segunda-feira, 14 de março de 2016

ESPETÁCULO TEATRAL SOBRE O DIA 8 DE MARÇO

Marco Hamellin
Ator
Começa amanhã (15/03) a peça teatral que conta a história do Dia Internacional da Mulher. Oito de Março é um espetáculo teatral que conta a história da greve que as tecelãs de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque fizeram pela redução da jornada de trabalho. Elas cruzaram os braços e paralisaram a produção pelo direito a uma jornada de 10 horas diárias (trabalhavam até 16 horas). Assim começa a primeira greve norte-americana conduzida unicamente por mulheres. Violentamente reprimidas, as operárias acuadas refugiaram-se nas dependências da fábrica. No dia 8 de março de 1857 os patrões, com ajuda da polícia, trancaram as portas da fábrica e atearam fogo. Asfixiadas dentro de um local em chamas, 129 tecelãs morreram carbonizadas. Durante a II Conferência Internacional de Mulheres realizada em 1910 na Dinamarca, o 8 de Março foi declarado como o Dia Internacional da Mulher, homenageando as tecelãs de Nova Iorque.

A encenação tem como eixo central a narrativa ao estilo brechtiano, com inserção de poemas do próprio Berthold Brecht, trechos de músicas de nossa Música Popular Brasileira além de depoimentos pessoais de diversas mulheres, colhidos na internet, bem como das atrizes.  O elenco é formado por atrizes oriundas de diversas formações, idades e biotipos. Além do elenco profissional, juntou-se ao grupo quatro “não atrizes” oriundas de movimentos sociais, tais como ocupações e coletivos transexuais.   A peça busca uma comunicação rápida com o público para discutir a questão da igualdade de gênero e a luta da mulher por seus direitos.
É a primeira vez que vários de sindicatos se unem para produção de um espetáculo profissional num casa de espetáculos importante como o novo teatro Serrador, compreendendo a importância de promover a cultura e dar visibilidade ao movimento sindical. São eles:
CUT RJ – Bancários do Rio e Niterói – Engenheiros/SENGE – Petroleiros/SindpetroRio – SindJustiça – ASSIBGE – SindsPrev/Rio
Título da peça: Oito de Março      
Gênero: Drama político    
Duração: 50 min     
Ingresso: R$ 30,00
OBS.:Franqueado a todos os trabalhadores sindicalizados das entidades participantes mais acompanhante mediante apresentação de carteirinha na bilheteria.
Em uma frase: A história do dia Internacional da Mulher. A evolução das lutas femininas através da história. 
Texto Original: Taluta
Direção: Gilson de Barros
Elenco: Hebe Cabral, Joelma de Paula, Dâmaris Grün, Rita Grego, Dani Rougemount, Rosana Reategui, Gisele Lisboa, Márcia Valéria, Eunice Simeão e Renata Sapaio.
Participação Especial: Marco Aurélio Hamellin e Gilson de Barros.
Fotos: Aline Macedo
Cenografia e figurinos: Tiago Ribeiro
Costura: Ateliê das Meninas - Maria e Zezé
Direção de movimento: Josué Soares
Direção de Produção: Tainá Azamor
Temporada 1 - Teatro Municipal Serrador
Endereço: Rua Senador Dantas, 15 – Cinelândia.  Telefone do Teatro: 21- 2220-5033
Temporada: De 15/03 a 06/04/2016 – terça e quarta – 19.30h
Temporada 2 - Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa.  Telefone do Teatro: 21- 2215-0621
Temporada: De 06/03 a 27/03/2016 – domingos 16h
Realização: Teatro das Mentirinhas
Contatos: 21.9 8854-1214 E-mail teatrodasmentirinhas@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!