quinta-feira, 25 de junho de 2015

DOENÇAS DO TRABALHO UM GRANDE PROBLEMA DOS BANCÁRIOS

Stress é um grande problemas entre os bancários
A cada ano mais bancários adoecem em função do assédio moral que os bancos impõem a categoria para bater as metas de vendas e a cada dia elas ficam mais abusivas.

"A cada ano cresce o número de bancários vítimas de transtornos mentais e psicológicos. Na categoria, os casos já superam os trabalhadores afastados por LER/Dort", alerta o diretor da Secretaria de Saúde do Sindicato do Rio Gilberto Leal.

Somente em 2013, mais de 18 mil bancários (18.671) foram afastados, de acordo com dados do INSS, em todo o país. Do total de auxílios-doença concedidos pelo INSS, 52,7% tiveram como causas principais os transtornos mentais e as doenças do sistema nervoso. Isso significa dizer que, de cada dez bancários doentes, cinco são por depressão.

Os bancários discutem, hoje - quinta (25), com a Federação dos Bancos - Fenaban, a pauta sobre o assunto. O segundo encontro acontece na sexta (26). 

A Medida Provisória (MP) nº 664, publicada em 30 de dezembro do ano passado, que muda as regras para a concessão de benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, está na pauta de luta dos bancários. Além de retirar direitos dos trabalhadores, a MP autorizava a terceirização da perícia médica.

Após pressão da classe trabalhadora, a presidenta Dilma Rousseff vetou a possibilidade de convênios entre o INSS e entidades privadas para realização de perícia médica, uma forma de terceirização do serviço público. Mesmo com este veto, os sindicalistas avaliam que a MP representa um retrocesso.

Fonte: BancáRio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!