segunda-feira, 24 de agosto de 2015

TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO CHEGA A 77,8%


O Projeto de Integração do Rio São Francisco vai garantir segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios espalhados pelos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, chegou a 77,8% das obras.  Foram 9.980 empregos gerados nos dois eixos e mais de três mil equipamentos estão em operação.
O projeto é composto por 477 quilômetros de extensão, organizados em dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros, e o Leste, com 217. A previsão do final das obras é entre dezembro de 2016 e início de 2017.
Na última sexta-feira (21), a presidenta Dilma Rousseff entregou a primeira estação de bombeamento (EBI-1) do eixo norte do projeto. Com esta inauguração a agúa passará por 45,9 km até o reservatório de Terra Nova, localizado em Cabrobó (PE).
A agua captada será bombeada para uma parte superior, que terá a altura equivalente a um edifício de 12 andares (36 metros). A estação tem capacidade de bombear água do São Francisco por por 7 km até Terra Nova. o reservatório estará cheio em 39 dias e enquanto isto, as obras da segunda estação de bombeamento estarão em fase de conclusão.

A transposição será uma espécie de redenção para o nordeste brasileiro. Segundo Agência Nacional das águas (ANA), o projeto pode captar 26,4m3/segundo, mesmo em períodos de seca. Isso representa apenas 1,4% da vazão média do rio São Francisco. Na cheia, a captação pode chegar a 127m3 por segundo sem prejudicar o rio. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!