segunda-feira, 1 de junho de 2015

MAURÍCIO ASSUMPÇÃO COMPROMETEU O FUTURO DO BOTAFOGO

K
A torcida é quem sempre paga a conta pelos desmandos
Fico me perguntando como o ex-presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, conseguiu fazer um contrato com a Construtora Odebrecht e com pouca gente sabendo. Este processo nem passou pelo Conselho Deliberativo anterior e até a atual diretoria tem dificuldades em saber como foi firmado o "tão" falado contrato. O maior absurdo é o montante do empréstimo e o quê a ex-direção do clube deu como garantias.

Ouso dizer que este empréstimo de R$ 23 milhões (mais juros) com a Odebrecht, comprometeu o futuro do Botafogo. Esta ação irresponsável do ex-presidente pode fatiar parte dos ativos do clube. Parece que o contrato deu em garantias passes de jogadores, rendas e a gestão do Estádio Nilton Santos. Alguns órgãos da imprensa vêm divulgando que a única saída para o clube será negociar o compartilhamento da gestão do seu estádio, já que a dívida é impagável por causa da sua atual situação financeira. O Presidente Carlos Eduardo Pereira tem dito que não há hipótese de negociação e que a gestão do "Niltão" é do Botafogo. Menos mal!

O problema fica ainda vai evidente quando o clube futuramente quiser negociar algum contrato com o estádio como, por exemplo, no caso do "naming rights", em que a construtora ficará com 50% de tudo que for arrecadado.

Como se não bastasse, o contrato cedeu como garantias os passes de 88 atletas profissionais e das divisões de base do clube, entre eles Jefferson, Gilberto e até o Jobson! No caso do Jefferson, nosso maior ídolo, 100% do seu passe está à disposição da construtura para amenizar a dívida. Aliás, eu já ouvi do próprio Maurício Assumpção que ele não gostava do Jefferson e questionava sempre o seu caráter. Mas Jefferson demonstrou o dele, ficando no clube mesmo depois do vexame do rebaixamento, quando muitos esconderam a cara.

No contrato assinado em 12 de fevereiro de 2014, Maurício Assumpção ainda deu 25% das nossas bilheterias como garantias. É um verdadeiro absurdo!

Com mais este grave problema, voltamos a bater na mesma tecla: precisamos de uma Reforma Estatutária que amplie a democracia do clube, fazendo o Botafogo abrir suas portas para a sua torcida. Somos o clube mais fechado entre os maiores do Brasil! Não podemos aceitar que apenas 1.200 sócios definam os destinos de milhões de alvinegros. É urgente mudarmos o estatuto e criar mecanismos de controles mais eficazes da parte administrativa, inclusive cobrando responsabilidades dos gestores em tudo o que estiver relacionado com a suas gestões. Atualmente, o estatuto do clube deixa o Botafogo, praticamente a mercê do mandatário e, por isto, Maurício Assumpção fez o que bem entendeu. Quem paga a conta agora são os alvinegros de todo o Brasil, que passaram pelo vexame do rebaixamento e ainda estão vendo o futuro da sua maior paixão ficar seriamente comprometido.

Não pode um dirigente fechar um contrato sem autorização dos órgãos competentes, ainda mais se este contrato ultrapassa os limites da sua própria gestão. Acho inclusive, que o Botafogo deveria questionar este contrato e a construtora Odebrecht cobrar ressarcimento ao ex-presidente do clube, Maurício Assumpção.

É por isto que cobro sempre da atual administração o início do processo de Reforma Estatutária, realizando um debate democrático e dando condições que todas as forças políticas do clube e a sua torcida, possam apresentar sugestões.

Faço um apelo a todos que querem evitar que este tipo de coisa volte a acontecer e que buscam um clube mais profissional e democrático, vamos nos juntar, debater e apresentar uma proposta completa de Reforma Estatutária. 

O Botafogo precisa se oxigenar e com urgência!

(*)Este blog se coloca a disposição para o ex-presidente realizar seus esclarecimentos!

Um comentário:

Obrigado pela participação!