatou com o Avaí em, 1 x 1, mas sua defesa tomou muitos gols (45) e seu ataque fez só um a mais (46), isto impediu de conseguir a inédita vaga para a Libertadores. Classificou-se para a Copa Sul Americana e viu o seu maior rival ir para a segunda divisão.

CORITIBA (8 LUGAR): Tem um time certinho e deixou escapar a vaga para a pré-Libertadores na última rodada, foi derrotado para o seu maior rival por 1 x 0 que foi rebaixado. Conseguiu 50% de aproveitamento, seu ataque fez 57 gols e sua defesa tomou 41 gols. Classificou-se para a Copa Sul Americana.

BOTAFOGO (9 LUGAR): O Alvinegro fez uma campanha horrível no segundo turno, ficou em 16 lugar, conseguiu ganhar apenas seis (6) jogos e teve um saldo de negativo de sete (7) gols. A equipe que chegou a ser apontada como a grande rival do Corinthians e Vasco na luta pelo título, simplesmente parou de jogar. Classificou-se para a Copa Sul Americana.

SANTOS (10 LUGAR): O Santos só pensa na disputa do Mundial, agora no final do ano. Sua campanha foi o tempo todo para "cumprir tabela". Ficou no meio da tabela, seu ataque fez 55 gols e sua defesa 55 gols. Classificado para a Libertadores, como o campeão anterior.

PALMEIRAS (11 LUGAR): Crise, foi a palavra de ordem dentro do Parque Antarctica durante esta campeonato e depois que o Kleber foi embora, a equipe subiu de produção. No segundo turno fez campanha de time rebaixado, conseguiu apenas três (3) vitórias em dezenove (19) jogos. Classificou-se para a Copa Sula Americana.

GRÊMIO (12 LUGAR): Campanha fraca para as tradições do tricolor gaúcho. Seu ataque fez apenas 49 gols e suas defesa tomou 57 gols. Perdeu a chance de tirar o seu principal rival da Libertadores 2012, mas perdeu por 1 x 0 o Gre-Nal. Classificou-se para a Copa Sul Americana.

ATLÉTICO-GO (13 LUGAR): O Dragão goiano conseguiu a classificação para a Copa Sul Americana, um grande feito para um equipe de poucos investimentos e que estava na zona do rebaixamento no primeiro turno.

BAHIA (14 LUGAR): Sofreu o campeonato quase todo, lutando para não cair. Com uma campanha muito irregular, ficou com a última vaga da Copa Sul Americana. Sua campanha no segundo turno foi bem melhor, ficou em nono lugar, isto fez o tricolor baiano fugir da degola e isto tem nome: Joel Santana.

ATLÉTICO-MG (15 LUGAR): Ficou praticamente todo o campeonato lutando para não cair e no final tinha a chance de jogar na segunda divisão o seu maior rival, que nunca tinha sido rebaixado. Resultado: Levou uma goleada de 6 x 1 e humilhou mais uma vez a sua torcida.

CRUZEIRO (16 LUGAR): A sua pior campanha em toda a história do Campeonato Brasileiro. A raposa, no segundo turno, conseguiu apenas três (3) vitórias e teve a terceira pior campanha, atrás apenas do Avaí e Ceará. Foi por pouco desta vez.

ATLÉTICO-PR (17 LUGAR): O primeiro time rebaixado para a segunda divisão em 2012. O que atrapalhou o Furacão, foi a sua campanha medíocre no primeiro turno. Na fase final a equipe até reagiu e ficou em décimo quarto (14) lugar. Ganhou do principal rival ( 1 x 0 ) na última rodada e deixou o Coritiba fora da Libertadores.

CEARÁ (18 LUGAR): Teve um bom começo de campeonato, mas no segundo turno fez a pior campanha, ficando em último lugar. Deixou de ganhar várias partidas em casa, que sempre foi o seu forte. Agora é reconstruir e tentar voltar ano que vem.

AMÉRICA-MG (19 LUGAR): Fez uma boa campanha no segundo turno, onde ficou em 13 lugar, conquistando seis (6) de um total de oito (8) vitórias, mas o início desastroso foi fundamental para o seu rebaixamento.

AVAÍ (20 LUGAR): Campanha ruim o tempo todo no campeonato. Guga, torcedor ilustre do Leão da Ilha, sofreu muito durante todo o campeonato. Quarto pior ataque (45 gols) e com a defesa mais vazada do campeonato com 75 gols, ficou com um saldo negativo de 30 gols. Não merecia outra coisa.

EM 2012... O Campeonato será muito mais disputado com a chegada da Portuguesa/SP, Náutico, Ponte Preta e Sport Recife, equipes com mais estrutura, tradição e torcida.

Um comentário:

  1. Campeonato mais disputado? te cuida, foguinho, pra não cair...

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!